Dicas para transformar o RH da sua empresa em estratégico

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Victória Ribeiro

Série de e-books da Sodexo Benefícios e incentivos oferece conteúdos que orientam profissionais de recursos humanos a fazerem do RH uma área estratégica para a empresa

Não é de hoje que a área de recursos humanos desempenha uma posição estratégica para as empresas. É o RH que determina as políticas de contratação e retenção dos melhores profissionais do mercado. E as recentes mudanças nas relações de trabalho, como a adoção acelerada do home office, impactaram os negócios nas mais diversas áreas de atuação. Diante desse cenário que se atualiza continuamente, os RHs têm percebido desafios que precisam ser superados para se manterem estratégicos. Pensado em contribuir com esses profissionais de recursos humanos, a Sodexo Benefícios e Incentivos por meio da Sodexo Insights – sua plataforma oficial de informação, tendências e análise sobre o mercado de benefícios, preparou uma série de e-books com conteúdos que podem ajudar os RHs nas melhores tomadas de decisões.

Por exemplo, “Manter ou Contratar: O que custa mais para uma empresa”, há um e-book que lida exclusivamente com essa temática. Há também um que fala sobre “Home-office, presencial ou híbrido: Qual modelo ideal?”. Esses e muitos outros podem ser baixados gratuitamente aqui.

Confira a seguir os destaques de cada e-book:

• Manter ou Contratar: O que custa mais para uma empresa?

A saída de um profissional de uma empresa pode acarretar em custos com aviso prévio, multa de até 40% do FGTS (em caso de demissão sem justa causa) e pagamento proporcional aos dias trabalhados, além de gerar desgaste com um novo processo de seleção, treinamento e capacitação. Por isso, investir nos profissionais por meio de políticas que aumentem a motivação e satisfação dos colaboradores, promovendo o espírito colaborativo entre equipes, pode trazer melhores resultados na retenção de talentos.

• Home-office, presencial ou híbrido: Qual modelo ideal?

Segundo dados da pesquisa “O Futuro da Vida no Trabalho” feita pela Sodexo Benefícios e Incentivos em parceria com a Harris Interactive, 92% dos profissionais querem o melhor dos dois mundos (remoto e híbrido), sendo que muitos desejam manter o convívio com seus colegas de trabalho, ao mesmo tempo, os mesmos querem poder desfrutar de mais tempo para si ou para família e estão em busca de políticas flexíveis que permitam uma melhor gestão de horários e espaços de trabalhos.

• Vale-Alimentação ou Vale-Refeição: Por que não os dois?

O V.A. e o V.R. são benefícios regulamentados pela lei do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), que proporcionam as melhores condições nutricionais para os trabalhadores. O vale-alimentação é destinado para aquisição de gêneros alimentícios processados ou in natura (frutas e verduras) que podem ser adquiridos em supermercados, quitandas, mercearias, sacolões e hortifrútis. Já o vale-refeição é usado para compra de refeições prontas nos restaurantes, padarias, cafés e lanchonetes. Sua implementação não é obrigatória, porém, a empresa que optar por oferecer o V.A. e o V.R. obtém vantagens fiscais e de encargos. Segundo pesquisa realizada pela Sodexo com donos de PME’s (Pequenas e Médias Empresas), 85% das empresas que utilizam esses benefícios registraram aumento de produtividade e 50% dos profissionais se sentem mais valorizados.

Para conferir o conteúdo completo, baixe os e-books aqui.

SOBRE A SODEXO BENEFÍCIOS E INCENTIVOS

É a empresa do grupo francês Sodexo, líder mundial em serviços de qualidade de vida. Tem em sua missão desenhar, gerenciar e entregar serviços para empresas de todos os portes, segmentos e regiões do Brasil com o objetivo de melhorar a qualidade de vida diária das pessoas e contribuir para o desenvolvimento econômico, social e ambiental das cidades, regiões e dos países em que atua.

A Sodexo oferece as melhores soluções para transporte, alimentação, reconhecimento e campanhas de incentivo, com a possibilidade de personalização: Refeição Pass, Alimentação Pass, Cultura Pass, VT Pass, Combustível Pass, Gift Pass, Alimentação Pass Natal, Brinquedo Pass, Premium Pass, Wizeo, GymPass, Sodexo Multi e Apoio Pass e conta com aceitação em mais de 2.2 milhões de estabelecimentos no Brasil, e uma rede credenciada com mais de 600 mil parceiros em Alimentação e Refeição, a Sodexo tem presença em todo o território nacional.