SEGS Portal Nacional

Demais

Transformações sociais convidam a Medicina Veterinária a explorar novos horizontes

  • Quarta, 09 Setembro 2020 10:59
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  CRMV-SP
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Para um futuro de mais valorização e rentabilidade, o pós-pandemia pede realinhamento aos profissionais e às instituições da área

Não é mais novidade que a pandemia de Covid-19 trouxe uma série de mudanças nas dinâmicas sociais e de mercado, impondo cenários muito diferentes dos habituais. Neste contexto sem precedentes, quais são os impulsos aos médicos-veterinários e às instituições que atuam junto à classe?

Estratégia para o posicionamento perante a sociedade é um ponto enfatizado por Márcio Thomazo Mota, presidente da Federação das Entidades Veterinárias Regionais do Estado de São Paulo (Feveresp) e integrante das Comissões de Clínicos de Pequenos Animais e de Entidades Regionais do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP).

“Além de buscar aprimoramento técnico, é fundamental rever conceitos e estabelecer uma comunicação eficiente com clientes”, diz Thomazo. Ele argumenta que tais comportamentos somados à informação devem caminhar juntos para que a Medicina Veterinária esteja bem estruturada. “Serviços foram adaptados e desenvolvidos visando o mercado futuro.”

Os avanços tecnológicos são aliados neste sentido, tanto para o crescimento de negócios e carreiras, quanto no que diz respeito aos recursos técnicos e científicos. Presidente da Associação Brasileira de Hospitais Veterinários (ABHV), João Abel Buck aponta que as novas formas de adquirir conhecimento, comunicar e consumir são fatores norteadores.

Tecnologia a favor da Medicina Veterinária

“As inovações impulsionaram a autonomia e o acesso aos serviços do segmento, alavancando, também, o comércio eletrônico de acessórios e produtos”, destaca Buck, ressaltando, ainda, que a realidade digital permite agilidade em localizar, classificar e avaliar os serviços médico-veterinários.

Buck argumenta que, por meio das ferramentas disponíveis, o tutor se tornou mais criterioso, demandando profissionais qualificados e engajados nas novas tecnologias e soluções. É preciso se reinventar no mercado de trabalho.

A ética em tempos digitais

Se por um lado os avanços tecnológicos são aliados na empreitada para o pós-pandemia, por outro, também trazem questões desafiadoras no que tange ao aspecto ético. “Em um mundo digital, a ética deve continuar soberana e sendo o pilar para a valorização da Medicina Veterinária perante a sociedade”, enfatiza o presidente do CRMV-SP, Mário Eduardo Pulga.

Para o presidente do Conselho, este é um fator que demanda atenção de toda a classe neste contexto de modernização de processos, inclusive no aspecto científico. “Temos que fomentar a mudança e, também, trabalhar para que as regulamentações estejam alinhadas a cenários cada vez mais complexos e dinâmicos. É um desafio”, diz Pulga, quanto à atuação do Regional.

Está mais claro que “a união faz a força”

Sob a perspectiva institucional, Thomazo considera que as dificuldades levaram os médicos-veterinários a uma aproximação enquanto classe, em busca de apoio das instituições. “Os profissionais procuraram direcionamento e, as instituições, também se uniram para levar informação à sociedade e aos colegas.”

Neste contexto, Buck comenta que já há adesão de entidades veterinárias brasileiras para um pacto de trabalho com foco no Marco Civil da Internet e outras demandas que contribuirão para com o aprimoramento da Medicina Veterinária no pós-pandemia.

Quer saber mais?

Os médicos-veterinários Mário Eduardo Pulga, Márcio Thomazo Mota e João Abel Buck estarão em nova conversa sobre este e outros aspectos durante o painel “Novas perspectivas para a Medicina Veterinária”, no dia 08/09. O evento on-line faz parte da 4ª Semana do Médico-veterinário do CRMV-SP. Participe!

Inscreva-se em https://www.sympla.com.br/novas-perspectivas-para-a-medicina-veterinaria__954339

Sobre o CRMV-SP

O CRMV-SP tem como missão promover a Medicina Veterinária e a Zootecnia, por meio da orientação, normatização e fiscalização do exercício profissional em prol da saúde pública, animal e ambiental, zelando pela ética. É o órgão de fiscalização do exercício profissional dos médicos-veterinários e zootecnistas do estado de São Paulo, com mais de 39 mil profissionais ativos. Além disso, assessora os governos da União, estados e municípios nos assuntos relacionados com as profissões por ele representadas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 05, 2025 Demais

Samsung lança secadora com maior capacidade do mercado…

Dez 05, 2025 Demais

Reforma transforma apartamento alugado em lar moderno

Dez 05, 2025 Demais

Tramontina está entre as marcas mais prestigiadas do…

Dez 05, 2025 Demais

Corte Constitucional da Itália marca audiência para…

Dez 05, 2025 Demais

Condomínios clube transformam o conceito de morar bem

Dez 05, 2025 Demais

Natal sem drama: como lidar com encontros quando a…

Dez 05, 2025 Demais

5 lições para florescer novos propósitos de vida em 2026

Dez 05, 2025 Demais

Fraude do falso advogado: confira 6 dicas para se…

Dez 04, 2025 Demais

Lições de criatividade e otimização de espaço em…

Dez 04, 2025 Demais

Época natalina: renove os ambientes com a decoração

Dez 04, 2025 Demais

Quer ser aprovado em concurso em 2026? Siga essas 5…

Dez 04, 2025 Demais

Qual cor usar no Ano-Novo? Veja a paleta que vai guiar…

Dez 04, 2025 Demais

É possível fazer exercício demais? Entenda os sinais de…

Dez 04, 2025 Demais

Como planejar a viagem de fim de ano com pets

Dez 04, 2025 Demais

Chegando o verão: Como cuidar do cabelo contra o sol,…

Dez 04, 2025 Demais

Cenários tropicais, experiências imersivas e estilo…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version