Brasil,

Handpan: 5 coisas para saber sobre esse instrumento que se transformou em um movimento musical

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dani Pimenta
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Divulgação/Handpan Brasil Festival Divulgação/Handpan Brasil Festival

Com popularidade em ascensão, cultura handpan tem até festivais dedicados ao instrumento

Desde o seu surgimento na virada do milênio, o handpan cativou músicos e ouvintes em todo o mundo com sua sonoridade hipnótica e sua capacidade de transportar as mentes para lugares distantes. Este instrumento único, muitas vezes descrito como uma fusão de tambores e instrumentos de percussão melódica, tem uma história fascinante e continua a ganhar popularidade entre os entusiastas da música.

Desenvolvido na Suíça no início dos anos 2000 e lançado na feira Musikmesse, foi inspirado em instrumentos tradicionais como o steelpan de Trinidad e Tobago e o ghatam indiano. É fabricado em metal, como aço carbono ou aço inox e moldado em forma de cúpula, com depressões cuidadosamente afinadas que produzem diferentes tons quando tocadas com os dedos.

“Em resumo, é muito mais do que apenas um instrumento musical; é uma jornada sonora única e envolvente. Com suas raízes profundas na tradição e sua capacidade de inspirar inovação, o handpan continua a encantar e intrigar músicos e ouvintes em todo o mundo, criando assim uma cultura, um movimento em constante evolução”, explica Lipe Araújo, co-organizador do Handpan Brasil Festival, maior festival da América do Sul voltado à cultura handpan, e que terá sua segunda edição no próximo mês de maio. “Nosso festival tem a missão de fomentar e apoiar a cultura do Handpan no Brasil e América do Sul, tendo em vista a riqueza musical e sensorial que esse instrumento, percussivo e melódico ao mesmo tempo, proporciona para quem toca e quem escuta, e ainda pouco disseminado e explorado na musicalidade brasileira”.

Reunimos abaixo cinco coisas que você precisa saber sobre esse instrumento musical fascinante e que explicam um pouco mais sobre como ele tem se tornado um movimento em todo o mundo. Confira!

1) O handpan é um instrumento versátil

Apesar de sua origem relativamente recente, o handpan encontrou seu lugar em uma ampla variedade de gêneros musicais, incluindo world music, jazz, ambient, e até mesmo música eletrônica. Sua capacidade de criar atmosferas etéreas e ritmos cativantes marcou o seu lugar de destaque entre músicos de todos os estilos.

2) Uma conexão íntima entre músico e instrumento

Tocar handpan é uma experiência tátil e envolvente. Os músicos usam as pontas dos dedos para percutir as depressões do instrumento, produzindo uma variedade de sons melódicos e percussivos. A técnica de toque é delicada e requer prática, mas recompensa os músicos com uma conexão íntima com o instrumento e um som rico e expressivo.
3) Comunidade global

A comunidade de handpan é unida pela paixão compartilhada por este instrumento único. Festivais, encontros e workshops ocorrem em todo o mundo, oferecendo aos músicos a oportunidade de se conectar, aprender e compartilhar experiências. Além disso, através das redes sociais e plataformas online, os entusiastas do handpan podem se conectar e colaborar, independentemente de sua localização geográfica.

4) Desbloqueando o potencial criativo

O handpan oferece infinitas possibilidades criativas para músicos de todos os níveis de habilidade. Desde improvisações introspectivas até performances energéticas em grupo, este instrumento versátil pode inspirar uma ampla gama de expressões musicais. Ao explorar escalas, ritmos e técnicas de toque, os músicos podem desbloquear novas dimensões de sua criatividade e conectar-se mais profundamente com sua própria musicalidade.

5) Customização e personalização

Cada handpan é uma obra de arte única, tanto em termos de sonoridade quanto de estética. Os fabricantes de handpan são verdadeiros artesãos que dedicam-se a criar instrumentos de qualidade excepcional, muitas vezes personalizados de acordo com as preferências do músico. Desde a seleção do tipo de aço até o acabamento final, cada etapa do processo de fabricação é realizada com meticulosa atenção aos detalhes.

Sobre o Handpan Brasil Festival:

O Handpan Brasil Festival tem como missão fomentar e apoiar a cultura do Handpan no Brasil e América do Sul, promovendo a diversidade e o incentivo à cultura handpan. É atualmente o maior festival de handpan da América do Sul e oferece uma oportunidade única para aprender, conhecer, aprimorar e contemplar tudo sobre o instrumento.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar