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Estudos do DECOPE indicam que o Tranporte Rodoviário de Cargas ainda espera a recuperação do valor do frete

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rodrigo Bernardino
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
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O Engenheiro Lauro Valdívia, assessor técnico da NTC&Logística, é o responsável pela pesquisa do DECOPE e apresentou os dados em Curitiba, durante a edição do CONET&Intersindical

Público de mais de 400 empresários de todas as regiões do país, lotaram o auditório do Hotel Sheraton em Curitiba para acompanhar o resultado da pesquisa

Comunicado da pesquisa semestral da NTC&Logística aponta índices de defasagem do frete

Seguindo a sistemática de apuração semestral de índices que indiquem a variação de fretes do segmento transportador rodoviário de cargas, a pesquisa realizada pelo Departamento de Custos Operacionais da Associação Nacional de Transporte de Cargas e Logística - DECOPE/NTC no mês de janeiro último, aponta para uma defasagem média no frete recebido pelo transportador em relação ao seu custo de 13,9%, sendo de 9,6% nas operações com transporte de cargas fracionadas e de 18,7% nas com cargas lotações ou fechadas.

Continua preocupando ainda e chamando a atenção, a falta do recebimento dos demais componentes tarifários, tais como frete-valor e GRIS. Constata-se que muitos usuários não remuneram adequadamente o transportador com relação aos serviços complementares ou adicionais. Enquadram-se nesta categoria, por exemplo: a cubagem da mercadoria, a cobrança da EMEX para regiões que se encontram em estado de beligerância, a TRT para as regiões metropolitanas que possuem restrição a circulação de caminhões, os serviços de paletização e guarda/permanência de mercadorias, o uso de escoltas e planos de gerenciamento de riscos customizados, o uso de veículos dedicados, dentre outros.

É importante realçar que muitas vezes os custos adicionais com esses serviços são superiores ao próprio frete, daí porque trata-se de situação crítica, que precisa ser resolvida entre as partes.

Finalizando, é oportuno lembrar que caminhamos para um período de crescimento da economia, onde as demandas devem crescer e os gargalos logísticos se estreitam, razão pela qual, o alerta continua visando a preservação da saúde financeira das empresas do setor e, desta forma, garantindo a sua capacidade de arcar com os investimentos necessários. A eliminação da defasagem é de total interesse do transportador, mas também do contratante que deseja manter a regularidade e a segurança nas suas operações.

Curitiba, Paraná, 06 de fevereiro de 2020.

Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística

Sobre a NTC&Logística

A Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística - NTC&Logística congrega cerca de 4.000 empresas de transporte associadas direta e indiretamente e mais de 50 entidades patronais. Além de uma gama de fornecedores e embarcadores em todo o Brasil, representa um universo de 10.500 empresas que operam uma frota superior a 1 milhão de caminhões e criam mais de 4 milhões de postos de trabalho.


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