Franquia ou negócio próprio: qual devo escolher?

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Paula Bimbati

Uma das principais dúvidas de quem quer começar empreender é escolher o modelo de franquia ou negócio próprio. Qual dá mais lucro? Qual tenho mais risco? Para te ajudar a responder algumas perguntas, listamos 4 pontos que podem auxiliar nessa decisão.

Confira as dicas:

1. Lucro

Uma dúvida sempre recorrente quando o assunto é escolher entre franquia ou negócio é a questão do lucro. Primeiro, a pergunta é: qual vai me dar mais lucro? É muito difícil a gente definir qual tipo de negócio será mais rentável, pois o produto que será vendido e a região, por exemplo, podem ser fator determinantes.

No entanto, podemos afirmar que se você optar por franquia, por exemplo, parte de seu lucro vai direto para o dono da rede. Diferentemente do negócio próprio, onde o lucro vai apenas para seu bolso.

2. Marketing

O marketing de uma empresa define e ajuda alcançar bons resultados. Por isso, é inevitável falarmos que se você contratar uma franquia a marca da loja será muito mais conhecida do que um negócio criado por você. Ou seja, o investimento em marketing será feito em uma escala menor.

Além disso, é importante avaliar em qual segmento você quer empreender. Se há uma franquia conhecida, onde os consumidores já sentem credibilidade e uma maior confiança, por que não investir?

3. Maior autonomia

Ao comprar uma franquia de uma rede, você assume a responsabilidade de um negócio pronto. A marca, logo, persona, produto e diversos outros pontos já existem e foram estabelecidos. Sendo assim, a autonomia que você tem é mínima.

Se você é alguém criativo, que precisa colocar suas ideias em prática, saiba que em um negócio próprio as chances de isso acontecer são muito maiores. Você irá conseguir determinados padrões? Consegue guardar, em alguns momentos, suas ideias? Talvez essas perguntas irão te ajudar a escolher entre uma franquia ou negócio próprio.

4. Risco

Assim como no lucro, é difícil definirmos qual modelo trará mais riscos, franquia ou negócio próprio. Uma pesquisa do Sebrae aponta que a taxa de mortalidade é de 24% nos negócios próprios e 3,7% no caso das franquias. Muitos acabam escolhendo uma “empresa pronta” já que nas pesquisas mostram um cenário melhor.

Porém, é importante não esquecer que antes de se tornar uma rede de franquias, aquela marca já foi uma única loja. Por isso, se você deseja colocar sua ideia em ação, se programa, organize e arregace as mangas.

Solução de gestão

Antes de escolher entre franquia ou negócio próprio, é importante você ter em mente que empreender não é fácil. Exige esforço, comprometimento e organização. A ADV Tecnologia conta com uma solução de gestão para ajudar sua empresa.

Fonte: ADV Tecnologia

Sobre a ADV Tecnologia

Atuando no mercado de software há mais de 23 anos, a ADV Tecnologia desenvolve soluções que simplificam o trabalho dos gestores e tornam as empresas mais organizadas e lucrativas. www.advtecnologia.com.br