Trabalhadores negros ganham até 30% a menos do que brancos
Levantamento realizado pela Catho mostra que a disparidade salarial entre brancos e negros ainda é destoante em todos os níveis hierárquicos e de escolaridade
A mobilização crescente no Brasil e no mundo acerca de pautas relacionadas a discriminação contra negros ainda não é suficiente para diminuir a desigualdade de oportunidades e de salários entre brancos e negros. É o que aponta levantamento da Catho com mais de 10 mil profissionais respondentes por todo o país.
Segundo os dados da Catho, os trabalhadores negros em todos os níveis hierárquicos recebem menos que os brancos. Em cargos de diretoria ganham, em média, 30% a menos e a desigualdade segue em todos outros níveis de atuação, como coordenador (-22%), especialista graduado (-13%), analista (-10%), especialista técnico (-10%), assistente (-4%) e operacional (-5%). "O levantamento é mais uma constatação de que a descriminação racial está presente em todos âmbitos da sociedade, inclusive, no mercado de trabalho", destaca a gerente sênior da Catho, Bianca Machado.
Mesmo com qualificação, profissionais negros recebem menos
A pesquisa da Catho ainda mostra que a igualdade salarial entre brancos e negros ainda está longe de existir quando levamos em conta os níveis de escolaridade. Profissionais negros recebem menos mesmo com doutorado (-15%), mestrado (-23%) e MBA (-23%) e em todos os outros graus.
"Os negros não apenas são os que ganham menos em níveis hierárquicos e de escolaridade, mas também são os que mais enfrentam dificuldades para encontrar empregos, de acordo com o último levantamento do Pnad Continua, e todos esses dados têm origem no racismo", finaliza a gerente sênior da Catho, Bianca Machado.
Sobre a Catho
Com tecnologia de ponta, a Catho, empresa com mais de 700 colaboradores no Brasil, tem como missão mudar a vida das pessoas por meio do trabalho e carreira. Na empresa, diversidade e inclusão também são estimuladas e vivenciadas de verdade. Por isso, com o propósito de incluir pessoas com deficiência no mercado de trabalho, desde 2016, a Catho concede gratuidade no acesso a todas as vagas do site para profissionais com deficiência, com laudo, e reabilitados pelo INSS, abrangidos pela lei de cotas.
A Catho faz parte do grupo Seek, líder mundial em recrutamento online e considerada a companhia mais inovadora da Austrália. A Seek está presente na Bolsa de Valores da Austrália, além de atuar em países como China, Índia, México, Indonésia, Nigéria, África do Sul, Hong Kong e Singapura.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>