SEGS Portal Nacional

Demais

BRK Ambiental doa R$ 2,5 milhões ao Instituto Ayrton Senna em apoio a projeto de capacitação na retomada das aulas presenciais

  • Terça, 10 Novembro 2020 11:45
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carolina Decresci
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Iniciativa estimula desenvolvimento das competências socioemocionais dos professores na acolhida de estudantes

Com o objetivo de auxiliar escolas de todo o país a planejarem o processo de retomada das aulas presenciais, a BRK Ambiental, empresa privada de saneamento básico, anuncia parceria com o Instituto Ayrton Senna no projeto "Volta ao Novo - Programa de Desenvolvimento de Competências Socioemocionais". Para contribuir com o avanço da iniciativa em todo o país, a concessionária é responsável pela doação de R$ 2,5 milhões.

A ação conta ainda com a participação do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e tem como objetivo promover treinamentos e dividir informações relacionadas às competências socioemocionais fundamentais para o desenvolvimento de todos, como resiliência emocional, amabilidade, abertura ao novo, engajamento com os outros e autogestão. A proposta é que os ensinamentos sejam compartilhados com as unidades de ensino para auxiliar no processo de acolhimento da comunidade escolar após os possíveis efeitos do isolamento social para o bem-estar de estudantes e educadores.

"Estamos vivendo um período como se o mundo estivesse sob nova direção, trazendo diversas mudanças; devemos nos preparar para elas, e para isso preparar os profissionais de educação para estimular suas competências socioemocionais são imprescindíveis", diz Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna.

Comprometida em transformar a realidade das pessoas a partir dos serviços de água e esgoto, a BRK Ambiental se uniu ao programa por reconhecer a importância da educação no desenvolvimento de uma sociedade. Para Teresa Vernaglia, CEO da BRK Ambiental, saneamento e educação são dois temas urgentes e que necessitam da atenção da sociedade.

"Essa parceria tem como objetivo mostrar para todos que esses dois setores necessitam de apoio e que, com investimentos adequados, são capazes de impactar positivamente o desenvolvimento socioeconômico do país. Sem a devida preparação dos profissionais de ensino e sem o acesso ao saneamento básico, as crianças e jovens do Brasil não conseguirão se desenvolver para um mercado de trabalho, que é cada vez mais exigente", reforça.

A BRK Ambiental é responsável pela pesquisa "O saneamento e a vida das crianças e dos adolescentes brasileiros", produzido pela Ex Ante Consultoria Econômica. O estudo indica que a falta de tratamento de esgoto e de água encanada interfere no desenvolvimento de estudantes e traz limitações cognitivas que comprometem o futuro de crianças e jovens no Brasil.

Toda a análise apresentada pela BRK Ambiental foi produzida a partir de levantamentos feitos pelos Ministério da Saúde, Ministério da Educação e IBGE e traça um perfil da parcela da população com idades entre 0 e 19 anos. O trabalho aponta que crianças e adolescentes submetidos a ambientes com falta de água encanada e esgoto tratado têm notas menores que os demais alunos em provas de Português e Matemática: 23,9% inferiores do que a nota média esperada no 5º ano; 15,2% inferiores no 9º ano e 14% inferiores no Ensino Médio. Eles apresentam dificuldades que vão da interpretação de textos e tirinhas de quadrinhos a calcular trocos e resolver problemas com as quatro operações fundamentais.

O estudo reforça ainda que esses jovens sem acesso ao saneamento tem nota média no Enem 23% inferior, o que torna mais difícil o ingresso em universidades públicas e prejudica também a entrada no mercado de trabalho, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnadc) de 2017, entre os jovens de 19 anos, o atraso escolar dos jovens sem acesso ao saneamento era de 5,9 anos, enquanto o atraso escolar daqueles com acesso ao saneamento era de 4,1 anos, uma diferença de 1,8 ano.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version