IPVA atrasado: 5 passos para regularizar a situação

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Raphael Granucci

Janeiro é conhecido por ser um dos meses mais apertados do ano, pois é a época na qual o contribuinte precisa arcar com diversos impostos que, muitas vezes, se acumulam com as dívidas de parcelamento do Natal. Por isso, não é raro que o IPVA seja deixado em segundo plano.

Muitos ainda têm dúvidas sobre as possíveis consequências do não pagamento do IPVA. O maior temor é ter o seu veículo apreendido durante uma blitz. Mesmo que esta dívida não seja motivo para apreensão do bem – já que existem outras formas para se cobrar o imposto –, existe, sim, uma possibilidade de isto acontecer, pois sem o pagamento do IPVA não é possível renovar o licenciamento e, este sim, quando está em situação irregular, gera muitos transtornos para o proprietário do veículo. Ou seja, se o seu licenciamento 2017 não estiver feito, não será possível regularizar o seu veículo pagando apenas a taxa do próximo ano.

Além disso, alguns estados estão inscrevendo os nomes dos devedores nos serviços de proteção de crédito, como SPC, Serasa e Boa Vista, dificultando o acesso ao crédito ou à obtenção de certidões negativas de débito.

Consciente de todos esses transtornos, quem estiver com o IPVA atrasado (deste ano ou de anos anteriores), pode seguir estes cinco passos e regularizar sua situação:

1. Entrar no site do Detran do estado onde o automóvel foi registrado para consultar suas pendências. Será necessário inserir o número da placa e do Renavam do veículo.
  2. Emitir uma nova guia de pagamento. O documento trará os valores já atualizados de juros e correções monetárias.
  3. Escolher a forma de pagamento. O pagamento do IPVA à vista com desconto é feito apenas no mês de janeiro. Em fevereiro, é possível quitar o saldo devedor integralmente, mas sem desconto, ou optar pelo parcelamento do valor em três vezes sem juros.
  4. Fazer o pagamento no banco ou casa lotérica. O site do Detran também informa quais são os bancos credenciados para operações via internet banking.
  5. Se o caso for o pagamento do IPVA de anos anteriores, é preciso entrar em contato com a Secretaria da Fazenda do estado onde o automóvel foi registrado para renegociar a dívida.