SEGS Portal Nacional

Demais

Parque Tecnológico São José dos Campos divulga projetos para proteger a Bacia do Rio Paraíba do Sul

  • Terça, 03 Novembro 2020 12:40
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Alex Souza
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Em parceria com o CEIVAP, há iniciativas para estimular pesquisas e projetos de inovação para melhorar saneamento e recuperar mananciais

O Parque Tecnológico São José dos Campos apresenta em novo Whitepaper alguns projetos desenvolvidos pelo Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Águas e Saneamento Ambiental (CDTASA), criado em parceria com o Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP), por meio de sua secretaria executiva, a Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP).

Os trabalhos envolvem projeto e protótipo de uma estação modular de tratamento de esgotos para municípios de até 2.000 habitantes ou pequenas comunidades; sistema de gerenciamento e controle de perdas em sistemas de distribuição de água e produção de água de reuso em estações de tratamento de esgotos. Para a próxima fase, foi incluída no escopo infraestrutura verde para a produção de água, voltada à conservação e recuperação de mananciais hídricos.

“De forma articulada e integrada, o CDTASA alcançou resultados promissores não somente para o Rio Paraíba do Sul e suas regiões afluentes mas para todos os interessados em participar do compartilhamento das práticas e dos conhecimentos aqui promovidos”, afirma André Marques, diretor-presidente da AGEVAP.

O Centro foi criado para estimular pesquisas, prospectar projetos de inovação e melhorar as condições de saneamento e tratamento de água em municípios da Bacia do Rio Paraíba do Sul. São José dos Campos, sede do PqTec e do CDTASA, é a maior cidade da bacia.

Dessa forma, o CDTASA atua no desenvolvimento de projetos voltados para a melhoria das condições de saneamento nas comunidades pertencentes à Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, contribuindo para o desenvolvimento da ciência e a potencialização social e econômica local e regional.

“No Brasil, a cada 100 litros de água captada, tratada e pronta para ser distribuída, 38 são perdidos no caminho. Isto representa uma perda financeira anual acima de R$ 12 bilhões. Decidimos participar deste projeto para fazer parte de uma integração entre os sistemas de uma empresa de saneamento, unindo geoprocessamento, sistema comercial, sensores inteligentes, tudo isso integrado junto a um sistema de Inteligência Artificial que pode prever possíveis aumentos de perdas de água”, conta José Pinheiro, presidente da NEXUS GeoEngenharia.

A Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul está situada em uma das regiões mais desenvolvidas e urbanizadas do Brasil. Abrange 184 municípios dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro e atende cerca de 5,5 milhões de pessoas que dependem diretamente de suas águas.

Dados da Agevap apontam que 70% dos municípios da bacia não têm estação de tratamento de esgoto. Além disso, há desmatamento e problemas estruturantes, como a baixa capacidade gerencial dos municípios, especialmente dos de pequeno porte, para solucionar questões relacionadas a saneamento ambiental e preservação de recursos hídricos.

“O CDTASA apresentou até o momento intensa articulação entre universidades e empresas, promovendo projetos inovadores e de impacto no meio ambiente, proporcionando condições melhores e mais eficientes para o saneamento ambiental e também para a sociedade”, diz Luiz Fernando Carvalho, coordenador do Escritório de Projetos do Parque Tecnológico São José dos Campos.

O Whitepaper pode ser baixado neste link.

Sobre o Parque Tecnológico São José dos Campos

O Parque Tecnológico São José dos Campos foi criado em 2006 e é um dos maiores complexos de inovação e empreendedorismo do Brasil. Tem a missão de promover ciência, tecnologia, inovação e o empreendedorismo, visando ao desenvolvimento competitivo e sustentável das empresas e instituições vinculadas. Ocupa uma área de 188 mil m², onde estão instaladas 145 empresas, quatro institutos de ciência e tecnologia e cinco institutos de ensino e pesquisa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version