SEGS Portal Nacional

Demais

Covid-19 e o planejamento a curtíssimo prazo na produção industrial

  • Quarta, 07 Abril 2021 11:08
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  João Vitor Ruvolo
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Ricardo Rossin

Um dos maiores desafios da gestão da produção industrial com o advento da pandemia de Covid-19 reside na dificuldade de planejar ações. De uma semana para outra, de cidade para cidade, empresas dos mais variados segmentos são autorizadas ou desautorizadas a funcionar de acordo com decisões administrativas focadas na saúde e/ou economia.

Nestes últimos tempos, com o aumento de casos e de mortes de Covid-19 no país, esse cenário tem sido ainda mais dinâmico. Como, então, efetuar um planejamento se as metas que instituímos para daqui a um mês caem por terra com acontecimentos abruptos - por exemplo, restrições de circulação em determinados horários, antecipação de feriados, afastamento de colaboradores e dificuldades com disponibilidade de matéria-prima?

Cidades e Estados têm transitado inúmeras vezes entre as chamadas "fases" de acordo com a evolução da doença. Além disto, categorias diferentes de atividades comerciais e industriais passam de essenciais para não essenciais ou, de uma forma ou outra, podem reabrir ou são obrigadas a fechar.

Na outra ponta da cadeia, vemos também as oscilações na disponibilidade de matéria-prima. Tivemos dificuldades com o fornecimento de embalagens metálicas e plásticas em função de falta de insumos para nossos fornecedores. O papelão também ficou escasso por um grande período e, no final de março, devido às demandas de metal no mercado, houve falta de tambores metálicos para atendimento de nossos pedidos .

Temos utilizado, na Montana Química, o conceito de planejamento a curtíssimo prazo (ou microplanejamento) como ferramenta central na gestão industrial em tempos de Covid-19. Devido a essas mudanças tão repentinas no mercado, esse processo tem nos ajudado bastante a ganhar equilíbrio na balança da qual um dos pratos é o superestoque e o outro é a falta de produtos.

Esse tipo de planejamento industrial exige, antes de tudo, um alinhamento interno muito bem consolidado com outros departamentos, em especial o comercial/vendas. Saber definir quais são as demandas urgentes e prioritárias dos clientes tem um enorme impacto positivo na produção. Também é preciso haver um bom alinhamento de ponta a ponta na cadeia, dos fornecedores aos clientes. É preciso saber não só seus anseios e dificuldades atuais, como também os futuros.

Planejamento e agilidade na tomada de decisões também são essenciais. Se o governo pensa em antecipar feriados, por exemplo, é necessário discutir rapidamente sobre todos os cenários possíveis e estar preparado para agir caso a decisão governamental se torne oficial.

A gestão de pessoal, por fim, é uma dica primordial. Ajustar os horários dos colaboradores para que não sejam obrigados a utilizar o pico do transporte público; dividir a equipe em turnos alternativos; treinar o time para que ele possa ser redistribuído rapidamente entre diversas atividades; e contar com a agilidade da equipe de RH na contratação de trabalhadores temporários para garantir maleabilidade ao gestor.

Ainda dentro de nossos recursos humanos, o investimento em prevenção e rastreabilidade da Covid-19 traz resultado duplo: segurança e produtividade. Não só seguir as regras sanitárias estritamente (uso de máscaras, lavar as mãos, demarcar ambientes para exigir distanciamento, rodízio para o almoço), como também implementar ações de prevenção (questionário diário sobre suspeita da doença e sintomas variados, medição de temperatura dos colaboradores, treinamentos/diálogos de segurança) e de combate (afastamento de funcionários com suspeita própria ou na família, além de acompanhamento de saúde), sempre contando com todo o trabalho do time de segurança do trabalho e definições do comitê de crise estabelecido desde o início da pandemia.

Caso a sua produção não esteja alcançando um desempenho tão positivo neste momento de transformações tão ágeis (muitas vezes, desenfreadas), talvez neste momento seja necessário ajustar o balanço entre o planejamento de curto, médio e longo prazo. No cenário atual, com tantas incertezas, priorizar ações de curto - melhor ainda, de curtíssimo prazo - poderá mostrar melhores caminhos na busca dos melhores resultados .

Ricardo Rossin é gerente de produção da Montana Química.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Jan 20, 2026 Demais

Do boato à evidência: o que a ciência explica sobre a…

Jan 20, 2026 Demais

Acessórios para praia e piscina: mitos, cuidados e…

Jan 20, 2026 Demais

Literatura e viagem: conheça locais do Brasil que foram…

Jan 20, 2026 Demais

Apartamentos compactos deixam de ser tendência e viram…

Jan 20, 2026 Demais

Além da pensão alimentícia: ausência de pai pode gerar…

Jan 20, 2026 Demais

Novo serviço permite personalização completa dos…

Jan 20, 2026 Demais

Além das promessas: 7 dicas para fazer as metas de 2026…

Jan 20, 2026 Demais

HBO Max transmite todos os oito jogos da quarta rodada…

Jan 19, 2026 Demais

Resgatou um animal? Veja o que fazer nos primeiros dias…

Jan 19, 2026 Demais

O segredo da água micelar - confira 5 usos pouco…

Jan 19, 2026 Demais

Senado italiano aprova lei que tira o reconhecimento da…

Jan 19, 2026 Demais

Golpes via Pix já fizeram 24 milhões de vítimas no…

Jan 19, 2026 Demais

Advogados goianos conseguem rara homologação de…

Jan 19, 2026 Demais

Quanto custa manter o ar-condicionado ligado no verão?

Jan 19, 2026 Demais

Side Part Hair: tendência lateral que está dominando…

Jan 19, 2026 Demais

Quer saber se o treino está dando resultado? Veja onde…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version