Brasil,

ANS realiza CT de Compartilhamento de Riscos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ans
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

ANS realiza CT de Compartilhamento de Riscos

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) realizou no dia 06/03 a primeira reunião da Câmara Técnica de Compartilhamento de Riscos, que tem o objetivo de colher subsídios e contribuições para posterior regulamentação sobre o tema. Participam da Câmara representantes de diretorias e da Procuradoria Federal da ANS, profissionais de operadoras de planos de saúde e de entidades representativas do setor.

“A Agência entende que é preciso garantir a segurança jurídica para uma série de operações que já vêm ocorrendo entre operadoras, tais como intercâmbio, repasse e reciprocidade; além de discutirmos novos mecanismos de compartilhamento de riscos, o que é importante no atual contexto de crise econômica no país. Esperamos as contribuições dos participantes desta Câmara para a nossa tomada de decisão sobre a possível regulamentação”, afirmou na abertura do encontro o diretor de Normas e Habilitação das Operadoras da ANS, Leandro Fonseca da Silva.

O diretor destacou que o debate sobre soluções que contribuam para a viabilidade econômica do setor é um dos principais temas que a sua diretoria pretende conduzir em 2017. Para isso, além da Câmara Técnica está em curso outra iniciativa reunindo os atores do setor, a Comissão Permanente de Solvência, como explicou Fonseca: “São ações independentes, mas complementares, que visam discutir e estimular uma reestruturação na oferta de produtos no mercado, atingindo modelos mais sustentáveis do ponto de vista econômico”.

A discussão sobre modelos de compartilhamento de riscos entre operadoras é antiga na ANS. A intenção, dessa vez, é aproveitar as experiências passadas e partir para algo efetivo, gerando um novo marco regulatório. “Não estamos começando do zero, mas faltou transformar o tema em regulamentação que traga segurança para operadoras e beneficiários. Do ponto de vista regulatório, econômico e financeiro, entendemos que modelos de compartilhamento de riscos são operações saudáveis para o mercado na medida em que criam novas oportunidades concorrenciais”, disse César Serra, diretor adjunto da Diretoria de Normas e Habilitação das Operadoras.

No encontro, Washington Oliveira Alves, gerente de Habilitação, Atuária e Estudos de Mercado da ANS, apresentou fatos que antecedem o atual debate e apontou o caminho aonde se quer chegar. De acordo com o gerente, a regulamentação do tema deverá abarcar o registro contábil das ações; a ampliação da segurança jurídica no relacionamento entre as operadoras; a responsabilidade da operadora (com quem se tem contrato) pelos beneficiários e a transparência da operação para beneficiários e prestadoras.

Os membros da Câmara Técnica têm agora até o dia 26/03 para enviarem as suas contribuições à ANS. As sugestões recebidas serão apresentadas na próxima reunião do grupo, no dia 03/04, quando também será proposta a primeira versão de minuta da Resolução Normativa sobre o tema.

Confira aqui a apresentação com todo o conteúdo exposto na reunião.

------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar