SEGS Portal Nacional

Demais

Especialista em Comércio Exterior avalia nova Portaria que facilita exportações e viabiliza acesso a novos mercados

  • Quinta, 10 Dezembro 2020 11:57
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sammy Eduardo
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Docente do Centro Universitário Cesuca, Mestra Deisi Luana Diel Wieber analisou como deve ser o encerramento da balança comercial de 2020, bastante afetada pela atual crise econômica. A partir deste mês, habilitação de mercadorias para exportação pode ocorrer de forma automática pelo sistema da Receita Federal

A partir deste mês, comerciantes e exportadores que planejam vender mercadorias para o exterior podem obter uma habilitação automática e digital da Receita Federal. Desenvolvida ao longo dos últimos anos, a medida visa diminuir a burocracia e facilitar o fluxo de mercadorias e a habilitação de declarantes de mercadorias para atuarem no comércio exterior. Pessoas físicas ficam dispensadas da habilitação. A Portaria é a de número 171, de 2020.

Segundo a Profa. Mestre Deisi Luana Diel Wieber, docente do curso de Comércio Exterior do Centro Universitário Cesuca — instituição que integra a Cruzeiro do Sul Educacional —, a normativa é um grande avanço em direção a simplificação da legislação, concentrando em um único texto toda a definição da habilitação para exportadores.

“Além disso, houve também o aumento do prazo de seis para 12 meses de inatividade para cancelamento da habilitação. Essa é outra medida demandada pelo setor para elevar a exportação de produtos brasileiros”, avalia a Profa. Deisi.

Outra funcionalidade que vem sendo desenvolvida nos últimos anos e que pode até ter influenciado em resultados positivos recentes da Balança Comercial é o Portal Único de Comércio Exterior. Utilizado de forma mais intensa desde 2018 para exportações, o módulo de importação passou a funcionar através do DUIMP, de forma exclusiva para Operadores Econômicos Autorizados.

"Esse sistema tornou a operação de exportação menos burocrática e muito mais ágil, além de menos custosa. O módulo de Importação deve ser, em breve, liberado os importadores de forma geral", afirma a especialista.

Quanto à balança comercial de 2020, a previsão da docente acompanha perspectivas de mercado que estimam o fechamento anual em superávit de mais de US$ 50 bilhões para o Brasil. No entanto, tanto as exportações quanto as importações brasileiras devem encerrar o ano em queda. Só entre janeiro e novembro de 2020, as exportações de produtos brasileiros caíram 6,1%, na comparação com o mesmo período de 2019. As importações, por sua vez, tiveram queda mais acentuada, de 13,9%, na mesma base de avaliação.

“A alta do dólar favorece as exportações, pois os vendedores recebem mais por suas vendas, tornando o produto brasileiro mais atrativo. Por outro lado, ela também torna o produto importado mais caro, forçando os brasileiros a desembolsar mais moeda nacional para pagar o valor do bem importado, justificando parte da redução do volume movimentado pelos importadores brasileiros”, explica a Profa. Deisi.

A especialista lembra também que a influência da pandemia da COVID-19 foi bem significativa nos montantes movimentados ao longo de 2020. Muitas fábricas, por exemplo, tiveram operações suspensas, mesmo que temporariamente, por imposições das medidas de quarentena e isolamento social. Dessa maneira, de acordo com a especialista, o comércio permaneceu fechado por longo período e reduziu suas vendas, mantendo prestadores de serviços sem trabalhar, afetando expressivamente o consumo e a produção interna.

Previsão para 2021

Para 2021, a docente crê em melhoras significativas quadro de importações e exportações do Brasil, apesar do momento exigir cautela com previsões devido às incertezas com a pandemia.

"Com base em dados divulgados pelo IPEA, acredita-se em um crescimento nas exportações para o próximo ano, algo em torno de 10%, a depender do resultado efetivo de 2020. O mesmo ocorre na importação que em havendo uma melhora no cenário pandêmico e uma alta no consumo interno também poderá haver um aumento no volume de bens importados, próximo a 10%”, prevê a especialista.

Considerando que o ano de 2020 se encerará com quedas nas exportações e nas importações, esperar um leve crescimento no ano de 2021 não é utópico, ressalta a Profª Deisi. “Ao final de 2021, é possível que se atinja o nível de transações do final de 2019”, finaliza.

Sobre o Cesuca – Localizado em Cachoeirinha, na região metropolitana de Porto Alegre, o Centro Universitário Cesuca é uma das referências no ensino superior gaúcho pela sua excelência na qualidade acadêmica. Possui elevados índices de avaliação e está entre as melhores instituições de ensino superior do Brasil e do Rio Grande do Sul. Está na 6ª colocação entre instituições públicas e privadas do Estado, segundo o Índice Geral de Cursos (IGC) 2018, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). Oferece dezenas de cursos de Graduação, Pós-Graduação e Extensão, também com excelentes conceitos do MEC. A Instituição integra o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados, como Universidade Cruzeiro do Sul e Universidade Cidade de São Paulo – Unicid (São Paulo/SP), Universidade de Franca - Unifran (Franca/SP), Centro Universitário do Distrito Federal - UDF (Brasília/DF, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio - Ceunsp (Itu e Salto/SP), Faculdade São Sebastião – FASS (São Sebastião/SP), Centro Universitário Módulo (Caraguatatuba/SP), Centro Universitário Cesuca (Cachoeirinha/RS), Centro Universitário da Serra Gaúcha - FSG (Bento Gonçalves e Caxias do Sul/RS), Centro Universitário de João Pessoa – Unipê (João Pessoa/PB), Centro Universitário Braz Cubas (Mogi das Cruzes/SP) e Universidade Positivo (Curitiba, Londrina e Ponta Grossa /PR), além de colégios de educação básica e ensino técnico. Visite: www.cesuca.edu.br e conheça o Nosso Jeito de Ensinar.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 15, 2025 Demais

Como economizar na conta de luz usando o ar-condicionado

Dez 15, 2025 Demais

Saiba com se precaver para evitar problemas durante as…

Dez 15, 2025 Demais

Indulgência consciente: a nova relação com o prazer de…

Dez 15, 2025 Demais

Como o espírito natalino pode melhorar o seu inglês?…

Dez 15, 2025 Demais

Com a chegada das viagens de fim de ano, especialista…

Dez 15, 2025 Demais

Guarda compartilhada cresce no país — mas não significa…

Dez 15, 2025 Demais

Os cartões de identificação plásticos vão desaparecer?

Dez 15, 2025 Demais

Estudo revela proporção de royalties na receita…

Dez 12, 2025 Demais

Celebrações de final de ano ampliam em 30% as vendas de…

Dez 12, 2025 Demais

Valmet conquista Medalha de Ouro da EcoVadis e pelo…

Dez 12, 2025 Demais

Uva-passa na ceia de Natal: polêmica anual que divide…

Dez 12, 2025 Demais

Make a Cake garante as sobremesas para festas do final…

Dez 12, 2025 Demais

Natal 2025 inaugura a Era do Consumo Emocional no…

Dez 12, 2025 Demais

Coleta genética e endurecimento de penas: entenda nova…

Dez 12, 2025 Demais

Verão ativo: retomada das atividades físicas aumenta e…

Dez 12, 2025 Demais

Série documental Sabores do Paraná realiza expedição…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version