SEGS Portal Nacional

Demais

Prêmio da ABF/Apex-Brasil reconhece franquias destaque na internacionalização em 2020

  • Sexta, 30 Outubro 2020 10:50
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rafael Machado
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Redes Coife Odonto!, Hot’n Tender, Maple Bear e Chilli Beans são as vencedoras da 1ª edição da premiação

A ABF – Associação Brasileira de Franchising e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) anunciam os vencedores da 1ª edição do Prêmio Destaque Internacionalização. A iniciativa visa consagrar redes de franquia que iniciaram ou alcançaram um consistente processo de internacionalização de suas marcas. A seleção se deu a partir de um grupo de 14 finalistas selecionados pelo Comitê Gestor do Programa Franchising Brasil. As vencedoras, na categoria Geral, são Coife Odonto!, Hot’n Tender e Maple Bear e, na categoria Estratégia e Consolidação, a Chilli Beans.

Para André Friedheim, presidente da ABF, “a expansão internacional é uma estratégia fundamental para as redes brasileiras, ainda mais importante nesse período de crise causada pela pandemia do novo coronavírus e é muito salutar que ano após ano temos constatado um número crescente de marcas operando no exterior. O Certificado de Franquia Internacional e o Prêmio Destaque Internacionalização são um reconhecimento ao trabalho das redes que já atuam em outros países e um estímulo para que outras expandam internacionalmente”.

Em 2019 havia, de acordo com dados da ABF, 163 marcas brasileiras no exterior, um crescimento de 12% em relação ao ano anterior, operando em 107 países. De acordo com Jae Ho Lee, diretor internacional da ABF, “expandir mercados internacionalmente é um desafio que tem sido superado por dezenas de marcas brasileiras e os esforços da ABF e da Apex-Brasil através do programa Franchising Brasil são feitos no sentido de ampliarmos a presença das redes nacionais globalmente. É preciso planejamento, visão de longo prazo, capacidade de adaptação a novas culturas e políticas locais, buscar parceiros locais, enfim, uma série de ações que a ABF e a Apex têm executado junto às redes associadas para que tenham sucesso internacional”.

As seguintes marcas foram finalistas da premiação: Hot’N Tender; Coife Odonto; N1 Chicken; Calçados Bibi; Grupo SD; Diolaser; Acquazero; Depyl Action; Instituto Embelleze; Oakberry; Chilli Beans; O Boticário; Maple Bear e CleanNew.

Conheça mais sobre os cases vencedores

A Coife Odonto, franquia de clínicas odontológicas, chegou à China com muito sucesso em 2020. A história da empresa no mercado chinês começou ainda em 2016, no congresso internacional da ABF, quando o CEO Rodolfo Magalhães ouviu um discurso sobre o mercado chinês. Intrigado com os bons números, descobriu que franquias brasileiras ainda não estavam em peso no país, e começou de imediato os estudos preliminares. Em outubro do mesmo ano, o time da Coife Odonto fez sua primeira visita à China, visitando várias províncias e avaliando o território para um possível investimento. Durante a oportunidade, os empresários realizaram contatos com a associação odontológica do país, que pode guiá-los quanto aos caminhos a serem tomados. Em 2018, a Coife Odonto realizou uma nova visita ao país, participando da CIIE (Exposição de Importações Internacionais da China), uma das maiores feiras do mundo, onde teve a oportunidade também de exibir sua marca em uma emissora local. O projeto se concretizou entre o segundo semestre de 2019 e o primeiro de 2020, quando inaugurou sua primeira clínica no país, a VIP Dental, em fevereiro na cidade de Shenzhen. Veja o case completo aqui.

