SEGS Portal Nacional

Demais

Como a tecnologia pode ajudar a trazer o público de volta aos restaurantes?

  • Terça, 22 Setembro 2020 11:49
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lais Pagoto
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Por Wanderson Leite

Não há nada como estar em um restaurante. Durante a pandemia, surgiram diversas estratégias para que esses estabelecimentos mantivessem suas atividades e a satisfação dos clientes à distância. Entregas por aplicativo, kits do tipo “monte seu prato em casa” – tudo para tentar chegar o mais próximo da sensação de estar sentado à mesa, degustando um prato recém-preparado.

Mas não há nada como ter os cinco sentidos aflorando durante a experiência em um bom restaurante. Em casa, muita gente percebeu que não basta sentir o sabor da sua comida favorita: é preciso algo mais, que só a presença física pode saciar. Especialmente aqueles restaurantes especializados em slow food, a qualidade do produto entregue em casa não consegue ser a mesma.

Agora, que a pandemia parece estar finalmente dando uma trégua, é hora dos restaurantes mudarem sua estratégia mais uma vez, tendo sempre em mente o que o cliente deseja neste momento. Serviços de alimentação estão entre as atividades mais prejudicadas pela pandemia, perdendo somente para os setores de atividades artísticas e de transportes, segundo dados oficiais. É hora de mudar esse cenário!

Mesmo de portas abertas e operando com restrições de segurança, muitas pessoas ainda não se sentem seguras para sair de casa e frequentar um restaurante novamente. Portanto, o primeiro passo é recuperar essa confiança, mostrando que o espaço é ainda mais seguro e acolhedor do que antes. Os empreendimentos devem agir como verdadeiros anfitriões.

Pense no exemplo: quando uma pessoa vai à sua casa, você quer que ela se sinta o mais confortável possível, certo? Irá tomar todo o cuidado para que ela aproveite ao máximo os momentos em que está lá. Agora, bares e restaurantes deverão agir da mesma maneira. Zelo nunca é demais, e é um direito dos clientes ter todas as informações sobre como aquele local está agindo para manter todos em segurança. Mais do que nunca, a experiência do cliente é decisiva, inclusive pela saúde dele e de seus familiares.

O caminho para esse acolhimento pode ser o mesmo encontrado para atender os clientes à distância: a tecnologia. Além de implementar todas as recomendações de segurança, como o distanciamento entre mesas, aferição da temperatura, álcool em gel disponível e redução da capacidade para 40%, que são exigências para funcionar, os restaurantes precisarão fazer mais se quiserem deixar uma experiência realmente satisfatória. E o segredo está no atendimento, a principal queixa dos consumidores mesmo antes da pandemia.

Apostar na tecnologia para garantir agilidade no atendimento é positivo tanto para os clientes quanto para o estabelecimento. Com o aplicativo YES Menu, lançado recentemente nas principais plataformas digitais, o cliente pode acessar um menu virtual e fazer o pedido diretamente do próprio celular, eliminando o contato com cardápios de mesa, que, muitas vezes, não são higienizados corretamente ou na frequência adequada – isso sem falar naqueles feitos de papel, que simplesmente ficariam inutilizáveis após a primeira limpeza. Desta forma, o restaurante oferece uma opção mais segura e que garante a autonomia do cliente ao evitar o máximo de contato com itens compartilhados.

Além disso, com a digitalização do cardápio, o cliente fica menos tempo em contato com os atendentes, preservando a saúde de ambos. Ao invés do funcionário ter que receber o consumidor, anotar o pedido e circular pelo restaurante, ele pode se dedicar a outras tarefas, como ajudar a equipe interna. Com mais rapidez na escolha e na entrega do pedido, as mesas ganham mais rotatividade, o que é essencial para aumentar os lucros quando a capacidade de lotação está reduzida.

Outra vantagem está na eliminação dos cardápios como solução ecológica, eliminando o uso de papel. Hoje, já não se fala mais em cartões de visita, pois entende-se a necessidade de preservar o meio ambiente. Nos restaurantes, não há motivo para ser diferente. Isso sem falar na facilidade de incluir uma promoção, alterar um item no cardápio ou mudar o preço de um prato no cardápio digital.

Nos últimos meses, muito se discutiu sobre o que é prioridade: economia ou segurança. Mas, questiono: por que não ambas? É possível oferecer soluções que não demandem tanto investimento e contribuam para a segurança de todos. Hoje, a saúde individual impacta na coletiva. Cuidar de um é cuidar de todos. Por isso, entender como a tecnologia e opções sustentáveis financeiramente podem contribuir para a segurança de todos é fundamental – inclusive, para recuperar o tempo e os clientes perdidos com a pandemia. Ao encontrar esse equilíbrio, todos saem ganhando.

Wanderson Leite é o idealizador do YES Menu. Formado em administração de empresas, ele também está à frente da Prospecta Obras, Big Data capaz de mapear obras em andamento e a iniciar em todo o país; da ProAtiva, app de treinamentos corporativos digitais; e da ASAS VR, startup que leva realidade virtual para as empresas.

Sobre o YES Menu

O YES Menu é um aplicativo de autoatendimento e cardápio digital. Com ele, o restaurante ganha agilidade na operação e oferece uma experiência mais segura e agradável para os clientes. Disponível para download gratuito nas lojas de aplicativo de sistemas iOS e Android.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Fev 09, 2026 Demais

Carnaval em condomínios: especialista alerta para…

Fev 09, 2026 Demais

O que é o Mercado Livre de Energia e por que ele vem…

Fev 09, 2026 Demais

Floricultura ressignifica o Valentine's Day para que a…

Fev 09, 2026 Demais

Leilões judiciais ganham força no interior paulista e…

Fev 09, 2026 Demais

Barro Preto, São Pedro e Santa Efigênia são os bairros…

Fev 09, 2026 Demais

Especialista do Senac dá dicas de sobrevivência para o…

Fev 09, 2026 Demais

Tinta base água ganha espaço na impressão de embalagens…

Fev 09, 2026 Demais

Quais as chances dos brasileiros nas Olimpíadas de…

Fev 06, 2026 Demais

Visto americano: quatro dicas essenciais para conseguir…

Fev 06, 2026 Demais

Aluguel por temporada no Carnaval exige atenção…

Fev 06, 2026 Demais

Como acertar na maquiagem de carnaval

Fev 06, 2026 Demais

Do confete ao bar de drinks: Carnaval pode virar tema…

Fev 06, 2026 Demais

Acessórios de moda para o Carnaval 2026: 5 dicas de…

Fev 06, 2026 Demais

Azimut Yachts exporta 15% da produção e transforma a…

Fev 06, 2026 Demais

Carnaval 2026 aquece locações por temporada e advogado…

Fev 06, 2026 Demais

Saúde também entra no bloco: rede de clínicas reforça…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version