SEGS Portal Nacional

Demais

Chegou a hora do Brasil mostrar seu poder de exportação!

  • Quinta, 13 Mai 2021 10:38
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bianca Bispo
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Em um cenário de recuperação econômica, o Comércio Exterior encontra no agronegócio um protagonista de valor para que a crise seja amenizada e novas oportunidades beneficiem o país

Por Cláudia Oliveira*

As consequências da Covid-19 refletiram em uma grande crise econômica ao redor do mundo. No Brasil, esse cenário não foi diferente e o ano de 2020 exigiu uma resposta imediata de setores importantes do campo econômico nacional. Mais uma vez, entre tantas adversidades, as exportações brasileiras, considerando, principalmente, o agronegócio, demonstraram números positivos, contrapondo à instabilidade econômica do país. Hoje, se olharmos para 2021, a expectativa é de que o segmento continue a conquistar novos resultados significativos.

Os desafios continuarão numerosos, afinal, o controle da pandemia está em estágios iniciais. Mesmo assim, os produtores rurais permanecem potencializando seus colhimentos. E aquele velho reconhecimento histórico sobre o agronegócio ser um motor econômico brasileiro tem se comprovado na prática. Com a demanda pelos produtos crescendo, a expectativa é de que o Comércio Exterior brasileiro assuma um protagonismo ainda maior.

Dinamismo do setor incentiva crescimento

Cada vez mais aprimoradas e atingindo níveis de eficiência operacional com alta competitividade, as linhas produtivas do agronegócio mostram-se preparadas para acompanhar um dinamismo indispensável do Comércio Exterior. Dentro do contexto de transformação digital e utilização de ferramentas que possibilitam aprimoramentos robustos nas operações internas, o futuro parece ainda mais promissor, especialmente no que tange a superação de um período atípico para a economia global.

Não é segredo que empresas agrícolas e pecuárias têm alavancado boa parte das exportações brasileiras. A safra nacional de grãos costuma bater recordes constantes com o passar dos anos, a pecuária consolida um papel de sucesso no mercado internacional, além de outras vertentes que agregam um valor importante às atividades de exportação.

Os resultados são surpreendentes e são originados por uma série de fatores, desde a modernização de métodos de produção ao fenômeno recente de expansão agrária. Fato é que 2021 será um ano marcante para a agricultura do Brasil. Se o setor surpreendeu ao se organizar e continuar impulsionando os resultados em meio à chegada da pandemia de coronavírus, agora, as organizações terão mais clareza para liderar uma parcela decisiva do Comex, conforme o enfrentamento do quadro do vírus e a própria aplicação da vacinação em massa.

Novos recordes e o futuro do Comércio Exterior

Todo esse prestígio é refletido em números animadores para 2021. Segundo uma projeção realizada pela MB Agro, as exportações do agronegócio devem atingir um novo recorde e superar a barreira dos US$ 100 bilhões pela segunda vez na história. A empresa responsável pelo levantamento destaca fatores influentes e que fundamentam tal projeção, entre eles, um salto considerável na produção e a elevação do preço de commodities.

A grande safra brasileira respondeu bem ao choque inesperado da Covid-19. A tendência é de que a demanda mundial por alimentos continue aquecida, dada à dificuldade de se erradicar o quadro de contaminação entre as nações. Certamente, o momento é propício para que o agronegócio continue a elevar o patamar produtivo e econômico do Brasil.

Para finalizar, devemos enxergar o Comércio Exterior além de uma alternativa de contenção à economia brasileira, mas uma possibilidade genuína de atingirmos um estágio elevado enquanto a principal economia da América do Sul. Como destacado no título: chegou a hora do Brasil mostrar seu poder de exportação! E nós, certamente, seremos os maiores beneficiados. Para tanto, o investimento em tecnologia deverá permanecer, bem como a transformação digital e cultural das empresas, não somente do agronegócio, mas de todos os segmentos.

*Cláudia Oliveira é COO da eCOMEX – NSI, com MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas e MIT em Gestão de Tecnologia da Informação pela FIAP.

Sobre a eCOMEX

Fundada em 1986, a NSI, agora eCOMEX, desenvolve aplicativos para otimização da gestão de processos de comércio exterior. Primeira empresa no Brasil a integrar seus aplicativos aos principais sistemas ERPs do mercado e a disponibilizar uma aplicação 100% WEB para gestão do comércio exterior. A companhia é integrante do Grupo Cassis, que conta com mais de 250 colaboradores e 3 mil clientes em todo o Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 15, 2025 Demais

Como economizar na conta de luz usando o ar-condicionado

Dez 15, 2025 Demais

Saiba com se precaver para evitar problemas durante as…

Dez 15, 2025 Demais

Indulgência consciente: a nova relação com o prazer de…

Dez 15, 2025 Demais

Como o espírito natalino pode melhorar o seu inglês?…

Dez 15, 2025 Demais

Com a chegada das viagens de fim de ano, especialista…

Dez 15, 2025 Demais

Guarda compartilhada cresce no país — mas não significa…

Dez 15, 2025 Demais

Os cartões de identificação plásticos vão desaparecer?

Dez 15, 2025 Demais

Estudo revela proporção de royalties na receita…

Dez 12, 2025 Demais

Celebrações de final de ano ampliam em 30% as vendas de…

Dez 12, 2025 Demais

Valmet conquista Medalha de Ouro da EcoVadis e pelo…

Dez 12, 2025 Demais

Uva-passa na ceia de Natal: polêmica anual que divide…

Dez 12, 2025 Demais

Make a Cake garante as sobremesas para festas do final…

Dez 12, 2025 Demais

Natal 2025 inaugura a Era do Consumo Emocional no…

Dez 12, 2025 Demais

Coleta genética e endurecimento de penas: entenda nova…

Dez 12, 2025 Demais

Verão ativo: retomada das atividades físicas aumenta e…

Dez 12, 2025 Demais

Série documental Sabores do Paraná realiza expedição…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version