SEGS Portal Nacional

Demais

Prédio residencial Mais Sustentável do País

  • Sexta, 25 Setembro 2020 18:03
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Natasha Heinz
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Perspectiva fachada - Divulgação

Projeto da Capitânia Investimentos Imobiliários, IDEA BAGÉ une sustentabilidade, tecnologia e eficiência

Prédio Residencial Mais Sustentável, Inteligente e Eficiente do País Está em Construção em Porto Alegre, Rio Grande do Sul

O conceito Idea de empreendimentos agrega inovação e diferenciais exclusivos, além de reunir todos os atributos sustentáveis em um único empreendimento...

Um empreendimento inédito no mercado imobiliário do Brasil está em fase final de construção em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O IDEA Bagé será um edifício residencial inovador, com diferenciais exclusivos voltados à sustentabilidade. Com um sistema com 130m² de paineis fotovoltaicos, terá capacidade de gerar toda a energia elétrica necessária para manter a área condominial do prédio e, ainda, até um terço da energia a ser consumida pelos 14 apartamentos que o compõem. Além disso, o empreendimento alia tecnologia e automação para o consumo consciente de água e energia, com chuveiros ecológicos, aplicação de Internet das Coisas (IoT) e fachada autolimpante e termicamente e acusticamente eficiente. Com investimento inicial de R$ 8 milhões, o empreendimento tem previsão de finalização para dezembro deste ano.

"O IDEA Bagé se soma a um padrão de empreendimentos que a Capitânia Investimentos Imobiliários trouxe ao mercado, porém agregando inovação e diferenciais exclusivos", afirma o arquiteto e sócio da Capitânia, Renato Turquenitch. Segundo ele, o prédio foi totalmente projetado para atender os conceitos ecofriendly, como por exemplo: um sistema de aquecimento de água central, que se vale de tecnologia sustentável para transformar o calor do sol em água quente e painéis fotovoltaicos para geração de energia, utilização de lâmpadas LED em toda área condominial, portaria virtual autônoma e aplicação de Internet das Coisas (IoT), que permitirá ao morador acompanhar em tempo real, via aplicativo instalado em seu smartphone, o consumo de água, gás e energia do prédio e de seu apartamento e do prédio.

Economia de água

Outro diferencial do IDEA Bagé é a utilização de misturadores e chuveiros ecológicos, que chegam a reduzir em até 60% o consumo de água. "Para ter uma ideia, os chuveiros normais costumam ter uma vazão que varia de 18 a 30 litros por minuto. O chuveiro que será instalado nos apartamentos do IDEA Bagé tem uma vazão constante de 10 litros por minuto, que atende aos requisitos de construções sustentáveis. Isso ajuda a diminuir o impacto negativo no ambiente, e ainda proporciona uma boa economia na conta de água todo mês, sem tirar a sensação de conforto do banho”, destaca Mauro Touguinha, engenheiro e sócio da Capitânia.

Mauro conta ainda que o prédio contará com aproveitamento de água da chuva e da gerada por condensação nos aparelhos de ar-condicionado. “Se 20 aparelhos de ar-condicionado ficarem ligados por dia no prédio, conseguiremos economizar uma média de 400 litros de água diariamente”, destaca o engenheiro.

Fachada autolimpante e termicamente eficiente

Um dos fatores que tornam o IDEA Bagé exclusivo é a sua fachada com acabamento autolimpante, que garante a eliminação de pó e sujeira a partir da água da chuva, mantendo o bom aspecto do prédio com praticidade e economia. O projeto também prevê que a fachada seja acústica e termicamente eficiente, o que colabora para a redução do consumo de energia para climatização no interior do prédio além da utilização de vidros duplos insulados nos dormitórios.

O IDEA BAGÉ

Localizado no coração do bairro Petrópolis em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, o IDEA Bagé representa uma visão de futuro sustentável, inteligente, econômico e confortável. O empreendimento conta com 14 apartamentos de 112 e 100m², cada um com três suítes, duas vagas de estacionamento (com depósito e espera individual para carro elétrico), sacadas e brises móveis na fachada, para melhor aproveitamento da luz e garantia de conforto térmico. O IDEA Bagé oferece bicicletário, portaria autônoma virtual, iluminação 100% em LED e sensores inteligentes que medem instantaneamente os consumos de água, energia e gás e controlam os sistemas do prédio, por meio da Internet das Coisas (IoT).

CONCEITO IDEA

Um prédio é projetado para uma vida útil de 50 anos. Estudos mostram que os custos de morar num apartamento – condomínio, portaria, segurança, lavagem e repinturas da fachada, água, luz e gás, entre outros – ao longo destes 50 anos, chegam próximos ao valor de sua aquisição. O conceito IDEA nasceu do desafio que a Capitânia se impôs de reduzir o custo de morar nestes 50 anos, oferecendo ao mercado prédios sustentáveis, econômicos e eficazes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Abr 10, 2026 Demais

Guarda compartilhada de pets reconhece vínculo afetivo…

Abr 10, 2026 Demais

Fondue: dicas de queijos brasileiros e vinhos para…

Abr 10, 2026 Demais

Expedição inédita reunirá mais de 30 barcos e vai…

Abr 10, 2026 Demais

Mais que hábito, ler é perceber

Abr 10, 2026 Demais

Visto negado: veja os erros mais comuns cometidos por…

Abr 10, 2026 Demais

Síndicos e gestores de facilities enfrentam pressão…

Abr 10, 2026 Demais

Outono 2026: o que vem por aí e como os acessórios…

Abr 10, 2026 Demais

Mulher 40+: veja 5 sinais de que sua rotina saudável já…

Abr 09, 2026 Demais

5 superalimentos que reforçam o papel da alimentação…

Abr 09, 2026 Demais

Brasil tem alta de 30% no consumo de vinhos e mercado…

Abr 09, 2026 Demais

Monitoramento de tartarugas-verdes em Tetiaroa celebra…

Abr 09, 2026 Demais

Por que os Millennials estão mudando a lógica do…

Abr 09, 2026 Demais

8 de abril não é o Dia Internacional da Astronomia:…

Abr 09, 2026 Demais

Arquitetura sensorial transforma ateliê de pães e doces…

Abr 09, 2026 Demais

Segurança alimentar: o custo invisível que reduz…

Abr 09, 2026 Demais

O call center tradicional está com os dias contados

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version