SEGS Portal Nacional

Demais

Não basta pensar nos idosos apenas durante a pandemia

  • Segunda, 05 Outubro 2020 10:35
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carolina Capozzi
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Rede de saúde faz alerta no Dia do Idoso e pede mais atenção à terceira idade

Os idosos ganharam espaço no noticiário nacional e internacional nos últimos meses. Vistos como principal grupo de risco para a Covid-19, eles despertaram a atenção de todo o país, que se mobilizou em iniciativas para ajudar aqueles que moram sozinhos, os que vivem em abrigos e os que não têm ninguém para contar. Durante semanas, os olhos do mundo estavam voltados para eles. Acontece que a pandemia passa e o olhar desvia. E isso é um erro.

De acordo com dados do IBGE, em 2060 um quarto da população do Brasil deverá ter mais de 65 anos, e já a partir de 2030 constataremos a inversão da pirâmide etária populacional com o número de idosos superando o de jovens com até 14 anos. Esse envelhecimento demanda ações na área da saúde. “Uma população com expectativa de vida cada vez mais alta nos leva automaticamente a um novo perfil epidemiológico de doenças crônicas prevalentes e, consequentemente, a uma perda de autonomia e dependência maior do outro”, afirma Carlos Costa, CEO da Rede Paulo de Tarso de Cuidados Continuados Integrados.

Há anos atuando no setor da saúde, o executivo alerta que ainda faltam no país mais opções para os idosos. “Hoje ainda são poucos os serviços voltados para eles. E se formos pensar que nos últimos 16 anos obtivemos um aumento de 76% da população idosa no país e em pouco tempo eles serão uma parcela relevante da população, medidas deveriam ser tomadas desde já”. Por isso, a expectativa é que a Rede do qual faz parte possa inspirar outras instituições a oferecerem serviços às pessoas da terceira idade com o objetivo de identificar não somente problemas biológicos (doenças), mas os psicológicos e sociais, inclusive.

Para isso, a família também deve ser o foco da atenção, para garantir prevenção e promoção de cuidados voltados à saúde como um todo. “Uma rede de cuidados continuados integrados, como a que formamos recentemente, aparece como um elo que faltava ao sistema de saúde e representa uma evolução às políticas assistenciais para entregar maior autonomia e qualidade de vida às pessoas, sem que elas precisem depender de parentes ou unidades hospitalares tradicionais de alta complexidade não concebidas para esta finalidade de cuidados”, explica Carlos.

O geriatra Vinícius Lisboa, Diretor Clínico da Rede Paulo de Tarso, alerta que os idosos tendem a ficar muito sozinhos, o que leva a um problema recorrente que é o da automedicação. “No caso da pandemia, vimos muito isso. A orientação era não sair de casa, então eles não procuravam ajuda e resolviam qualquer problema com o remédio que tinham à mão. Mas, pela idade, o idoso já tem uma lentidão maior da resposta imunológica. Além disso, é normal que ele já tenha algumas comorbidades crônicas, como diabetes, hipertensão, doença cardíaca, entre outras já que 70% dos idosos possuem uma ou mais doenças crônicas associadas. Por isso é muito importante contarem com um acompanhamento médico, ou seja, um cuidado frequente e não pontual”.

Na formação atual, que ainda receberá reforço, a Rede Paulo de Tarso conta com um Hospital de Transição, uma Clínica Integrada e o serviço de Atenção Domiciliar. O primeiro é indicado a pessoas que estiveram (ou estão) internadas por um tempo e ainda precisam de cuidados médicos e equipe multiprofissional essenciais, mas sem demandar intervenções de alta complexidade ou terapia intensiva (fornecidas pelos hospitais gerais). Trata-se da melhor opção para pacientes com enfermidades crônicas ou degenerativas, pessoas que requerem tratamento especial e cuidados prolongados que visem a reabilitação, readaptação e reinserção social, garantindo maior autonomia, independência e qualidade de vida.

Na Clínica Integrada, é realizado atendimento ambulatorial nas especialidades de geriatria, clínica médica, nutrologia, fisiatria, neurologia e serviço de aplicação de Toxina Botulínica para ganhos funcionais e reabilitação motora. Ela ainda contará, em breve, com serviços nas áreas de Psiquiatria, Endocrinologia, Ortopedia, Urologia, Cardiologia, Odontologia, Estomaterapia e Endoscopia.

Já na Atenção Domiciliar, é oferecido um serviço que vai além de um cuidado ao paciente em sua casa. Ele está conectado às linhas de cuidado do Hospital de Transição Paulo de Tarso e busca garantir um retorno seguro para o domicílio com manutenção e continuidade dos cuidados integrados. Todo o plano e meta terapêutica são pensados com o objetivo de reduzir readmissões hospitalares garantindo segurança para pacientes e famílias. Um cuidado feito de forma continuada e frequente. Afinal, a pandemia passa, mas os idosos continuam precisando de atenção.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 15, 2025 Demais

Como economizar na conta de luz usando o ar-condicionado

Dez 15, 2025 Demais

Saiba com se precaver para evitar problemas durante as…

Dez 15, 2025 Demais

Indulgência consciente: a nova relação com o prazer de…

Dez 15, 2025 Demais

Como o espírito natalino pode melhorar o seu inglês?…

Dez 15, 2025 Demais

Com a chegada das viagens de fim de ano, especialista…

Dez 15, 2025 Demais

Guarda compartilhada cresce no país — mas não significa…

Dez 15, 2025 Demais

Os cartões de identificação plásticos vão desaparecer?

Dez 15, 2025 Demais

Estudo revela proporção de royalties na receita…

Dez 12, 2025 Demais

Celebrações de final de ano ampliam em 30% as vendas de…

Dez 12, 2025 Demais

Valmet conquista Medalha de Ouro da EcoVadis e pelo…

Dez 12, 2025 Demais

Uva-passa na ceia de Natal: polêmica anual que divide…

Dez 12, 2025 Demais

Make a Cake garante as sobremesas para festas do final…

Dez 12, 2025 Demais

Natal 2025 inaugura a Era do Consumo Emocional no…

Dez 12, 2025 Demais

Coleta genética e endurecimento de penas: entenda nova…

Dez 12, 2025 Demais

Verão ativo: retomada das atividades físicas aumenta e…

Dez 12, 2025 Demais

Série documental Sabores do Paraná realiza expedição…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version