Brasil,

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Talita Morais
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

pixabay pixabay

Cenário está atrelado à resistência dos jovens nascidos a partir de 1995 com o trabalho presencial

De acordo com levantamento divulgado, neste ano, pela plataforma Flash, em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV) e o Grupo Talenses, 69% dos profissionais que atuam a distância estão satisfeitos com o ambiente de trabalho, 61% preferem o híbrido e 51% o presencial. Apesar da rápida adaptação ao modelo 100% remoto herdado da pandemia, é cada vez mais frequente casos de empresas estabelecendo dinâmicas híbridas com seus times para reforçar a cultura e a importância do trabalho em equipe. No entanto, ao longo deste processo, lideranças de Recursos Humanos têm identificado resistências – o que vem gerando o afastamento da Geração Z e levando à contratação de talentos mais maduros.

O Freto, transportadora digital que nasceu com o propósito de simplificar a logística rodoviária, movendo caminhoneiros, vem lidando com este cenário desde que decidiu voltar ao presencial, em março deste ano. A empresa, que tem cerca de 100 colaboradores, estabeleceu a frequência presencial de 3 a 4 vezes na semana. “A ideia é que todas as áreas tenham, de fato, uma troca com o restante da equipe – e, naturalmente, isso colabora para que tenhamos contato com as mais variadas gerações. Cargos de liderança, por exemplo, estão no escritório no mínimo três vezes por semana”, justifica Fabiana Pauli, diretora de Pessoas do Freto.

Desafios do retorno

Contudo, a decisão tem enfrentado certa resistência por parte dos profissionais mais jovens. “Estamos aprendendo a lidar com a temática ‘retorno’. Como empresa, precisamos entender a dificuldade e particularidade de cada caso para que não seja traumático. No entanto, é importante que a equipe compreenda que o nosso contrato de trabalho sempre foi presencial e, ainda assim, flexibilizamos o modelo e passamos a adotar o formato híbrido”, explica a executiva.

Victor Fazzio, sócio-sênior do Grupo Hub – consultoria de RH com soluções de recrutamento e seleção e desenvolvimento de pessoas –, aponta que, em casos extremos, os colaboradores preferem o desligamento ao retorno híbrido ou presencial. “Os jovens estão cada vez mais inflexíveis a voltarem ao trabalho nos escritórios. Por outro lado, desde 2023, nossos clientes têm solicitado com mais frequência o modelo híbrido em todas as áreas, incluindo tecnologia. Atualmente, as empresas buscam candidatos que estejam dispostos a trabalharem presencialmente três vezes na semana.”

Quarentões na (boa) mira dos RHs

O baixo engajamento da Geração Z no retorno aos escritórios está gerando oportunidades para profissionais mais experientes. No Freto, os colaboradores entre 40 e 56 anos são cerca de 20% do total de funcionários. Fabiana aponta que esse público tem sido mais flexível na retomada das atividades presenciais e a companhia já estuda ampliar, cada vez mais, a faixa etária de contratação.

“Estamos falando de um perfil que está se beneficiando de oportunidades que não estão sendo consideradas pelos jovens. No que diz respeito ao mercado, acredito que essa mistura geracional proporciona uma rica troca de experiências e novos aprendizados. Mais do que nunca, precisamos refletir que, embora estejamos lidando com uma certa resistência por parte desses talentos, contamos com ótimos talentos Baby Boomers (nascidos entre 1945 e 1964) e Geração Y (1980 a 1995), que estão desempenhando um trabalho vital nos mais diversos segmentos”, comenta a executiva.

Como explica Fazzio, a inflexibilidade – que vem sendo notada com mais frequência na Geração Z e nos Millenials –, faz com que as empresas olhem para perfis 40+ com outros olhos. “Eles acabam tendo uma maior aceitação para voltarem ao presencial, inclusive, abrindo mão do home office possivelmente devido a diferentes prioridades e costumes ou resistência menor às mudanças no ambiente de trabalho. Isso vem acontecendo em diversos setores da economia, não como uma requisição do gestor ou RH, mas percebemos uma maior abertura para avaliarem profissionais mais maduros para posições que antes seriam ocupadas pelos mais jovens.

Conflito geracional

A diversidade etária abre espaço para novas dinâmicas de interação. As startups, que por anos fomentaram a inovação por meio de equipes jovens, também amadureceram seus times. Pela primeira vez, quatro gerações contemporâneas estão interagindo juntas nas empresas. “O conflito geracional pode levar a desafios na gestão e na integração de diferentes estilos de trabalho. Neste sentido, as companhias devem promover uma cultura inclusiva, oferecendo treinamentos de sensibilidade geracional e mentorias, de modo a auxiliar na colaboração de todos”, sugere Victor Fazzio, sócio-sênior do Grupo Hub.

“Essa mescla de gerações proporciona diversas trocas de experiências e novos aprendizados. O maior deles é entender que a adaptabilidade do modelo de trabalho varia conforme a estratégia da organização – e o que muda é a forma como encaramos isso. Podemos adotar uma postura totalmente resistente ou estar aberto a viver essa experiência, testar e até mesmo nos surpreender com a possibilidade de aprender e se desenvolver”, finaliza Fabiana Pauli, diretora de Pessoas do Freto.

Sobre o Freto

Com o propósito de simplificar a logística rodoviária, movendo caminhoneiros, o Freto é uma transportadora digital onde os melhores caminhoneiros e as melhores cargas se encontram. Uma organização que nasceu 100% digital com tecnologia e 100% raiz, a partir do know-how sólido de um time que possui anos de experiência nas rodovias brasileiras, focado em combater as ineficiências do modelo tradicional. Desde sua fundação, em 2018, até o final de 2023, a empresa movimentou mais de 100 milhões de toneladas, correspondendo a R$13 bilhões em fretes efetivamente contratados. Essas cargas são publicadas por grandes produtores de grãos, açúcar, siderúrgicas, fabricantes de papel e celulose e cimenteiras, para mais de 180 mil caminhoneiros qualificados e aptos a fretar. O Freto atua como uma logtech, aumentando a base de caminhoneiros e assumindo com tecnologia todas as etapas da logística. As cargas podem ser aceitas em até 1 minuto, ganhando agilidade, fortalecendo frentes de atuação e reduzindo custos operacionais. A empresa vem mudando a forma de usar a Estrada para fazer negócios, criando uma relação ganha-ganha entre embarcadores e motoristas.

Sobre o Grupo Hub:

Fundado em 2014 enquanto consultoria de Recursos Humanos, o Grupo Hub cresceu e hoje desenvolve soluções one stop shop para Recrutamento e Seleção, desenvolvimento e tecnologia, com a missão de conectar empresas com os melhores talentos. Partindo da premissa de que a contratação está comoditizada, o Grupo se destaca na preocupação com as pessoas do início ao fim do processo, reconhecendo as diferenças entre as gerações e o potencial de cada uma para impulsionar a performance das empresas. Com alto nível de flexibilidade, desenvolveu uma metodologia consultiva escalável que ao longo de 9 anos já atendeu 400 companhias, alcançou 282 mil candidatos entrevistados e quase 9 mil posições trabalhadas, com 99,5% de assertividade, índice de recompra do cliente de 90% e NPS de 98%. Em seu portfólio, estão grandes marcas como Natura, Itaú, iFood, Stellantis e Vale.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar