SEGS Portal Nacional

Demais

Atendimento público aos ostomizados depende de mudanças na Portaria 400/2009

  • Segunda, 16 Novembro 2020 10:04
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maria Estrella
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

A Portaria 400/2009 estabeleceu as Diretrizes Nacionais para a Atenção à Saúde das Pessoas Ostomizadas no âmbito do Sistema Único de Saúde/SUS. Ela é resultado de um grande esforço a várias mãos, incluindo associações e sociedades médicas e de enfermagem que representam as pessoas com estomia, além da própria indústria. Em 16 de novembro, Dia Nacional dos Ostomizados, se faz necessária uma reflexão a respeito do atendimento público a esses brasileiros. Essas pessoas precisaram passar por um procedimento cirúrgico que cria um novo trajeto para eliminar a urina e as fezes, com a necessidade de utilização das bolsas coletoras.

São 120 mil brasileiros ostomizados e 75% (90 mil) recorrem ao SUS para terem acesso aos produtos. Cerca de15 mil novos casos ocorrem por ano, com um crescente diagnóstico de câncer colorretal — segundo tipo mais frequente em homens e mulheres e responsável por 70% do uso de bolsas de estomia, conforme dados da Associação Brasileira de Ostomizados (Abraso).

“Mas, para um atendimento integral, certas mudanças precisam ser implantadas. Na maior parte dos estados brasileiros, o SUS fornece apenas dez bolsas por mês. Somos um dos países que oferece o menor número de bolsas aos usuários! A Argentina, por exemplo, fornece 30”, revela Luiz Tavares, diretor geral da Coloplast.

Este é um produto que deve ser descartado a cada uso. No entanto, ao receberem um número tão reduzido, os ostomizados são obrigados a reaproveita-las, tendo que lavá-las depois do uso e colocam em risco a sua saúde. De acordo com Anexo II da portaria, o governo utiliza o termo "no máximo" para determinar a quantidade de insumos a serem oferecidos à população, que variam de quatro a 60 por mês, conforme o produto. “Com isso, sem a definição exata do total que deve ser disponibilizado, as secretarias de saúde fornecem muito menos do que o máximo e estão dentro da lei, enquanto que os ostomizados ficam desprotegidos”, aponta Tavares.

Ele reforça ainda que é urgente a inclusão de itens essenciais, como as bases adesivas convexas, por exemplo, que oferecem ainda mais segurança e conforto aos usuários. A melhora no acesso a esses produtos e a ampliação o atendimento conforme as reais necessidades do público brasileiro, de modo que seja garantida a qualidade de vida e de saúde, deve nortear o que determina a Portaria 400/2009, cuja intenção é elevar o padrão de cuidado aos ostomizados.

Hoje, os programas de estomia podem até ser considerados onerosos para a administração pública, porém, há exemplos de outros países mostrando que um padrão de cuidado mais elevado pode, na verdade, trazer economia para a saúde pública. Isso inclui evitar complicações que oneram mais o sistema para serem tratadas, como lesões de pele, além de outros impactos, como afastamento das atividades laborais e até mesmo depressão.

Todas essas mudanças não dependem apenas do engajamento político e da união entre o poder público e o privado. É essencial também o papel das associações e entidades de classe que representam a população ostomizada. “A adesão leva ao seu fortalecimento na defesa de uma vida melhor com estomia. Empoderar o usuário, quebrar preconceitos e buscar sempre o melhor padrão de cuidado é ação de todos nós”, ressalta Tavares.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version