SEGS Portal Nacional

Demais

Após 100 dias desde a implementação, Movimento Pra>Frente, de apoio ao empreendedor da base da pirâmide social, apresenta resultados expressivos

  • Terça, 29 Setembro 2020 11:08
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carina Morpurgo
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Iniciativa é da Fundação Dom Cabral e, atualmente, conta com 3,2 milhões capitados para futura qualificação, além de parcerias com instituições que trabalham por impacto social positivo, como o Consulado da Mulher e o She’s Tech

A pandemia global do novo Coronavírus trouxe novos desafios para os microempreendedores populares - somente no Brasil, são 10 milhões de microempreendedores, segundo dados do Portal do Empreendedor do Governo Federal. Para impulsionar o desenvolvimento econômico e o bem-estar social por meio da gestão e do empreendedorismo, a Fundação Dom Cabral, 9ª melhor escola de negócios do mundo e primeira da América Latina, segundo ranking do Financial Times, lançou o movimento Pra>Frente, que tem por objetivo capacitar 1 milhão de empreendedores populares brasileiros.

Desde o início do projeto, já foram mais de mil pessoas, entre voluntários e empreendedores, cadastradas para participar. Por meio do movimento, a FDC tem articulado junto a grandes empresas doações de recursos que serão destinados ao apoio às organizações sociais. Após 100 dias de projeto, resultados expressivos já podem ser vistos: foram 3,2 milhões que serão investidos em futuras capacitações, além de parcerias com ONGs e instituições que levarão sustentabilidade econômico-financeira ao projeto.

Além disso, o projeto também fez parceria com importantes instituições, como o Consulado da Mulher, que incentiva o empreendedorismo feminino, e o She’s Tech, movimento que visa fortalecer a presença feminina no setor da tecnologia, cujo enfoque será em seu site e banco de dados digital.

Outros avanços importantes desta fase do projeto são: doação articulada pelo Pra>Frente para Paraisópolis com o objetivo de se produzir 10 mil máscaras, itens fundamentais para evitar a contaminação e disseminação da Covid-19; início da operação "Associado Social" - Rede Cidadã, uma das primeiras organizações do país a investir no trabalho social em rede.

Também de suma relevância para o Pra>Frente, o projeto Mãos de Maria, da comunidade de Paraisópolis, em São Paulo, que tem o objetivo de capacitar 300 mulheres empreendedoras, iniciando com 55 mulheres de Paraisópolis e que farão parte de um programa de gestão e empreendedorismo do movimento.

O próximo passo do movimento é a criação de um Fundo de Apoio ao Empreendedorismo com aplicação dos recursos arrecadados na capacitação de microempreendedores, de líderes comunitários e também para incubação de negócios sociais. A auditoria do movimento é realizada pela Grant Thornton Brasil.

A Grant Thornton Brasil, uma das maiores empresas de auditoria e consultoria do mundo, com presença em mais de 140 países, prestará serviços de auditoria, pro-bono, das demonstrações financeiras do movimento. O trabalho será coordenado pelo sócio e líder do escritório de Belo Horizonte, Daniel Vieira. De acordo com o CEO da empresa no Brasil, Daniel Maranhão, "a ideia é reafirmar o compromisso da Grant Thornton de atuar de maneira consistente em ações e projetos relacionados à inclusão e diversidade, empreendedorismo e voluntariado. A empresa observa com bastante atenção todos os setores da economia e está entre seus valores auxiliar a sociedade e os negócios por meio de sua expertise. Fazer parte deste projeto da Fundação Dom Cabral atesta o nosso compromisso de trazer transparência aos processos, parceiros e a sociedade, incentivando projetos importantes", afirma o executivo.

O movimento é composto de cinco pilares principais: (1) Ferramentas; (2) Incentivo e Capacitação; (3) Desenvolvimento do ecossistema; (4) Acesso ao crédito e (5) Rede de prosperidade - voluntários, empresas, organizações sociais e poder público. Inscrições para apoio e participação como voluntário ou microempreendedor podem ser feitas pelo site http://prafrente.fdc.org.br/.

