Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Especialista aponta carência de planejamento estratégico para sucesso comercial

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dino
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Paulo Guilherme Leal, especialista em Marketing Estratégico e Empreendedorismo, apresenta pontos que considera fundamentais para desenvolvimento assertivo de empreendimentos

A falta de conhecimento sobre o próprio negócio faz com que o profissional, muitas vezes, fique batendo cabeça, simplesmente copiando o líder de mercado

O sucesso de um negócio, muitas vezes, vai além da questão comercial e do relacionamento com parceiros e consumidores. Seja microempresas ou grandes empreendimentos, é necessário “demarcar o território”, deixando claro o que diferencia uma marca da outra, o que faz com que os clientes optem pelo produto ou serviço e o que garante sua “exclusividade” no mercado.

Planejar estrategicamente um negócio, neste sentido, é mais do que organizar o caixa, definir metas e prospectar clientes. Atualmente, já existe, inclusive, um ramo do marketing que trata exclusivamente disso: com o marketing estratégico, uma empresa pode, de forma assertiva, se posicionar perante o mercado em que atua.

Para Paulo Guilherme Leal, especialista em Marketing Estratégico e Empreendedorismo, muitos empresários têm dificuldade de apresentar o diferencial de seus negócios. “Às vezes, eles até sabem, mas somente em suas cabeças, e não conseguem transmitir isso para seus colaboradores e clientes”, afirma.

De nada vale, de acordo com o profissional, focar no aspecto tático se a questão estratégica fica em segundo plano. “Vejo muitos empreendedores contratando agências para fazerem campanhas. Mas elas criam apenas o tático e não o estratégico. Gasta-se, assim, mais dinheiro e no final das contas, [quando algo dá errado] a culpa é sempre da agência”, pontua.

Leal afirma que, quando os produtos vendidos são commodities ou quando os serviços oferecidos não diferem muito dos ofertados pela concorrência, “a diferença entre a empresa A ou B é a forma como ela se coloca no mercado”. Dessa maneira, um planejamento estratégico se mostra assertivo quando é pensado desde a criação da marca (“que já deve transmitir ao consumidor uma idéia do produto”, chegando até o slogan (“que precisa trazer uma mensagem clara sobre como você se diferencia da concorrência”).

Outros aspectos importantes relacionados ao planejamento estratégico, de acordo com Leal, são a pesquisa de mercado, quando deve haver um conhecimento profundo dos concorrentes diretos e indiretos; a análise do mercado, com suas oportunidades e ameaças; e o atendimento ao cliente.

“Isso pode parecer simples, mas tem muita gente que não consegue nem enxergar quem são seus concorrentes diretos, muito menos os indiretos”, afirma. “Além disso, a falta de conhecimento sobre o próprio negócio faz com que o profissional, muitas vezes, fique batendo cabeça, simplesmente copiando o líder de mercado ao invés de tentar se diferenciar dele, achar um nicho, focar em pontos que o líder deixa a desejar, tentar entender qual a dor do cliente e atacar com uma solução”.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar