Brasil,

Adalgisa Campos expõe coleção de mais de 20 anos de medições de seu corpo, objetos e lugares

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Agência Galo
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Imagem: divulgação Imagem: divulgação

“Como medida: uma coleção” reúne obras produzidas por onde a artista paulistana passou e a partir de protocolos e convenções de esquadrinhamentos

Um recorte da intensa produção da artista visual paulistana Adalgisa Campos está em exposição na Chácara Lane/Museu da Cidade de São Paulo (MCSP) localizada na Rua da Consolação. A mostra Como medida: uma coleção fica em cartaz até junho e apresenta mais de uma centena de obras de uma série iniciada no fim dos anos 1990. São trabalhos realizados a partir de esquadrinhamentos que têm o corpo da artista como um referencial de dimensão.

A coleção reúne registros de objetos e locais por onde Adalgisa Campos passou ao longo das últimas décadas: de lugares da infância aos espaços onde expôs seus trabalhos, como França e Alemanha. Sua habilidade para registros é tão instigante quanto subversiva, explica a curadora da exposição, Talita Trizoli. "Adalgisa utiliza uma variedade de técnicas e suportes vinculados ao vocabulário formal do desenho, do gráfico, do construto”.

"Aos poucos fui me apropriando de uma técnica que permite me relacionar com os lugares e as coisas da minha memória de uma forma objetivável e compartilhável", explica. "A cidade, os espaços e os objetos são coisas construídas, portanto, passíveis de serem desconstruídas e reconstruídas. Isso é muito presente na minha prática", completa a artista.

De acordo com a curadora, a coleção foi poucas vezes exibida e a escolha da Chácara Lane é resultado de um encontro fortuito entre o local onde já funcionou o Gabinete do Desenho (na cidade de São Paulo) e uma produção que propõe, no âmbito do desenho, uma reflexão sobre elementos e estruturas compositivas.

As primeiras medições

Um dos primeiros trabalhos da série Medições foi um projeto exposto na Alemanha, no fim dos anos 1990. “Não conhecia o local e pedi que me descrevessem sem apresentação de fotos e outras imagens. Foi ali que surgiu a ideia de construir um desenho do lugar na escala do lugar.

“Podia ter pego a cor, o cheiro, os relatos de quem morou lá, mas optei pelas medidas e construí um desenho na escala real daquele espaço. Essa construção não podia ser no papel. Então decidi costurar. Fiz essa peça em tecido e levei para lá. Foi minha primeira medição”, relembra a artista.

A partir daí, Adalgisa começou a medir outros espaços das cidades por onde passou. “Abri uma caixinha na minha cabeça. O que me interessa não é a medida, mas o ato de medir. É a medição, portanto. Daí o nome da coleção”.

Apesar desses trabalhos serem independentes, Adalgisa começou a considerá-los um conjunto de medições, espaços, objetos e modos de medir. "Essas medidas me permitem justapô-las e construir um novo lugar, de uma forma muito concreta, como colocar o vestíbulo da minha casa ao lado da casa onde meu pai nasceu e da casa em que minha mãe nasceu, todos lugares de cidades diferentes.”

Na exposição da Chácara Lane o público poderá conferir a obra “Apartamento imaginário (os 10 quartos)”, um desenho digital impresso em papel fine art. “As informações dessa obra estão no título: são dez quartos e o apartamento é imaginário. É isso o que eu quero que o público saiba. Para mim é o tipo de informação que basta.”

Coleção de Medições Apartamento imaginário (os 10 quartos), 2015

Desenho digital impresso em papel fine art

A curadora destaca que a mostra reúne obras na escala 1 para 1 do corpo e trabalhos da escala do espaço ocupado. "E tem papeizinhos, de dez centímetros por dez. É uma variedade de dimensões que também dialoga com a lógica da produção". Os materiais são díspares: um caderno, um jornal, desenhos técnicos, papéis gigantes, grafite, lonas, papeis vegetais milimetrados, bastão a óleo, feltro e fotografias.

Corpo e feminismo

Um dos espaços mapeados na coleção é o próprio corpo da artista, que começou a incluir suas medidas em obras a partir de 2015. “Me interesso pelos eixos de alcance, o espaço ocupado em relação ao meu corpo", destaca. "Quem visitar a exposição também tem um corpo e pode observar meu eixo, meu alcance como algo partilhável”.

“Os protocolos de arquitetura foram historicamente estabelecidos por homens. Todo nosso código de medida e linguagem está fundamentado em uma lógica patriarcal. Ainda que a casa seja posta como o grande território da feminilidade, as mulheres não projetam, historicamente, as próprias casas. Quando a Adalgisa migra para o corpo, ela participa de forma subversiva desse jogo de medição”, destaca a curadora.

Nascida em São Paulo, em 1971, a artista é graduada em Arquitetura pela FAU-USP e pós-graduada em Pesquisa Cromática pela École Nationale Supérieure des Arts Décoratifs (Paris). Cursou artes visuais na Universidade de Paris VIII entre 1997 e 1998 e obteve em 2012 o mestrado em Artes pelo Instituto de Artes da Unicamp. Nos últimos 20 anos, desenvolveu obras em que o desenho constitui o eixo estrutural de sua produção. Embora não exerça a profissão de arquiteta, Adalgisa usa metodologias da arquitetura para pensar a relação do espaço.

Sobre o Museu da Cidade de São Paulo

O Museu da Cidade de São Paulo é composto de 12 edifícios e um logradouro construídos entre os séculos 17 e 20, incluindo o conjunto formado pelo Solar da Marquesa de Santos, o Beco do Pinto, a Casa da Imagem e a Chácara Lane, na região central. Essa rede de imóveis é de interesse histórico e estão distribuídos na malha urbana do município, representando um diverso acervo arquitetônico.

Vinculado à Secretaria Municipal de Cultura, o Museu é um espaço de reflexão que tem como objeto principal a cidade de São Paulo, considerando suas manifestações artísticas e culturais, seus bairros, suas ruas, suas tensões sociais e suas edificações como registros documentais da história e das memórias de seus habitantes.

A Chácara Lane foi incorporada pelo Museu da Cidade em 2012 e nela implantou-se o Gabinete do Desenho com o propósito de expor as obras em papel da Coleção de Arte da Cidade. Com o retorno desse acervo ao Centro Cultural São Paulo, a programação de exposições priorizou projetos que apresentem o desenho como forma de pensamento, desdobrando a aplicação do conceito em outras linguagens, como a arquitetura e o design.

SERVIÇO
Como medida: uma coleção
Data: até 09/06/2024
Funcionamento: Terça a domingo, das 09h às 17h
Local: Chácara Lane
Endereço: Rua da Consolação, 1024 – Consolação – São Paulo
http://www.museudacidade.prefeitura.sp.gov.br/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar