SEGS Portal Nacional

Demais

Combate a incêndios mobiliza oito helicópteros da Helisul e soma mais de 480 horas voadas

  • Terça, 17 Novembro 2020 11:25
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Daya Lima
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Operações dessa natureza devem demandar cada vez mais equipamentos para o combate ao fogo nos próximos anos. Muitos proprietários rurais usaram pela primeira vez helicópteros para apagar incêndios

A elevada demanda por helicópteros para combate ao incêndio surpreendeu a Helisul esse ano. Ao longo de diversas semanas, em agosto, setembro e outubro, foram pelo menos oito helicópteros dedicados, com uma média de 70 horas mensais de voo cada uma. “Não conseguimos atender toda a demanda para o combate a incêndio por falta de aeronave”, disse o Comandante Robinson Bordin, diretor de Operações da Helisul.

Bordin, que também é piloto com formação especial para atuar no combate ao fogo, explica que as operações começam logo ao nascer do sol para a busca de focos de incêndio. “Às 5h40, o fogo é baixo, tem um palmo de altura, mas quando dá 9h30 já são labaredas com um metro e meio de altura. Não dá para enfrentar facilmente”, disse. A proposta do trabalho deve ser não deixar o fogo avançar e ficar incontrolável. Grande parte das operações em que a Helisul participou aconteceram no Mato Grosso do Sul, a maioria resultado de contratações públicas de emergência e também privadas.

Há alguns anos a empresa aposta nesse nicho de mercado, o combate a incêndios, mas a demanda em 2020 surpreendeu a todos. “Vimos muitos clientes que nunca haviam usado helicópteros no combate ao fogo, só aeronaves de asa fixa, e ficaram surpresos com o resultado”, disse Bordin.

O trabalho dos pilotos e brigadistas começa com o nascer do sol e termina ao entardecer. A busca por focos se dá visualmente e também através do radar da Nasa. O processo inclui a busca de água para encher uma bolsa que pode ser de 400 a 850 litros, dependendo do modelo e capacidade de carga do helicóptero, para usar no combate ao fogo. As aeronaves usadas em operações dessa natureza precisam de certificação especial, assim como o piloto precisa passar por treinamento teórico e prático.

“Em países com problemas de queimadas, eles já usam aeronaves maiores e outros recursos para enfrentar o fogo”, disse Bordin. O executivo acredita que a demanda deve ser crescente nos próximos anos.

Saiba mais sobre a Helisul

Fundada em 1972, a empresa começou operando voos panorâmicos em Foz do Iguaçu, administrada por empreendedores da então Companhia Tropical de Hotéis, pertencente à Varig. Depois surgiu a Tropical Táxi Aéreo, mais tarde transformada em Helisul. Mas foi nos anos 1990 que a empresa expandiu os serviços e as bases por todo o Brasil, sob o comando dos comandantes Eloy e Celso Biesuz. Hoje conta com uma estrutura completa de hangares, equipe administrativa, de manutenção aeronáutica e pilotos altamente capacitados. Está presente em diversas regiões do Brasil (Curitiba, Foz do Iguaçu, São José dos Pinhais, Brasília, Florianópolis, Rio de Janeiro, São José e São Paulo), prestando serviços aéreos especializado (SAE), serviços de fixed base operator (FBO), manutenção, gerenciamento e fretamento de aeronaves, transporte aeromédico e voos panorâmicos. A frota atual da Helisul é composta por mais de 50 aeronaves, entre helicópteros e aviões. 


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version