Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

7º Congresso de Resseguro bate recorde de participantes

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Cqcs - Sueli Santos
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Com mais de 700 inscrições (recorde para o evento) começou nesta terça, dia 10, o 7º Congresso de Resseguros no Rio de Janeiro. Na mesa de abertura, participaram o presidente da Federação Nacional das Empresas de Resseguros (Fenaber), Paulo Pereira; o presidente da Confederação Nacional de Seguradoras (CNseg), Marcio Coriolano; o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Corretagem de Resseguros (Abecor), Roberto Azevedo; o presidente da Escola Nacional de Seguros, Robert Bittar; o presidente adjunto da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Leandro Fonseca, e o superintendente da Superintendência de Seguros Privados, Joaquim Mendanha.

Todos discursaram. Paulo Pereira agradeceu a presença de todos e parabenizou a Susep pela iniciativa de criar a Comissão Especial para o desenvolvimento do mercado de resseguro. “Em um curto espaço de tempo, acabou a reserva de mercado e flexibilizou a retenção obrigatória de 50% para as seguradoras, permanecendo apenas com a preferência”, disse.

Robert Bittar, presidente da Escola Nacional de Seguros, lembrou que o setor de resseguros é sustentáculo do setor de seguros e a Escola Nacional trabalha para que haja a compreensão da importância do setor tanto pelo mercado como por toda a sociedade. “O Brasil tem se destacado nesse setor, exportando resseguro, o que é muito importante para a economia como um todo”, disse.

O presidente da CNSeg, Marcio Coriolano, discorreu sobre a capacidade de recuperação do setor em momento de crise. Ele lembrou que nos últimos dez anos o mercado segurador resistiu aos momentos de baixa da economia – “assim foi entre 2008 e 2010” . Coriolano destacou que o Brasil, entre 2010 e 2014, teve políticas de distribuição de renda – “independente de cores partidárias, no período em que governou Luís Inácio Lula da Silva”- ajudaram o setor brasileiro a crescer mais que o PIB (o mercado de seguros cresceu 8,3%, enquanto o PIB 2,3% ). “Houve inegável penetração do seguros nas regiões norte, nordeste e centro-oeste. Já a partir de 2015 e 2017, abateu-se sobre o brasil a mais profunda recessão; mesmo assim o seguro cresceu 2,4% ao ano”, lembrou.

Em seu discurso, o Em 2018, afirmou, haverá ainda importantes decisões regulatórias para o mercado supervisionado pelo órgão, sendo que um dos temas principais em debates é o da aceitação de riscos no exterior pelas resseguradoras locais.

Após a abertura, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, que falou sobre uma agenda política, econômica e social.

Após a fala do ministro, no segundo painel, foi abordado as mobilizadoras sociais com a participação da líder do Movimento Acredito, Tábata Amaral, da diretora-executiva do movimento Nossas Cidades, Alessandra Orofino e da diretora do Instituto Igarapé, Ilona Szabó de Carvalho. O painel foi mediado pelo membro do Conselho de Conduta da CNseg, Julio Bierrenbach. Elas debateram sobre ações sociais no Brasil e falaram sobre os ideias dos movimentos que lideram.

Em painel bastante cheio, o CEO da Austral, Bruno Freire, o chefe da divisão de Resseguros da Susep, Diogo Ornellas e o presidente da Fenaber, Paulo Pereira, falaram sobre a regulamentação do setor de resseguros brasileiro.

Em outra plenária foram discutidas as mudanças climáticas e o seguro agrícola. Esse painel contou com a participação de Daniel Hammer, senior underwriter consultant da Partner Re; Miguel Almeida, head de agro do IRB Brasil Re, e Wady Cury, do grupo BB Mapfre. Os debatedores falaram sobre os acontecimentos climáticos passados e o que pode ser aproveitado para a evolução da área.

Outros assuntos do dia foram a competitividade do setor na América Latina e como funciona o resseguro dentre as diversas cidades pelo mundo, Novidades Regulatórias e o que Esperar e Renovação política.

O primeiro dia do Congresso do Resseguro contou com palestras simultâneas durante a tarde. Outro assunto que despertou interesse dos congressistas foi a palestra Cyber: Aspectos de Risco e Regulação de Sinistro que debateu a necessidade do cyber insurance nos dias de hoje.

Para encerrar a noite o assunto em pauta foi a internacionalização e competitividade do resseguro brasileiro na América Latina que contou com a participação de João Marcelo dos Santos – Santos Bevilaqua Advogados, debatedor, e como coordenador de Mesa, Paulo Eduardo de Freitas Botti, da Terra Brasis Re.

Nesta quarta-feira, dia 11, prosseguem os debates do segundo e último dia do 7º Congresso de Resseguros.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar