Primeiro resultado trimestral da Sequoia como companhia listada na B3 aponta crescimento de 131% na receita bruta e 130% no EBITDA ajustado em relação ao 3º Tri 2019
• Receita bruta somou R$ 329,6 milhões no trimestre, com destaque para o faturamento do B2C, que cresceu 191% na comparação com o 3º Tri de 2019;
• Apesar de impactada pela pandemia no 2º Tri, receita bruta com B2B se recuperou e também cresceu, atingindo R$ 130 milhões, 109% mais do que no terceiro período de 2019;
• Vendas para o mesmo cliente ("same clients sales") cresceu 53% em relação ao mesmo período de 2019, atingindo R$ 174 milhões;
• Quantidade de pedidos, apoiada também pela aquisição de duas empresas, chegou a 11,8 mil, subindo 84% sobre o 3º Tri do ano passado.
• Lucro Líquido Ajustado totalizou R$ 13,9 milhões, 192% superior na comparação com o 3º Tri de 2019.
A Sequoia Logística e Transportes S.A ("Sequoia" ou "Companhia"; B3: SEQL3), uma das maiores empresas operadoras logísticas de e-commerce e tecnologia do país, divulgou hoje os seus primeiros resultados trimestrais após realizar em 7 de outubro sua Oferta Inicial de Ações ("IPO"), com listagem no segmento do Novo Mercado da B3.
"Os resultados da Sequoia no 3T20 superaram nossas estimativas e suplantaram o crescimento que temos mantido nos últimos três anos. Estes resultados demonstraram, além da resiliência da empresa no contexto atual da pandemia, a capacidade da Companhia em alavancar e aproveitar as oportunidades, mantendo alto nível de serviço e rentabilidade", afirma Armando Marchesan Neto, fundador e CEO da Sequoia.
A receita bruta total registrada no 3º trimestre de 2020 atingiu R$ 329,6 milhões, com crescimento de 131,0% em relação ao obtido no mesmo período do ano anterior. Já a receita líquida subiu para R$ 277,5 milhões, incremento de 124% na comparação com o terceiro período de 2019. O EBITDA Ajustado foi a R$ 30,1milhões, tendo crescido 130% versus o obtido no 3º Tri do ano passado.
O Lucro Líquido Ajustado atingiu R$ 13,9 milhões, (+ 192% ante o 3º Tri de 2019), esse crescimento é reflexo do aumento da receita no período, além da otimização de custos oriundos por densidade de rotas e dos investimentos em automação nos períodos anteriores que já trouxeram resultados positivos para a Companhia.
B2B e B2C - No crescimento nas receitas da Sequoia, destaque para o faturamento bruto obtido com os negócios B2C, que cresceu 191%, arrecadando R﹩ 163,5 milhões. Mas também as vendas no segmento B2B cresceram (109%, somando R$ 130 milhões), em uma trajetória de recuperação em relação ao segundo trimestre de 2020, quando este segmento foi afetado pelos efeitos da pandemia - fechamento de shopping centers e demais lojas físicas.
Contribuíram também para o incremento significativo da receita bruta as vendas agregadas pelas empresas recentemente adquiridas pela Sequoia, a Nowlog, em outubro de 2019, e a Transportadora Americana (TA), em fevereiro de 2020.
"Estamos no início do ciclo de captura de sinergias operacionais e comerciais geradas pelas aquisições, mas já podemos ver a aderência ao plano de ganhos previstos. Estas aquisições nos ajudaram a superar o impacto gerado pelo fechamento de shoppings e comércio de rua. Do 2º para o 3º trimestre, não só nos recuperamos deste impacto como já estamos em um patamar superior, em termos de volume de entregas e faturamento, ao registrado no período pré-Covid -- o que demonstra nossa capacidade de diversificação de serviços e ganho de novos clientes", comenta o CEO Marchesan Neto.
"Estas aquisições reforçam a estratégia de negócio da empresa e, somadas a outras conquistas, como importantes contratos conquistados no segmento de e-commerce ao longo dos últimos 3 anos, nos ajudaram a atingir posição de destaque como um dos maiores operadores logísticos privados de entregas aos consumidores finais", afirma o CEO da Sequoia. "São serviços e soluções integradas que incluem também armazenagem de alta qualidade e transportes especializados (como abastecimento de estabelecimentos comerciais), além de serviços de campo de instalação, desinstalação e troca de equipamentos eletrônicos", completa.
Recorde de pedidos - "Foi neste trimestre que atingimos o recorde de 120 mil pacotes separados em um dia no nosso Mega Centro de Distribuição do Embu, na Grande São Paulo. Esta eficiência é reflexo dos investimentos realizados pela Companhia, principalmente em automação nos processos de separação", comenta o fundador e CEO da Sequoia.
"Estamos dando continuidade aos investimentos em automação de separação e roteirização de pedidos em nossos Centros de Distribuição e HUBs. Ampliamos assim a nossa capacidade instalada, reduzindo os tempos de processamento e separação dos pedidos e, ao mesmo tempo, obtendo ganhos expressivos na produtividade destas linhas. Também ampliamos a contratação de maior capacidade de infraestrutura de tecnologia. Seguiremos focados e trabalhando em ampliar a presença nacional e em continuamente oferecer soluções inovadoras, com nível de serviço superior ao mercado. Nosso objetivo é nos consolidarmos como a melhor solução de logística e transporte para mercado multicanal (on-line e off-line) no Brasil", conclui Armando Marchesan Neto.
Aquisição da Direcional e trajetória - Em 22 de agosto passado, a Sequoia adquiriu a Direcional Transportes e Logística S.A. A Direcional é especializada em transporte de cargas "pesadas" fracionadas e e-commerce, operando nos modelos cross doking, door to door, milk run e logística reversa para B2C e B2B. A aquisição da Direcional Transportes foi concluída em 2 de outubro de 2020, após a satisfação de determinadas condições típicas desse modelo e a aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica - CADE.
Profile - A Sequoia foi criada em 2010 por Armando Marchesan Neto, atual CEO da empresa, e Décio Honorato Alves, atendendo exclusivamente o mercado do comércio eletrônico. Em 2014, o grupo entrou, de forma orgânica, sem fazer nenhuma aquisição, em dois novos setores estratégicos. O primeiro foi o de material educacional e sistemas de ensino, que é um segmento relevante pela sazonalidade. O segundo é o de logística para empresas de vendas diretas de cosméticos. Em 2016, houve a aquisição da Yep Log, especializada em logística e TI. Já em 2018, a Sequoia conclui a compra da TexLog, do setor de entregas expressas e focada na região Sudeste. No ano seguinte reforçou suas operações no Nordeste com a aquisição da Nowlog. Neste ano de 2020, a empresa concluiu a compra da Transportadora Americana - TA, empresa renomada no setor de entrega expressa B2B, com forte atuação nas regiões Sul e Sudeste.
Veja na tabela abaixo os principais números da Sequoia no terceiro trimestre de 2020.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>