2020 trouxe uma série de conquistas para a Hot n’ Tender (HNT), franquia brasileira de frango crocante que possui 47 unidades no Brasil. No ano passado, a empresa fechou um investimento ao lado de um máster franqueado, e com isso inaugurou seis lojas nos Estados Unidos em um período de apenas seis meses. Por meio do Programa, a Hot n’ Tender participou de feiras de franchising na Colômbia e Argentina, além do evento norte-americano Multi-Unit Franchising Conference. A marca estudou o mercado dos Estados Unidos por meses antes de começar a movimentação. Como diferencial, a empresa de fast-food tem em seu menu itens como frango frito desossado, bowls com frango grelhado, opções saudáveis de acompanhamento e sanduíches de frango super crocantes. Mais informações.

A Maple Bear, que já conta com 4 escolas no México, se prepara para abrir pelo menos mais 4 no país e para dar o pontapé de suas operações por meio de franquias na Argentina, no Paraguai e no Peru. As conquistas são resultado de um processo consistente da expansão latino-americana da rede de escolas bilíngues, que começou em 2018. Hoje, a Maple Bear é uma referência no setor de educação bilíngue. Com origem em North Vancouver, no Canadá, a marca possui mais de 508 escolas, sendo destas 341 unidades em operação e 161 em implantação. Atualmente, a rede atende 41 mil alunos espalhados em 20 países, que aprendem por meio da metodologia canadense de ensino experiencial, bilíngue e multicultural. A expansão na América Latina surgiu após o Grupo SEB se tornar dono da master franquia brasileira Maple Bear. Ao final de 2018, o grupo passou a ter a concessão de expansão no continente, e adquiriu quatro unidades marca já existentes no México. Atualmente, o Grupo SEB é sócio da Marca Maple Bear globalmente. Veja o case aqui.

A Chilli Beans, franquia de acessórios óticos, se sagrou vencedora graças ao sucesso de sua reestruturação estratégica no mercado global. A Chilli Beans iniciou em 2006 as suas operações no exterior, com uma loja própria nos Estados Unidos e a atuação internacional foi um sucesso: hoje, a Chilli Beans tem 50 pontos de vendas franqueados espalhados pelo mundo, em países como Colômbia, México e Kuwait. A expansão internacional, porém, nunca começou de forma estrategicamente planejada. No ano de 2018, a rede decidiu repensar a sua presença global e iniciou um processo de reestruturação e reposicionamento de marca quase revolucionário. O início das mudanças começou com a contratação de uma nova gerente para o departamento internacional. Em 2018, o processo foi fazer um diagnóstico profundo da área internacional com visitas locais a cada país e uma investigação completa de todos os aspectos das unidades internacionais. Foram feitos focus groups nos países para entender a visão de clientes, potenciais clientes e não clientes. Além disso, a Chilli Beans realizou um estudo aprofundado de estoque, análises financeiras, recursos humanos, entendimento das localizações de ponto, tamanho de backoffice, entre outros aspectos considerados chave para o sucesso da marca. No ano de 2019, com toda essa informação em mãos, a marca iniciou a reestruturação. Na área de produto a Chilli Beans repensou a sua oferta e adequou mensalmente suas coleções, lançamentos e materiais de visual merchandising de acordo com a realidade de cada país. Outro ponto importante foi a criação de estoque dedicado ao internacional e a possibilidade de os franqueados trabalharem com pré-pedidos das coleções mais importantes. Mais informações aqui.

Sobre o Franchising Brasil

O Franchising Brasil é um projeto conjunto da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que visa apoiar a estratégia de internacionalização das redes brasileiras de franquias e sua promoção comercial internacional. A iniciativa foi concebida para promover este reconhecido modelo de negócios nos principais mercados internacionais.

Sobre a ABF

A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registra um faturamento anual superior a R$ 186 bilhões, mais de 160 mil unidades e cerca de 2.800 marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por aproximadamente 2,7% do PIB e emprega diretamente mais de 1,3 milhão de trabalhadores. Atualmente com mais de 1.300 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Sul, Minas Gerais, Centro-Oeste, Nordeste e Interior de São Paulo), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. O propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version