Em um ano de Pix, usuários do PicPay já economizaram R$ 2,3 bilhões em tarifas

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Graziela Lavezo
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia

Usuário que fez Pix no PicPay economizou em média R$130 e mais de 12 horas em filas; Produto já representa 67% das transações de pessoas físicas no app

Após um ano de utilização do Pix, o usuário do PicPay economizou em média cerca de R$130 em tarifas e 12 horas e 30 minutos em filas de bancos. Ao todo, os clientes já economizaram R$ 2,3 bilhões em taxas ao pagar com Pix no PicPay. É o que mostra levantamento da companhia após análise do perfil e comportamento dos que optaram por esse tipo de pagamento nos últimos 12 meses. O número de Pix enviados no PicPay foi comparado com a média das tarifas das transações TED do mercado e com o tempo médio de fila informados pelo Banco Central.

Além da economia de tempo e dinheiro, os dados mostram que os usuários do PicPay aderiram rapidamente à nova transação e aproveitaram a disponibilidade e a conveniência para explorar outros serviços e soluções.

“O PicPay abraçou o Pix. Quando um usuário utiliza o Pix é porque ele confia e enxerga um valor que vai além do pagamento. Por isso, queremos que nossos usuários tenham a melhor e mais rápida experiência ao pagar com Pix pelo PicPay e possam usufruir de todas as vantagens do nosso ecossistema”, conta Danilo Caffaro, diretor de Serviços Financeiros PF do PicPay.

O Pix surgiu para preencher uma lacuna que o PicPay, maior aplicativo de pagamentos do País, já preenche desde 2012: transferência instantânea e disponível 24 horas por dia, todos os dias e sem custos. Desde o surgimento do app, o PicPay permite que seus usuários façam transações entre pessoas (peer-to-peer) dentro da plataforma, o que veio a ser o Pix oito anos depois.

Nos últimos 12 meses, os usuários do aplicativo aproveitaram a disponibilidade do Pix e o utilizaram em maior volume entre 11h e 21h, com picos entre 11h e 12h e das 18h às 19h, fora do horário comercial.

O sistema de pagamentos instantâneos também já ultrapassa TEDs e DOCs em volume e quantidade de transações mensais, e é utilizado por pessoas de todas as faixas etárias, mas sobretudo entre os usuários mais jovens, com destaque para o público de até 30 anos.

Dados sobre a utilização do novo meio de pagamentos instantâneos do Banco Central também mostram que a transação ficou mais popular e democrática ao longo do primeiro ano de utilização à medida que mais pessoas aderiram ao Pix no PicPay. Do lançamento do produto para cá, o ticket médio das transações foi de R$270 para R$165.

Maior engajamento

Desde que o Pix foi lançado, Danilo Caffaro, diretor de Serviços Financeiros PF no PicPay, revela que o novo produto tem ajudado a deixar os usuários mais engajados e gerado novas oportunidades.

“O Pix tem nos afetado muito positivamente, pois facilita a integração entre os participantes do mercado financeiro e amplia a capacidade dos usuários de acessarem diferentes produtos financeiros”, conta o executivo.

Ao longo desses primeiros 365 dias de funcionamento, os números mostram um salto significativo no uso da ferramenta: o que o PicPay enviou de transações nos primeiros 30 dias de implantação do Pix é o montante enviado atualmente em um único dia. Os dados também mostram que a operação representa 67% das transações dos serviços financeiros de pessoas físicas e o volume dessas transações cresce em média 15% ao mês, acima do crescimento médio do mercado, de 12%, segundo o Banco Central.

Além disso, a maioria dos usuários do Pix no PicPay são heavy users. 60% daqueles que optaram por pagar ou receber via Pix, o fizeram de forma recorrente nos últimos 30 dias. Esse tipo de pagamento também gerou maior engajamento entre os usuários: aqueles que adicionaram saldo à carteira por meio do Pix gastaram duas vezes mais e realizaram 2,3 vezes mais transações do que outros usuários.

Para recordar os benefícios e facilidades que chegaram com o produto, o PicPay vai disponibilizar nesta semana para todos os usuários uma retrospectiva sobre o uso do Pix neste um ano de existência. O objetivo é que os usuários descubram seus hábitos de comportamento e quanto o Pix os ajudou a economizar tempo e dinheiro.

SOBRE O PICPAY

Fundado em Vitória (ES) em 2012, o PicPay é uma empresa de tecnologia que nasceu para tornar a vida mais fácil ao reinventar a forma como as pessoas lidam com dinheiro, fazem compras e se comunicam. Em 2015, a empresa foi investida pelo grupo J&F, um dos maiores conglomerados empresariais do Brasil. Atualmente, como o super app brasileiro com maior número de usuários — mais de 55 milhões —, o PicPay busca oferecer produtos e serviços para todos os momentos do dia a dia dos clientes, combinando os benefícios de cinco frentes em uma única plataforma: social, carteira digital, marketplace financeiro, PicPay Store e anúncios. A integração entre serviços financeiros e a possibilidade de interações dentro do aplicativo cria um efeito de rede, impulsionando todas as verticais do negócio.