Grandes e médias empresas terceirizam a montagem e administração de escritórios

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Paulo Fabrício Ucelli

Adequação dos espaços de empresas geralmente são motivos para grande dor de cabeça para os empreendedores, principalmente quando esses espaços são para um grande número de profissionais, os motivos são sempre os mesmos, gastos excessivos, dificuldade com fornecedores e mão de obra, prazos apertados, falta de tempo para administrar a mudança e falhas nos processos de estruturação.

Esse problema tem continuidade na pós montagem, com a necessidade de administrar a relação do condomínio, com terceirizados, atendentes e manutenção. Contudo, no mercado de imóveis já existem modelos de trabalhos que possibilitam a redução de grande parte desses problemas. Exemplo é o modelo Build To Go, oferecido pela empresa especializada em escritórios comerciais Gowork.

“A ideia é o uso da expertise que já possuímos na montagem de escritórios de qualidade para oferecer as médias e grandes empresas a possibilidade de mudanças sem traumas. Eles buscam definir os pontos que são mais interessantes e damos início a estruturação de um modelo de atendimento que supra todos os anseios”, conta o idealizado desse novo modelo, Fernando Bottura.

A experiência já vem sendo utilizada e aprovada por empresas inovadoras como Groupon, Uber, Nextel e Globo, para as quais os projetos foram montados de acordo com as reais necessidades. Outro ponto que vale destacar é que ao optar por tal modelo se obtêm relevantes ganhos, tem proporcionado reduções expressivas de custos, que chegam à 40%.

“A Gowork hoje se posiciona como uma empresa líder em seu ramo de atividade, tendo facilidades nos desenvolvimentos desses projetos, como é o caso de um staff especializado de profissionais que vão desde o administrativo até de manutenção. Outro ponto é que todos os trâmites burocráticos, como a parte legal já é habitual”, detalha Bottura.

Para que a montagem seja de acordo com a real necessidade, os processos são muito bem definidos, começando pelo entendimento das necessidades e objetivos do cliente, quanto a localização, dimensão e infraestrutura do espaço.

Posteriormente são identificados imóveis nas localizações especificas com as características solicitadas no briefing. Apresentando diversas opções com detalhamentos dos prós e contras de cada opção.

O próximo passo é a montagem da estrutura necessária: obras (forro, piso, luminárias, vidros, paredes e divisórias), elétrica (dimensionamento elétrico de acordo com o consumo), lógica (infraestrutura lógica completa e equipamentos), mobiliário (móveis operacionais, diretoria, lounge, copa, reunião e auditório), equipamentos (máquina de café, bebedouro, geladeiras, micro-ondas e outros)

Por fim, entregue a obra, ocorre o fornecimento da equipe para atividade meio, isto é, recepção, limpeza e técnicos de TI, para a gestão, manutenção e melhoria de operação. “É muito positivo ver que ao fim de todo o processo os resultados são positivos para todos.