SEGS Portal Nacional

Demais

Como desenvolver a flexibilidade cognitiva no trabalho?

  • Quarta, 16 Setembro 2020 11:26
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Adriane Galdino
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Andrea Iorio, ex-diretor do Tinder no Brasil, palestrante e escritor, trouxe o aplicativo ao Brasil e é fonte para falar sobre temas como liderança e transformação digital

Profissionais brilhantes são aqueles que apresentam a predisposição de manter na mente múltiplas ideias e pontos de vista diametralmente distintos, sem entrar em pânico ao ter que decidir entre uma alternativa e outra. São capazes de produzir uma solução original que sintetiza e combina o melhor dessas várias linhas de pensamento. As tomadas de decisões não precisam ser do tipo "isto ou aquilo".

Essas pessoas geralmente têm a habilidade de combiná-los de uma maneira inédita. Essa capacidade de criar ou usar diferentes conjuntos de regras para combinar ou agrupar as coisas de diferentes maneiras está diretamente associada à flexibilidade cognitiva.

Andrea Iorio, ex-diretor do Tinder e responsável por trazer o aplicativo ao Brasil, explica em cinco passos quais as principais características do profissional com flexibilidade cognitiva:

1. Ir além do conhecimento: Quando você consegue transitar de um conhecimento para outro - como, por exemplo, da área criativa do seu cérebro para a área mais racional - você terá mais chances de entender a complexidade das coisas e propor soluções mais assertivas. Ou seja, não vicie seu cérebro em conhecimento apenas, mas treine ele a se adaptar a diferentes situações. Afinal, do que adianta ter conhecimento, se não temos a habilidade de adaptá-lo e fazer uso dele em diferentes situações?

2. Ser superior à tecnologia: A flexibilidade cognitiva se torna a verdadeira vantagem competitiva do ser humano nesse cenário de transformação digital. Especialistas apontam que será mais difícil as máquinas substituírem tarefas não rotineiras que exijam o uso simultâneo de um amplo leque de habilidades e o enfrentamento de situações imprevistas. Para Ray Kurzweil, futurista e diretor de engenharia do Google, chegaremos à Singularity em 2045, ou seja, o momento em que, devido aos avanços da tecnologia, teremos máquinas mais inteligentes que pessoas. E é para este momento que precisamos nos preparar.

3. Aceitar erros: Saber falhar é uma oportunidade de melhorar e segue o lema "Try fast, fail faster": teste rápido e falhe mais rápido ainda. Errando o quanto antes, você e o seu time irão aprender mais cedo também. No entanto, é necessário entender que todo erro deve ser uma oportunidade de melhoria, e não uma sessão de apontamentos de dedo.

4. Ter metas claras: Na perspectiva da liderança compartilhada proposta pela cultura ágil, ter metas é essencial para a existência da agilidade. É por meio delas que muito aprendizado acontece, desde que sejam claras e objetivas. A empresa se organiza por elas - é assim que se espera que o time vá aprender a se auto-organizar, se planejar e, principalmente, aprender a errar.

5. Ter liberdade para expressar ideias: Times com flexibilidade cognitiva expressam opiniões e desacordos com maior franqueza. A discussão das ideias, mesmo que contrárias, são sempre bem-vindas - o conflito aqui não é visto como carga negativa. A empresa não se preocupa com quem é o "mais inteligente" ou a "aprovação da ideia", mas sim com decisões sensatas. Liderança que forma times com flexibilidade cognitiva, por sua vez, não castiga quem discorda de suas opiniões, e sim entende o que levou a essa discordância. Estimula que o indivíduo tenha espaço para expressar suas críticas, suas ideias.

Sobre Andrea Iorio: O escritor e palestrante é graduado em Economia pela Universidade Bocconi, em Milão (Itália) com Mestrado em Relações Internacionais pela Universidade Johns Hopkins, em Washington (EUA). Seu nome é hoje uma das maiores referências nacionais em transformação digital, liderança e potencialização de novos negócios no Brasil, fincando sua expertise entre os principais palestrantes da atualidade. Sua trajetória profissional inclui grandes posições e experiências, Iorio já atuou como diretor do Tinder na América Latina por 5 anos, e como Chief Digital Officer na L’Oréal no Brasil. Autor de "6 competências para surfar na Transformação Digital" e "O Futuro não é mais como antigamente".


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 08, 2025 Demais

Os muitos benefícios do consumo da maçã

Dez 08, 2025 Demais

Como o ar-condicionado Samsung se diferencia de outros…

Dez 08, 2025 Demais

Fogos de artifício e festejos de finais de ano podem…

Dez 08, 2025 Demais

Cor do Ano da Pantone convida à serenidade numa dança…

Dez 08, 2025 Demais

Crossfit para idosos? Especialista esclarece benefícios…

Dez 08, 2025 Demais

Black Friday 2025 movimenta setor de entregas com…

Dez 08, 2025 Demais

Treinos curtos podem superar horas de academia: 20…

Dez 08, 2025 Demais

Atmosphere Home SPA surge conectado com o crescimento…

Dez 05, 2025 Demais

Samsung lança secadora com maior capacidade do mercado…

Dez 05, 2025 Demais

Reforma transforma apartamento alugado em lar moderno

Dez 05, 2025 Demais

Tramontina está entre as marcas mais prestigiadas do…

Dez 05, 2025 Demais

Corte Constitucional da Itália marca audiência para…

Dez 05, 2025 Demais

Condomínios clube transformam o conceito de morar bem

Dez 05, 2025 Demais

Natal sem drama: como lidar com encontros quando a…

Dez 05, 2025 Demais

5 lições para florescer novos propósitos de vida em 2026

Dez 05, 2025 Demais

Fraude do falso advogado: confira 6 dicas para se…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version