SEGS Portal Nacional

Demais

Como a tecnologia pode ajudar a trazer o público de volta aos restaurantes?

  • Terça, 22 Setembro 2020 11:49
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lais Pagoto
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Por Wanderson Leite

Não há nada como estar em um restaurante. Durante a pandemia, surgiram diversas estratégias para que esses estabelecimentos mantivessem suas atividades e a satisfação dos clientes à distância. Entregas por aplicativo, kits do tipo “monte seu prato em casa” – tudo para tentar chegar o mais próximo da sensação de estar sentado à mesa, degustando um prato recém-preparado.

Mas não há nada como ter os cinco sentidos aflorando durante a experiência em um bom restaurante. Em casa, muita gente percebeu que não basta sentir o sabor da sua comida favorita: é preciso algo mais, que só a presença física pode saciar. Especialmente aqueles restaurantes especializados em slow food, a qualidade do produto entregue em casa não consegue ser a mesma.

Agora, que a pandemia parece estar finalmente dando uma trégua, é hora dos restaurantes mudarem sua estratégia mais uma vez, tendo sempre em mente o que o cliente deseja neste momento. Serviços de alimentação estão entre as atividades mais prejudicadas pela pandemia, perdendo somente para os setores de atividades artísticas e de transportes, segundo dados oficiais. É hora de mudar esse cenário!

Mesmo de portas abertas e operando com restrições de segurança, muitas pessoas ainda não se sentem seguras para sair de casa e frequentar um restaurante novamente. Portanto, o primeiro passo é recuperar essa confiança, mostrando que o espaço é ainda mais seguro e acolhedor do que antes. Os empreendimentos devem agir como verdadeiros anfitriões.

Pense no exemplo: quando uma pessoa vai à sua casa, você quer que ela se sinta o mais confortável possível, certo? Irá tomar todo o cuidado para que ela aproveite ao máximo os momentos em que está lá. Agora, bares e restaurantes deverão agir da mesma maneira. Zelo nunca é demais, e é um direito dos clientes ter todas as informações sobre como aquele local está agindo para manter todos em segurança. Mais do que nunca, a experiência do cliente é decisiva, inclusive pela saúde dele e de seus familiares.

O caminho para esse acolhimento pode ser o mesmo encontrado para atender os clientes à distância: a tecnologia. Além de implementar todas as recomendações de segurança, como o distanciamento entre mesas, aferição da temperatura, álcool em gel disponível e redução da capacidade para 40%, que são exigências para funcionar, os restaurantes precisarão fazer mais se quiserem deixar uma experiência realmente satisfatória. E o segredo está no atendimento, a principal queixa dos consumidores mesmo antes da pandemia.

Apostar na tecnologia para garantir agilidade no atendimento é positivo tanto para os clientes quanto para o estabelecimento. Com o aplicativo YES Menu, lançado recentemente nas principais plataformas digitais, o cliente pode acessar um menu virtual e fazer o pedido diretamente do próprio celular, eliminando o contato com cardápios de mesa, que, muitas vezes, não são higienizados corretamente ou na frequência adequada – isso sem falar naqueles feitos de papel, que simplesmente ficariam inutilizáveis após a primeira limpeza. Desta forma, o restaurante oferece uma opção mais segura e que garante a autonomia do cliente ao evitar o máximo de contato com itens compartilhados.

Além disso, com a digitalização do cardápio, o cliente fica menos tempo em contato com os atendentes, preservando a saúde de ambos. Ao invés do funcionário ter que receber o consumidor, anotar o pedido e circular pelo restaurante, ele pode se dedicar a outras tarefas, como ajudar a equipe interna. Com mais rapidez na escolha e na entrega do pedido, as mesas ganham mais rotatividade, o que é essencial para aumentar os lucros quando a capacidade de lotação está reduzida.

Outra vantagem está na eliminação dos cardápios como solução ecológica, eliminando o uso de papel. Hoje, já não se fala mais em cartões de visita, pois entende-se a necessidade de preservar o meio ambiente. Nos restaurantes, não há motivo para ser diferente. Isso sem falar na facilidade de incluir uma promoção, alterar um item no cardápio ou mudar o preço de um prato no cardápio digital.

Nos últimos meses, muito se discutiu sobre o que é prioridade: economia ou segurança. Mas, questiono: por que não ambas? É possível oferecer soluções que não demandem tanto investimento e contribuam para a segurança de todos. Hoje, a saúde individual impacta na coletiva. Cuidar de um é cuidar de todos. Por isso, entender como a tecnologia e opções sustentáveis financeiramente podem contribuir para a segurança de todos é fundamental – inclusive, para recuperar o tempo e os clientes perdidos com a pandemia. Ao encontrar esse equilíbrio, todos saem ganhando.

Wanderson Leite é o idealizador do YES Menu. Formado em administração de empresas, ele também está à frente da Prospecta Obras, Big Data capaz de mapear obras em andamento e a iniciar em todo o país; da ProAtiva, app de treinamentos corporativos digitais; e da ASAS VR, startup que leva realidade virtual para as empresas.

Sobre o YES Menu

O YES Menu é um aplicativo de autoatendimento e cardápio digital. Com ele, o restaurante ganha agilidade na operação e oferece uma experiência mais segura e agradável para os clientes. Disponível para download gratuito nas lojas de aplicativo de sistemas iOS e Android.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 08, 2025 Demais

Os muitos benefícios do consumo da maçã

Dez 08, 2025 Demais

Como o ar-condicionado Samsung se diferencia de outros…

Dez 08, 2025 Demais

Fogos de artifício e festejos de finais de ano podem…

Dez 08, 2025 Demais

Cor do Ano da Pantone convida à serenidade numa dança…

Dez 08, 2025 Demais

Crossfit para idosos? Especialista esclarece benefícios…

Dez 08, 2025 Demais

Black Friday 2025 movimenta setor de entregas com…

Dez 08, 2025 Demais

Treinos curtos podem superar horas de academia: 20…

Dez 08, 2025 Demais

Atmosphere Home SPA surge conectado com o crescimento…

Dez 05, 2025 Demais

Samsung lança secadora com maior capacidade do mercado…

Dez 05, 2025 Demais

Reforma transforma apartamento alugado em lar moderno

Dez 05, 2025 Demais

Tramontina está entre as marcas mais prestigiadas do…

Dez 05, 2025 Demais

Corte Constitucional da Itália marca audiência para…

Dez 05, 2025 Demais

Condomínios clube transformam o conceito de morar bem

Dez 05, 2025 Demais

Natal sem drama: como lidar com encontros quando a…

Dez 05, 2025 Demais

5 lições para florescer novos propósitos de vida em 2026

Dez 05, 2025 Demais

Fraude do falso advogado: confira 6 dicas para se…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version