Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Inundações no RS: veículos segurados serão indenizados?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  FENACOR / Dorival Alves de Sousa
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Dorival Alves de Sousa Dorival Alves de Sousa

Em artigo, o delegado representante da Fenacor junto à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Dorival Alves de Sousa, revela se os veículos segurados serão indenizados ou não em decorrência de danos provocados pelas inundações no Rio Grande do Sul. "Antes de mais nada, é importante que os proprietários de veículos verifiquem sua apólice de seguro para entender quais são as coberturas e exclusões específicas relacionadas a danos causados por inundações. Cada apólice pode ter condições diferentes, portanto, é fundamental analisar os termos do contrato", explica Dorival Alves de Sousa, que também é diretor do Sincor-DF.

Veja o texto, abaixo, na íntegra:

As recentes inundações no Rio Grande do Sul trouxeram muitos transtornos para os moradores da região, incluindo danos aos veículos que foram submersos pelas águas. Uma das principais preocupações dos proprietários de veículos é saber se o seu seguro cobrirá os prejuízos causados por essas enchentes.

Em primeiro lugar, devemos buscar mais informações a respeito da cobertura de seguro contratada para cada veículo.

Vejamos:

1. Verifique a apólice de seguro:

- Antes de mais nada, é importante que os proprietários de veículos verifiquem sua apólice de seguro para entender quais são as coberturas e exclusões específicas relacionadas a danos causados por inundações. Cada apólice pode ter condições diferentes, portanto, é fundamental analisar os termos do contrato.

2. Cobertura de seguro compreensiva:

- Em geral, os veículos segurados com uma apólice de seguro compreensiva, colisão, incêndio e roubo, têm maior probabilidade de serem indenizados por danos causados por inundações. Essa cobertura costuma incluir proteção contra eventos naturais, como enchentes, tempestades e alagamentos.

3. Franquia e valor de indenização:

- É importante estar ciente de que a maioria das apólices de seguro possui uma franquia, ou seja, um valor que o segurado participa no prejuízo. Além disso, o valor da indenização pode variar de acordo com o tipo e o valor do veículo, bem como com a extensão dos danos causados pela inundação.

4. Procedimentos de solicitação de indenização:

- Caso o veículo seja danificado por uma inundação, a sugestão é contatar o corretor de seguros e em seguida, é necessário seguir os procedimentos estabelecidos pela seguradora para solicitar a indenização. Isso pode incluir o envio de documentos, como boletim de ocorrência, fotos dos danos e orçamentos de reparo, além de preencher formulários específicos.

5. Exclusões e limitações:

- É importante destacar que algumas apólices de seguro podem ter exclusões específicas relacionadas a danos causados por enchentes. Portanto, é fundamental ler atentamente os termos do contrato para entender quais são as limitações e exclusões aplicáveis.

6. Da importância do corretor de seguros:

- Além das orientações descritas nos itens acima, em caso de sinistro, seja de colisão, roubo ou furto, incêndio, enchente ou alagamento, o corretor de seguros também desempenha um papel vital, orientando o segurado sobre os procedimentos a serem seguidos e garantindo que o processo de sinistro seja o mais tranquilo e eficiente possível.

Conclusão:

- Em casos de veículos submersos por inundações no Rio Grande do Sul, a cobertura de seguro pode variar de acordo com a apólice contratada e as circunstâncias específicas do evento. É fundamental que os proprietários de veículos segurados verifiquem os termos do contrato e sigam os procedimentos estabelecidos pela seguradora para solicitar a indenização. Em caso de dúvidas, é recomendado entrar em contato com o corretor de seguros ou com a seguradora para obter informações mais detalhadas sobre a cobertura.

Fonte: FENACOR / Autoria: Dorival Alves de Sousa


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar