Brasil,

10 dicas para evitar acidentes em escadas rolantes

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  InPress Porter Novelli
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

10 dicas para evitar acidentes em escadas rolantes

Ao todo, as estações de trem das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da ViaMobilidade possuem 58 equipamentos

As estações de trem da ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, contam com um total de 58 escadas rolantes. Para embarcar com segurança e evitar acidentes, é preciso seguir algumas recomendações.

Confira 10 dicas para garantir a segurança nas estações ao utilizar as escadas rolantes:

- Nunca sente nos degraus da escada rolante;
- Segure sempre no corrimão;
- Não coloque os pés na lateral do equipamento e mantenha distância dos rodapés da escada;
- Tenha atenção com chinelos, calçados soltos, tênis desamarrados e roupas longas, que podem enroscar nos degraus;
- Crianças devem sempre estar acompanhadas de um adulto;
- Carrinhos de bebê, cadeiras de rodas ou similares não devem ser transportados em escadas rolantes: use o elevador;
- Não utilize o celular durante o uso da escada rolante;
- É proibido transportar bicicletas, carrinhos e materiais de grande volume nas escadas rolantes;
- É proibido apertar o botão de emergência sem necessidade. Utilize-o de forma consciente;
- Não fique parado ou circulando em frente ao local onde as pessoas embarcam ou desembarcam das escadas.

Atividades de reforma e manutenção das escadas rolantes

Com o objetivo de garantir segurança aos passageiros, a ViaMobilidade realiza mensalmente atividades de manutenção preventiva nas escadas rolantes. Assim, são revisados todos os itens de segurança, o que proporciona confiabilidade no uso dos equipamentos.

Além disso, todas as manutenções preventivas são baseadas nas normas vigentes e seguem as recomendações dos respectivos fabricantes. Em 2023, foram realizadas 866 atividades de manutenção preventiva nas escadas rolantes das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.

Até o momento, seis escadas rolantes passaram por reformas. Os equipamentos reformados estão nas estações Osasco, Grajaú, Primavera-Interlagos e Autódromo. A próxima atividade será realizada em Santo Amaro.

Uma das etapas das reformas é substituir os quadros de comando para um sistema mais moderno, resultando numa melhor prestação de serviço. As melhorias fazem parte dos investimentos de R$ 4,1 bilhões previstos somente para os três primeiros anos de concessão. Até o momento, mais de R$ 2,9 bilhões já foram aportados nas duas linhas, que, juntas, contam com 42 estações e transportam diariamente cerca de 800 mil pessoas.

Sobre a ViaMobilidade Linhas 8 e 9

A ViaMobilidade Linhas 8 e 9 é a concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos de São Paulo. A Linha 8-Diamante é composta por 22 estações, ligando Júlio Prestes a Amador Bueno, com integração nas linhas 3-Vermelha e 7-Rubi. Já a Linha 9-Esmeralda, que conecta Mendes-Vila Natal a Osasco, possui 20 estações e faz integração com as linhas 4-Amarela, 5-Lilás e 8-Diamante. E, futuramente, com a Linha 17-Ouro de monotrilho.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar