SEGS Portal Nacional

Demais

Nossa irmã a mãe terra...

  • Segunda, 17 Agosto 2020 18:32
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lola Dias
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Tenhamos ou não uma religião, acreditemos ou não na existência de Deus, o fato é que habitamos uma casa comum e mais do que isso, somos parte dessa casa, ou seja, somo constituídos pelos mesmos elementos que formam o nosso planeta. Assim, não somos donos do planeta, mas fazemos parte dele. Não apenas habitamos a terra, mas somos feitos dos mesmos elementos que ela. Não por acaso, São Francisco de Assis que foi considerado a personalidade do milênio passado, chamava a Terra de irmã e mãe.

Carl Sagan já tinha afirmado que somos feitos de poeira das estrelas. E nesse sentido, uma pesquisa realizada com o uso de um espectrógrafo denominado Apache Point Observatory Galactic Evolution Experiment (APOGEE), que fica no estado norte-americano do Novo México comprovou que tanto os astros brilhantes quanto os seres humanos têm 97% do mesmo tipo de átomos. Os astrônomos chegaram a essa conclusão após analisar mil e quinhentas estrelas de nossa Via Láctea. Essa pesquisa foi possível porque cada elemento emite um comprimento de onda de luz diferente que o espectrógrafo consegue captar.

Mas, mesmo os resultados de pesquisas científicas avançadas, assim como as contribuições de filósofos, sociólogos, antropólogos, líderes religiosos, entre outros não parecem ser suficientes para segurar o ímpeto humano destruidor da natureza cujo leitmotiv é o lucro desmedido.

Os recursos são finitos, o planeta teve um início e certamente terá um fim. Contudo, o egoísmo e a ganância atrelados à apologia da ignorância tendem a acelerar esse processo trazendo consigo consequências desastrosas que recaem também sobre os próprios agentes dessa aceleração. O planeta com tudo o que nele habita e que dele faz parte sofre as consequências da ação antrópica egoísta.

Diante de uma realidade que clama por mudanças no modo de compreender nossa presença no planeta e na forma de nos relacionamos com ele, fomos surpreendidos por uma pandemia que escancarou a fragilidade da vida humana e abalou os alicerces de um sistema marcado por contradições profundas que despertaram tanto atitudes nobres quanto as piores mesquinharias.

Talvez alguns possam considerar forçado dizer que a pandemia é em toda a sua extensão resultado da ação humana no planeta. Mas, ainda que reconheçamos a preponderância de fatores naturais, as consequências da ação humana continuam inegáveis, ainda mais se considerarmos o modo como cada país e cada ser humano em particular tem atuado no combate a essa pandemia.

O antropocentrismo que deveria favorecer o humanismo converte-se no seu oposto. O que de melhor foi produzido ao longo da história, incluindo nessa lista, remédios e vacinas, torna-se privilégio de alguns e a manutenção desses privilégios conduz à desumanização e a destruição progressiva dos recursos do planeta.

Não é possível esperar que a realidade mude se mantivermos formas equivocadas de pensar e agir. O planeta grita por socorro, a humanidade necessita dessas mudanças para que o seu próprio futuro nesse planeta seja salvaguardado. A mudança não cairá do céu, não acontecerá pela ação de super heróis. Ainda que pareça demasiado romântico, é preciso dizer que a transformação precisa partir de cada um. Importar-se com os outros, valorizar a vida, importar-se com planeta e compreender que não somos seus donos, mas fazemos parte dele. Paz e Bem!

Autor: Luís Fernando Lopes é professor da área de Humanidades da Escola Superior de Educação do Centro Universitário Internacional Uninter


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 05, 2025 Demais

Samsung lança secadora com maior capacidade do mercado…

Dez 05, 2025 Demais

Reforma transforma apartamento alugado em lar moderno

Dez 05, 2025 Demais

Tramontina está entre as marcas mais prestigiadas do…

Dez 05, 2025 Demais

Corte Constitucional da Itália marca audiência para…

Dez 05, 2025 Demais

Condomínios clube transformam o conceito de morar bem

Dez 05, 2025 Demais

Natal sem drama: como lidar com encontros quando a…

Dez 05, 2025 Demais

5 lições para florescer novos propósitos de vida em 2026

Dez 05, 2025 Demais

Fraude do falso advogado: confira 6 dicas para se…

Dez 04, 2025 Demais

Lições de criatividade e otimização de espaço em…

Dez 04, 2025 Demais

Época natalina: renove os ambientes com a decoração

Dez 04, 2025 Demais

Quer ser aprovado em concurso em 2026? Siga essas 5…

Dez 04, 2025 Demais

Qual cor usar no Ano-Novo? Veja a paleta que vai guiar…

Dez 04, 2025 Demais

É possível fazer exercício demais? Entenda os sinais de…

Dez 04, 2025 Demais

Como planejar a viagem de fim de ano com pets

Dez 04, 2025 Demais

Chegando o verão: Como cuidar do cabelo contra o sol,…

Dez 04, 2025 Demais

Cenários tropicais, experiências imersivas e estilo…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version