Investimentos para 2022: Como começar a investir em imóveis

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gabriela Santos
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia

Final do ano é sempre tempo de rever as metas e traçar os planos para o próximo, inclusive financeiramente. Para os investidores, pode ser um bom momento para pensar em novos segmentos e, para quem deseja adentrar este mundo, é tempo de estudar a melhor área para suas aplicações. O mercado que mais se destacou positivamente durante a pandemia foi o imobiliário, que também deve ter um 2022 promissor.

Um levantamento realizado pela Deloitte e a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), o Indicador de Confiança do setor imobiliário residencial, mostra que, no geral, a procura por imóveis no segundo trimestre deste ano teve um aumento significativo, e que o esperado para os próximos meses é que esse cenário passe a ser de forte aumento. Além disso, das 48 construtoras e incorporadoras entrevistadas para a pesquisa, 97% pretende realizar lançamentos e 83% espera adquirir terrenos nos próximos 12 meses. Outro indicador que mostra o otimismo do setor é o Índice de Confiança na Construção, medido pela Faculdade Getúlio Vargas (FGV), que atingiu, entre junho e julho 95,7 pontos, numa escala que vai de zero a 200.

Esse aquecimento no mercado imobiliário propicia não só a compra de um primeiro imóvel, mas também torna rentável a aquisição de imóveis para investimento. Pensando nisso, o economista e CEO da EEMovel, plataforma de captação de imóveis, Luiz Felipe Cervi, separou quatro dicas para quem quer iniciar nessa modalidade de investimento. Confira abaixo.

Defina uma estratégia

O primeiro passo é definir a estratégia macro, analisando indicadores econômicos, bem como o tipo de operação e imóvel a ser investido (venda ou locação, residencial ou comercial). Na sequência, é importante estudar as microrregiões da cidade, analisando os indicadores de mercado, que são as ofertas, transações, liquidez, market share, pontos de fluxo, público-alvo e variáveis socioeconômicas, por exemplo.

Investir em papel ou em tijolo?

Existem várias opções diferentes relacionadas à rentabilidade com um ativo imobiliário: desde aluguel de curta temporada até construção sob medida, tanto “em papel” quanto “em tijolo”. Os fundos de tijolo são investimentos realizados em imóveis reais e remuneram através da renda de aluguel ou venda com lucro. Já os fundos de papel são formados por títulos ou valores mobiliários ligados ao setor imobiliário e são bem diversificados, podem ser encontrados em diversos formatos, como fundos de desenvolvimento imobiliário, fundos de shoppings e fundos de varejo, por exemplo. O tipo de investimento vai depender da sua estratégia e dos seus objetivos.

Como saber se posso fazer esse tipo de investimento?

Qualquer pessoa que busque renda passiva, valorização ou proteção de capital, já que ativos imobiliários são ótimos para este fim, podem investir no mercado imobiliário. Contudo, a modalidade exige alguns cuidados adicionais. Ao contrário de uma aplicação de renda fixa, a dinâmica de um fundo imobiliário conta com a cobertura de profissionais da área para auxiliar na tomada de decisões, por exemplo.

Como saber se é um bom momento

Além de estudar o seu momento de vida pessoal e profissional, para saber se a rentabilidade vai de encontro aos seus objetivos (como parâmetro, podemos considerar que a locação residencial rende 4% a.a. e a comercial 7% a.a. No caso de uma transação com valor agregado, consideramos algo na faixa de 20%), é necessário estudar o momento do mercado. O mercado imobiliário sempre foi visto como o porto seguro dos investimentos e isso tende a não mudar após a pandemia, por exemplo. Mesmo os setores que mais sofreram durante a fase mais aguda da pandemia já demonstram melhora. Isso significa que esse mercado se recupera muito rápido. A tendência agora é que fique cada vez mais aquecido e, consequentemente, seja um bom momento para investir.