SEGS Portal Nacional

Demais

Reforma da Lei do Bem é essencial e urgente para manutenção da inovação nas empresas

  • Segunda, 22 Março 2021 10:07
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Juliana Oliveira
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Prejuízo no ano fiscal anterior não deve ser critério para enquadramento das empresas nos benefícios oferecidos pela Lei

A área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação - PD&I - é o coração das empresas que buscam não apenas a sustentabilidade de seus negócios, mas, principalmente, pioneirismo em seus respectivos setores, oferecendo produtos e serviços que agregam tanto à vida do consumidor quanto ao desenvolvimento socioeconômico do País.

Para fomentar esse progresso, existe a Lei do Bem (Lei nº 11.196/2005), que oferece uma série de benefícios com base nos investimentos em P,D&I, principalmente em deduções fiscais, incentivando uma economia sustentável e com alto índice de confiança no País. No entanto, a Lei prevê que empresas em anos de prejuízo fiscal não podem usufruir desses benefícios.

"Considerando os impactos da crise na economia nacional em virtude do coronavírus, há o risco de que parte das companhias que tiveram prejuízo fiscal não consigam se beneficiar da Lei. Isso diminuiria drasticamente o investimento em P,D&I, impactando diretamente o desenvolvimento socioeconômico do País", explica Rafael Navarro, presidente na ANPEI - Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras.

Segundo o estudo " Empresas Inovadoras e a Pandemia da COVID-19: uma reavaliação ", realizado em 2020 pela Fundação Dom Cabral, em parceria com a ANPEI, mais da metade das empresas dos setores mais fortemente abalados pelas rupturas do cenário atual, como indústria, serviços, educação e saúde, perceberam o impacto negativo da pandemia da Covid-19 em suas atividades internas de PD&I. Enquanto 64% das companhias do setor industrial acreditam em um cenário de consequências negativas, apenas 24,1% afirmam que estão planejando estratégias para conseguir transformar a crise em oportunidade no curto prazo.

Por isso, a ANPEI tem buscado, há quase um ano, junto ao poder Executivo e Legislativo, por meio do PLS 2.707, mudanças urgentes, como a possibilidade de as empresas se enquadrarem na Lei mesmo em ano de prejuízo fiscal. O objetivo é sustentar o desenvolvimento da capacidade técnico-produtiva do País e aumentar o valor agregado da produção de bens e serviços, principalmente neste momento tão crítico para a economia global.

"O impacto da Lei do Bem vai muito além dos benefícios fiscais. Geração de emprego, manutenção das posições de trabalho, sustentabilidade dos negócios e, claro, avanço tecnológico para o País como um todo são consequências extremamente positivas para a sociedade", completa Navarro.

Para ajudar empresários e sociedade a entenderem o propósito e os benefícios da Lei do Bem, a ANPEI disponibiliza dois materiais para download gratuito. O "Guia da Lei do Bem" explica o conceito de inovação tecnológica e como fazer uso da Lei. Já o relatório "As contribuições da ANPEI para a Lei do Bem" oferece um panorama atual da inovação no Brasil e no exterior e o papel da ANPEI no cenário da inovação nacional. Para fazer download dos materiais e obter mais informações sobre a atuação da ANPEI no ecossistema de P,D&I no Brasil, acesse: https://anpei.org.br/lei-do-bem/ .

Sobre a ANPEI

Há 36 anos, a Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI) é a única entidade brasileira multissetorial e independente do ecossistema de inovação que trabalha em prol do avanço da inovação no país, discutindo e elaborando políticas públicas voltadas ao tema. Com mais de 200 associados, a ANPEI também contabiliza 60% de todo o investimento em PD&I do país e metade da carteira de investimento em inovação do BNDES.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version