SEGS Portal Nacional

Demais

No mundo, cerca de 800 mil mortes por suicídio são registradas por ano

  • Sexta, 11 Setembro 2020 18:42
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ari Lemos
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Campanha Setembro Amarelo visa conscientizar população e reduzir o número de óbitos. Pandemia contribui para quadros de ansiedade e depressão

A cada 40 segundos, uma pessoa comete suicídio no mundo. Por ano, são quase 800 mil mortes, sendo a segunda principal causa de óbitos entre jovens de 15 a 29 anos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, entre os anos de 2011 a 2017, foram registrados 80.352 suicídios com pessoas acima dos 10 anos. Com o início do mês nacional de prevenção ao suicídio – Setembro Amarelo – e o isolamento social ultrapassando os cinco meses, a campanha visa conscientizar a sociedade sobre o tema em um momento de maior atenção à saúde mental.

“A campanha é extremamente importante, pois aborda um assunto que ainda é um tabu na sociedade”, afirma Ana Paula Mazorca, psicóloga da Lar e Saúde, uma das maiores prestadoras de serviço de home care do Brasil. “Não se fala sobre sofrimento emocional, suicídio ou depressão. Isso é muito preocupante, porque a conscientização acontece apenas conversando sobre o assunto”.

Desta forma, de acordo com a especialista, a não repressão é o principal caminho. “Hoje existe um meio de comunicação, que são as redes sociais, e por meio delas é possível se expor e externalizar isso de uma maneira mais aberta. Por isso, é muito importante escutar e dar voz a esses jovens, sem reprimi-los por estarem se manifestando”, explica Mazorca.

Durante a pandemia, os atendimentos de terapia podem ser feitos de forma online — principalmente para pacientes de alto risco — assim como em domicílio, seguindo todas as medidas de segurança para o profissional e paciente.

Ansiedade gerada pela quarentena atinge 70% dos jovens

Segundo uma pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), 40% dos entrevistados sentiram-se tristes ou deprimidos, e 54% apresentaram nervosismo e ansiedade com frequência, durante a quarentena. Entre os jovens de 18 a 29 anos, os percentuais chegaram a 54% e 70%, respectivamente.

“Durante o isolamento, a convivência com a família, com os filhos e os relacionamentos de uma forma geral são intensificados. Isso tudo somado ao fato de não poder sair, faz com que surjam mais dificuldades em lidar com as emoções, problemas profissionais e pessoais”, ressalta a especialista.

Nestes casos, a terapia aparece como a principal forma de tratamento, seja para quem já sofre com algum transtorno ou ainda como forma de prevenção da saúde mental, a opção de ser realizada em domicílio torna acessível. “É preciso ter cuidado sempre e, para isso, a terapia é fundamental, uma vez que atua como uma ferramenta de autoconhecimento, para identificar fraquezas, limites, emoções e aprender a melhor forma de lidar com elas”.

Incertezas impactam a qualidade da saúde mental da população

Após cerca de cinco meses de distanciamento social e com o país registrando mais de 120 mil mortes pela Covid-19, fatores como desemprego, crises no comércio e demais incertezas geradas pela pandemia podem agravar ainda mais o quadro de saúde mental da população.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), 89,2% dos profissionais entrevistados destacaram o agravamento de quadros psiquiátricos em seus pacientes devido ao cenário atual trazido pelo coronavírus.

“Muitas pessoas saíram da rotina de uma forma brusca. E isso, associada ao aumento da incerteza, isolamento e outras restrições, intensifica a angústia, ansiedade e, consequentemente, a falta de qualidade de vida”, afirma a especialista.

Atenção aos sinais de alerta

Ao contrário do que se pensa, a depressão não é, necessariamente, sinalizada com tristeza ou choro. Fadiga constante, irritabilidade, raiva, intolerância, desmotivação, além de adoecimentos físicos, também podem ser indicativos de início de transtornos emocionais, como a depressão ou ansiedade.

“Uma pessoa pode pensar em suicídio e não ser, aparentemente, deprimida. Por isso é importante que familiares e amigos estejam atentos a esses sintomas ou a outras alterações no comportamento da pessoa. É fundamental estar presente e aberto a ouvir para a identificação do transtorno e, consequentemente, seu tratamento”, afirma Mazorca. O atendimento domiciliar é uma excelente opção para quem precisa de apoio e acompanhamento psicológico.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza trabalhos de apoio emocional e prevenção do suicídio. Os atendimentos são gratuitos e disponíveis para toda a população. Os serviços estão disponíveis 24h pelo telefone 188, e-mail e chat.

Sobre a Lar e Saúde

A Lar e Saúde presta assistência domiciliar em todo o Brasil desde 2002. Suas equipes são formadas por médicos generalistas e especialistas, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas e psicólogos e outros especialistas que o paciente necessitar, toda a estrutura para o tratamento personalizado e humanizado.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 08, 2025 Demais

Os muitos benefícios do consumo da maçã

Dez 08, 2025 Demais

Como o ar-condicionado Samsung se diferencia de outros…

Dez 08, 2025 Demais

Fogos de artifício e festejos de finais de ano podem…

Dez 08, 2025 Demais

Cor do Ano da Pantone convida à serenidade numa dança…

Dez 08, 2025 Demais

Crossfit para idosos? Especialista esclarece benefícios…

Dez 08, 2025 Demais

Black Friday 2025 movimenta setor de entregas com…

Dez 08, 2025 Demais

Treinos curtos podem superar horas de academia: 20…

Dez 08, 2025 Demais

Atmosphere Home SPA surge conectado com o crescimento…

Dez 05, 2025 Demais

Samsung lança secadora com maior capacidade do mercado…

Dez 05, 2025 Demais

Reforma transforma apartamento alugado em lar moderno

Dez 05, 2025 Demais

Tramontina está entre as marcas mais prestigiadas do…

Dez 05, 2025 Demais

Corte Constitucional da Itália marca audiência para…

Dez 05, 2025 Demais

Condomínios clube transformam o conceito de morar bem

Dez 05, 2025 Demais

Natal sem drama: como lidar com encontros quando a…

Dez 05, 2025 Demais

5 lições para florescer novos propósitos de vida em 2026

Dez 05, 2025 Demais

Fraude do falso advogado: confira 6 dicas para se…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version