SEGS Portal Nacional

Demais

Consumo mais consciente e saudável é a tendência pós-pandemia, aponta estudo da E-Consulting

  • Terça, 27 Outubro 2020 12:47
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dani Portela
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Isolamento social ocasionado pela Covid-19 e insegurança financeira faz consumidor repensar seus hábitos de compra, que passam a ser regidos sob a ótica daquilo que é necessário a um custo justo, deixando de lado o consumo desenfreado que enriqueciam as marcas

A pandemia ocasionada pelo Coranavírus trouxe novas reflexões em diversos aspectos da vida. No início deste processo acompanhamos a corrida das pessoas por itens básicos nos supermercados como se estivéssemos entrando numa guerra. Passado o susto, o isolamento social fez com que as pessoas repensassem sobre seus costumes, criando uma consciência de compra baseada naquilo que é necessário, um hábito que se perdeu ao longo do tempo em função de um sequestro emocional promovido pelas marcas, que enriqueceram com o consumismo.

Essa tendência de compra mais consciente foi confirmada por 77% dos consumidores que participaram da pesquisa intitulada Brave New Retail 2020 (ou, em português, Admirável Varejo Novo), liderada pela E-Consulting, consultoria que mede previsões financeiras para o varejo eletrônico há 16 anos, e que ouviu 3.712 consumidores no período entre os meses de março e julho.

A mudança na forma de consumir, assim como o ‘basta’ às compras de besteiras e a busca por marcas que forneçam seus produtos e serviços dentro de uma compreensão real sobre a atual situação, ou seja, aquelas que apostam menos na empatia e mais na ajuda concreta, foram itens apontados como preferência para 75% dos entrevistados.

"Este cenário anticonsumista promoverá às empresas a rediscussão de seus modelos de negócios, que antes beneficiavam apenas às organizações. Agora elas se verão obrigadas a engajar de uma forma diferente frente à situação econômica que afetou a grande maioria da população", explica Daniel Domeneghetti, CEO da E-Consulting e coordenador do estudo.

O estudo também mostra que as marcas efêmeras terão um ciclo de vida cada vez mais curto na vida do consumidor que se sentir traído por elas. Para 64% das pessoas ouvidas, a ordem, neste caso, é destruí-la e esquecê-la, reverberando o fato publicamente, uma condição que põe à prova a responsabilidade das empresas de resgatarem a beleza do consumo saudável. Somado a isso, a pesquisa também aponta que 59% dos consumidores passaram a preferir produtos e serviços sem marca, deixando o status de lado para optar pela sua real necessidade dentro do limite que ele pode pagar.

Isso não significa que o consumidor quer deixar se ter um atendimento sob medida. Aliás, esse cenário se torna ainda mais latente quando ele entende que as marcas devem servi-lo e não vice-versa. Neste contexto, 65% dos consumidores ouvidos apontam que assistentes digitais, por exemplo, precisam ser personalizados e estarem cada vez mais próximos das suas necessidades.

Domeneghetti finaliza chamando a atenção para uma nova tendência de consumo que, diante dos desafios da pandemia, forçou a análise sobre as reais necessidades de compras. "O consumo desenfreado foi interrompido com a pandemia e as empresas que perceberam esta mudança no modelo de compras, que substitui o estravagante pelo simples, certamente se manterão inseridas como opção neste novo mercado", finaliza Domeneghetti.

Sobre a E-Consulting Corp.

A E-Consulting Corp.é uma Boutique de Projetos 100% brasileira, líder em criação, desenvolvimento e implementação de serviços profissionais em TI, Telecom e Internet para empresas líderes em seus mercados. Atuando no tripé Consultoria, Análise e Desenvolvimento Tecnológico, a E-Consulting desenvolve seus projetos e soluções a partir de metodologias proprietárias associadas às metodologias golden standard de mercado. A empresa é, atualmente, formada por cerca de noventa profissionais multidisciplinares, com vasta experiência em bancos de investimentos, agências de publicidade, empresas de consultoria e tecnologia. Seu modelo de negócios e atuação reúne somente clientes preferenciais, parcerias duradouras, metodologias comprovadas, experiências únicas, serviços exclusivos, atendimento personalizado e foco em resultados.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version