SEGS Portal Nacional

Demais

Marketplace do Shopping São José é alternativa de compra segura em meio à pandemia

  • Sexta, 23 Abril 2021 10:21
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Livia ZeferinoLivia Zeferino
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Com plataforma própria, centro comercial de São José dos Pinhais se alinha ao contexto de mercado e expande possibilidade de consumo a clientes de todas as partes do país

A pandemia acelerou uma série de processos, sobretudo aqueles que permitem desenvolver de forma online atividades que, até antes dela, eram realizadas presencialmente. Se os shoppings centers já haviam iniciado a integração entre vendas físicas e pela internet, com a chegada da Covid-19 ao Brasil, essa busca se tornou urgente e necessária. O Shopping São José soube ler o contexto histórico e se tornou o primeiro da região sul do país a desenvolver um marketplace próprio. Com uma vantagem: compras realizadas na plataforma podem ser entregues em até três dias.

"A iniciativa do shopping capta também uma mudança de comportamento do consumidor, que com as possibilidades infinitas que a internet proporciona, passou a considerar a comodidade na experiência da compra como um elemento fundamental", explica Giovana Camargo Neves, coordenadora de marketing do Shopping São José. "Que também foi intensificada com a necessidade de isolamento social causada pela pandemia", complementa.

Ao todo, 24 lojas do shopping estão na plataforma de vendas, que iniciou as atividades em outubro de 2020. O que permite ao cliente já habitual do shopping realizar compras sem sair de casa, independentemente do que procura. Já o consumidor que nunca esteve no local tem à disposição na tela do computador ou no celular uma plataforma de compras com tudo o que o espaço físico oferece. Os itens adquiridos podem ser entregues em até 3 dias, dependendo do local de entrega, e há ainda a opção para retirada na própria loja ou no Drive Thru do Shopping.

A pandemia e a necessidade de isolamento fez com que os shoppings retrocedessem a números de dez anos atrás. Segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), em 2020 os centros comerciais faturaram R﹩ 128,8 bilhões, o que significa retração de 33,2% e um valor próximo ao obtido em 2009. Foram 341 milhões de visitantes no primeiro ano de pandemia, dado que se aproxima do verificado em 2010. A expectativa da associação é que o setor se recupere em até três anos se o setor crescer entre 10% e 12%.

O marketplace foi uma das principais ferramentas encontrada pelo setor para retomar o ritmo de vendas. Ainda de acordo com a Abrasce, no final de 2020, 41% dos shoppings do país contavam com um aplicativo próprio, contra 36% um ano antes; 29% têm uma plataforma própria de marketplace, enquanto em 2019, apenas 11% trabalhavam com uma. A associação informa ainda que, em janeiro deste ano, 59% dos shoppings afirmavam ter a criação de uma plataformas de vendas nos planos para os próximos dois anos.

"Acredito que esse é um caminho sem volta", complementa Giovana. "Mas ao contrário do que possa parecer, o marketplace não surge para acabar com a compra presencial, mas para enriquecer a experiência de consumo do cliente. Tão logo tenhamos vencido a pandemia, e esse dia chegará, a ferramenta segue à disposição oferecendo comodidade a quem, por qualquer motivo e em um momento específico, prefira a agilidade e o conforto de comprar sem sair de casa. Permite também a quem esteve em São José dos Pinhais de passagem e nos visitou, fazer compras em uma das lojas instaladas ou repetir a experiência mesmo à distância, de qualquer lugar do país", acrescenta.

Apoio aos lojistas e atenção ao consumidor

"A interrupção do faturamento e o que fazer com os funcionários foram as primeiras preocupações logo após o fechamento do shopping", conta Mônica Elisa Linczuk, proprietária de duas lojas franquias, das lojas Anacapri e Authentic Feet. Assim que o shopping foi fechado, ainda em 2020, ela iniciou contato com os clientes via WhatsApp para avisar que passariam a atender de forma remota, enviando imagens e catálogos de produtos e fazendo entregas com frete grátis. "Desde o fechamento do shopping tivemos apoio da administração quanto à redução de custos tanto do condomínio quanto de aluguel, e houve ainda abertura para negociações particulares de cada lojista", informa.

Simone Lichtblau Hauer, proprietária da Casa Sade, lembra que também utilizou o WhatsApp para entrar em contato com os clientes da loja e informar que poderiam seguir fazendo compras e realizar as retiradas no sistema drive-thru. E agradece a atenção que o shopping teve com os lojistas diante de um momento inédito e inesperado. "O shopping se mostrou solidário quanto aos valores de aluguel e outros custos, nos deu bastante suporte e rapidamente lançou o marketplace já visando atender a necessidade futura de mais digitalização", comemora.

Segundo maior PIB do Paraná

O Shopping São José é o principal polo de compras da cidade da Região Metropolitana de Curitiba. Sede do Aeroporto Internacional Afonso Pena, o município é o segundo maior PIB do estado e o 23º do país. Segundo números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o rendimento médio real habitual é de R﹩ 2.739. Gigantes do setor produtivo, como Volkswagem-Audi, Renaul, Nissan, Grupo Boticário, Natura e Nutrimental estão instaladas na cidade.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 15, 2025 Demais

Como economizar na conta de luz usando o ar-condicionado

Dez 15, 2025 Demais

Saiba com se precaver para evitar problemas durante as…

Dez 15, 2025 Demais

Indulgência consciente: a nova relação com o prazer de…

Dez 15, 2025 Demais

Como o espírito natalino pode melhorar o seu inglês?…

Dez 15, 2025 Demais

Com a chegada das viagens de fim de ano, especialista…

Dez 15, 2025 Demais

Guarda compartilhada cresce no país — mas não significa…

Dez 15, 2025 Demais

Os cartões de identificação plásticos vão desaparecer?

Dez 15, 2025 Demais

Estudo revela proporção de royalties na receita…

Dez 12, 2025 Demais

Celebrações de final de ano ampliam em 30% as vendas de…

Dez 12, 2025 Demais

Valmet conquista Medalha de Ouro da EcoVadis e pelo…

Dez 12, 2025 Demais

Uva-passa na ceia de Natal: polêmica anual que divide…

Dez 12, 2025 Demais

Make a Cake garante as sobremesas para festas do final…

Dez 12, 2025 Demais

Natal 2025 inaugura a Era do Consumo Emocional no…

Dez 12, 2025 Demais

Coleta genética e endurecimento de penas: entenda nova…

Dez 12, 2025 Demais

Verão ativo: retomada das atividades físicas aumenta e…

Dez 12, 2025 Demais

Série documental Sabores do Paraná realiza expedição…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version