Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Nova resolução do Ex-tarifário pode reduzir custos de peças importadas pelo setor automotivo em até 16%

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Isadora Leone
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Nova resolução do Ex-tarifário pode reduzir custos de peças importadas pelo setor automotivo em até 16%

De acordo com a análise da Becomex - empresa de consultoria estratégica e tecnologia especializada nas áreas fiscal, tributária e aduaneira -- a nova Resolução CAMEX nº23/2019 com mudanças para o Regime de Autopeças Não Produzidas (Ex-tarifários automotivos) poderá reduzir os custos de importação de uma lista de 350 peças automotivas em até 16% para empresas do setor.

O Ex-Tarifário é um benefício fiscal que reduz impostos de importação de itens sem similares produzidos no Brasil. De acordo com o diretor de Trade Compliance da Becomex, Rafael Schroeder, as alterações que aumentam os benefícios para importação de itens para o setor entraram em vigor desde 2 de janeiro e traz como principais mudanças:

1) Novos Ex-tarifários

Lista de mais 350 itens (Ex-tarifários) publicados terão a alíquota de Imposto de Importação reduzida a 2%, sem a necessidade de dispêndios posteriores; Os benefícios publicados no Rota 2030 continuam seguindo o regime de isenção de 0%, com recolhimento posterior ao desembaraço aduaneiro de 2% relativos aos dispêndios.

2) Auditorias no programa Rota 2030 (Regime de Autopeças Não Produzidas) Serão selecionadas até dia 31/01/2020 as empresas a serem auditadas nos três critérios do programa Rota 2030:

• Importadoras de veículos, conforme artigo 2 do Decreto 9.557/2018;
• Empresas habilitadas no Programa Rota 2030 -- Mobilidade e Logística;
• Empresas habilitadas no regime de autopeças.

No caso do Regime de Autopeças Não Produzidas, serão selecionadas por amostragem as empresas com maior valor FOB. Os pontos a serem auditados são:

• Comprovação do recolhimento e pagamento dos dispêndios;
• Comprovação de aplicação dos produtos isentos no processo produtivo (conforme conceitos previstos no Programa).

3) Alteração e exclusão de Ex-tarifários automotivos

Foram alterados e excluídos diversos Ex-tarifários do programa Rota 2030. As empresas devem verificar se os itens alterados e excluídos impactam nas importações. Outros regimes especiais podem ser utilizados para reduzir os custos das operações, como Drawback, RECOFe Acordos Econômicos.

Pleito dos Ex-tarifários

Para pleitear o benefício de Ex-tarifários é preciso fornecer ao governo informações com a justificativa do pedido de redução da alíquota. O formulário requer dados técnicos, quantidade de itens importados, preço e razão pela qual não existe equivalente no Brasil.

A partir da solicitação, o governo analisa o material recebido e inicia uma consulta pública para que os fabricantes nacionais se manifestem a favor ou contra o pleito. Finalmente o pleito de Ex-tarifário segue para as análises internas do governo e pode ou não ser deferido.

“O Ex-Tarifário é uma grande oportunidade de redução de custos tributários para as empresas do segmento automotivo. Com o lançamento de novos modelos de veículos, existe um grande investimento em novas tecnologias que podem fazer uso dos regimes de Ex-tarifário para trazer inovação tecnológica para o país a um custo reduzido”, conclui Rafael Schroeder.

Sobre a Becomex

Empresa de consultoria estratégica e tecnologia avançada especializada nas áreas fiscal, tributária e aduaneira. Em 12 anos de existência, a Becomex é a líder em regimes especiais que envolvem operações internacionais. Atende mais de mil clientes, entre eles as maiores importadoras e exportadoras do país. Colabora para a redução do custo tributário das empresas e sua cadeia de fornecedores, aliada ao compliance, com o objetivo de contribuir para o aumento da competitividade nos negócios. Site: http://www.becomex.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar