Livro conta experiência de apoio às comunidades distantes da Amazônia durante a pandemia
Fundação Amazônia Sustentável (FAS) lança publicação na semana de 14 de dezembro
A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) lança, na semana do dia 14 de dezembro, o livro “Em nome da vida na floresta”, um relato detalhado de todo o trabalho realizado neste ano de pandemia em favor das comunidades ribeirinhas e indígenas de regiões remotas da Amazônia. Foram vários meses de trabalho por meio da Aliança, grupo coordenado pela FAS que reuniu mais de 110 parceiros, entre empresas, entidades e governos, do Brasil e exterior, e atendeu mais de 300 mil pessoas, com ajuda tanto financeira como material de forma a prevenir e combater o novo coronavírus.
Segundo Virgilio Viana, superintendente geral da FAS, que participou ativamente de todas as articulações para viabilizar a ajuda às comunidades, o livro “conta a história de uma inédita parceria para o futuro da Amazônia”.
Estruturado em cinco capítulos, a narrativa do livro se inicia com um prefácio escrito por Virgilio Viana, em que contextualiza a criação da Aliança por meio do “SUS na Floresta”, o pontapé inicial para dar corpo à Aliança tal como conhecemos hoje.
O livro expõe o cenário desafiante da pandemia e as diferentes estratégias desenhadas para levar cuidados básicos e atendimento em saúde às comunidades ribeirinhas e indígenas, localizadas em 58 unidades de conservação do Amazonas, além de bairros periféricos da zona urbana de Manaus. Foram ouvidas pessoas diretamente afetadas pela pandemia e impactadas por dificuldades logísticas, comunicacionais, econômicas e sociais. A obra destaca como os principais eixos estratégicos da Aliança - redução do contágio, saúde mental, diagnóstico e atenção básica de saúde, transporte de emergência, tratamento e retomada pós-pandemia - têm sido primordiais para mitigar os impactos causados pela Covid-19.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>