Por se tratar de um movimento, o Pra>Frente reúne parceiros - como o G10 Favelas - entre empresas, organizações sociais e poder público. A ideia é articular uma grande rede voltada à prosperidade social - daí seu potencial de alcance. O primeiro ciclo do projeto envolveu cerca de 70 empreendedores.

Segundo Ana Carolina Almeida, Gerente de Projetos da FDC e responsável pelo movimento Pra>Frente, "a iniciativa pretende fortalecer o ecossistema de empreendedorismo brasileiro, contribuindo com a redução das desigualdades sociais no Brasil." A crença de que os negócios devem ser propulsores do bem-estar social está presente nas ações da Fundação Dom Cabral desde o seu início, há mais de 40 anos.

Embora tenha sido lançado no contexto da pandemia, o Pra>Frente tem foco no futuro. Ou seja, irá fomentar conhecimentos que vão impulsionar a transformação e a escalabilidade dos negócios sociais, para que eles progridam durante, mas, sobretudo, após o fim do contexto de isolamento social. O movimento utiliza metodologia do Banco Mundial para fomento do microempreendedorismo e abrange conceitos como iniciativa, persistência e visão de futuro. Também é utilizada toda a experiência da FDC com a iniciativa Empreenda, que desde 2016 já apoia microempreendedores sociais.

Outra frente de atuação é o voluntariado. A FDC tem atraído, desenvolvido e engajado profissionais com diferentes áreas para compartilharem sua experiência com os empreendedores. Nas sessões de mentoria, é feita a troca de conhecimentos, suporte na busca de soluções e alternativas para sobrevivência e impulsionamento dos negócios, assim como é oferecido apoio psicossocial. Entre os temas abordados, estão controle de orçamento, controle de fluxo de caixa e precificação.

Sobre a Fundação Dom Cabral

A Fundação Dom Cabral é uma escola de negócios brasileira que há mais de 40 anos tem a missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade, por meio da educação, capacitação e desenvolvimento de executivos, empresários e gestores públicos.

Em 2020 a instituição ficou em 9º lugar no ranking de educação executiva do jornal britânico Financial Times. Desta forma, consolidou sua posição como a melhor escola de negócios da América Latina e a mais bem colocada do Brasil.

Somente em 2019 passaram pela FDC mais de 20 mil profissionais entre executivos, empresários e gestores públicos. No campo social, a FDC desenvolve iniciativas de desenvolvimento, capacitação e consolidação de projetos, líderes e organizações sociais, contribuindo para o fortalecimento e o alcance dos resultados pretendidos por essas entidades.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 15, 2025 Demais

Como economizar na conta de luz usando o ar-condicionado

Dez 15, 2025 Demais

Saiba com se precaver para evitar problemas durante as…

Dez 15, 2025 Demais

Indulgência consciente: a nova relação com o prazer de…

Dez 15, 2025 Demais

Como o espírito natalino pode melhorar o seu inglês?…

Dez 15, 2025 Demais

Com a chegada das viagens de fim de ano, especialista…

Dez 15, 2025 Demais

Guarda compartilhada cresce no país — mas não significa…

Dez 15, 2025 Demais

Os cartões de identificação plásticos vão desaparecer?

Dez 15, 2025 Demais

Estudo revela proporção de royalties na receita…

Dez 12, 2025 Demais

Celebrações de final de ano ampliam em 30% as vendas de…

Dez 12, 2025 Demais

Valmet conquista Medalha de Ouro da EcoVadis e pelo…

Dez 12, 2025 Demais

Uva-passa na ceia de Natal: polêmica anual que divide…

Dez 12, 2025 Demais

Make a Cake garante as sobremesas para festas do final…

Dez 12, 2025 Demais

Natal 2025 inaugura a Era do Consumo Emocional no…

Dez 12, 2025 Demais

Coleta genética e endurecimento de penas: entenda nova…

Dez 12, 2025 Demais

Verão ativo: retomada das atividades físicas aumenta e…

Dez 12, 2025 Demais

Série documental Sabores do Paraná realiza expedição…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version