SEGS Portal Nacional

Veículos

Conforto do ônibus O 302 da Mercedes-Benz fez história na Copa do Mundo de 74

  • Terça, 29 Novembro 2022 18:06
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Imprensa Mercedes-Benz
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

- Há 48 anos, todos os 16 times participantes da Copa foram transportados por monoblocos O 302 da Mercedes-Benz pintados com suas respectivas cores nacionais

- Entre os itens de conforto, o veículo apresentava ar condicionado, sistema de som estéreo e bebidas para os jogadores das seleções
- Chamada de “Close Up” (Vista de Perto), o Museu da Mercedes-Benz apresenta uma série em que cada episódio conta uma história de um de seus veículos em exposição

O Museu da Mercedes-Benz de Stuttgart, na Alemanha, apresenta uma série chamada “Close Up”, em que cada episódio conta uma história surpreendente, empolgante e de bastidores, nas quais são focados os detalhes de algum veículo em exposição. Em clima de Copa do Mundo, o foco desta vez está no ônibus monobloco O 302 da marca que foi utilizado na Copa do Mundo de Futebol de 1974 na Alemanha.

O modelo O 302 para aplicações rodoviárias se destaca na galeria de celebridades do Museu. O design chamativo com o logotipo “WM 74” (Copa do Mundo de 74), a inscrição “BR Deutschland” (República Federal da Alemanha) e a pintura nas cores nacionais preto, vermelho e amarelo dão uma indicação do seu uso anterior. Este foi o ônibus do time da Alemanha Ocidental durante a 10ª Copa, há 48 anos. Os jogos ocorreram de 13 de junho a 7 de julho de 1974 na Alemanha Ocidental. Dezesseis nações participaram daquela edição e cada uma delas tinha o modelo O 302 à sua disposição para todas as viagens, com o nome e cores de seus países. Em cima do teto, bandeiras dos respectivos times esvoaçavam ao vento.

O tecido que cobre os bancos se destaca pelas cores vermelho-laranja. Em cada poltrona há uma capa no descanso de cabeça e os equipamentos incluem cinzeiro em cada banco, banheiro de bordo e uma torneira para cerveja gelada. Sim, os tempos eram outros e fumar ainda era socialmente aceitável, mesmo para os atletas de ponta.

Em seu banco com suspensão, o motorista virava o grande volante de direção preto e olhava para fora por meio de um amplo para-brisa panorâmico. E no banco vizinho deste modelo em exposição, provavelmente o assento era do técnico do time, Helmut Schön, ou talvez do treinador auxiliar Jupp Derwall, ou até mesmo do capitão Franz Beckenbauer. O que se sabe é que cada jogador tinha seu próprio banco.

No que se refere ao design, o logotipo da Copa do Mundo de 1974 na parte externa do ônibus representa uma bola de futebol estilizada. Os mascotes da seleção da Alemanha Ocidental, Tip e Tap (dois meninos sorridentes com bochechas vermelhas), estão na traseira do veículo. Eles foram criados pelo artista gráfico Horst Schäfer de Saarbrücken.

Por três semanas e meia, os jogadores das seleções viajaram para os locais dos jogos nos monoblocos O 302. Depois da Copa do Mundo, marcada pelo bicampeonato da Alemanha, os veículos das 16 seleções passaram a ser utilizados em operações de viagens normais, porém sem o design especial da parte externa. Com isso, alguns traços deles desapareceram, inclusive aquele veículo O 302 que foi usado pelos jogadores da seleção da Alemanha Ocidental. Assim, o ônibus exposto no Museu da Mercedes-Benz é uma réplica fiel – e um dos itens mais populares em exposição ali.

Monobloco O 302 da Mercedes-Benz

O monobloco O 302 foi desenvolvido em 1965 e com ele, a Mercedes-Benz atendia aos requisitos de velocidade, conforto de suspensão e facilidade de condução, além de apresentar pela primeira vez, como equipamento especial, o ar condicionado. Sucesso nas vendas, a Mercedes-Benz produziu mais de 32.000 veículos deste modelo até 1976.

Em relação às configurações do veículo, a suspensão pneumática se tornou item de série a partir de 1971 e o ônibus foi disponibilizado com quatro opções de motores diesel de seis cilindros, aspiração natural e com a potência variando de 93 kW a 176 kW (126 cv a 240 cv). A geração seguinte, o modelo O 303, entrou em produção em 1974, elevando o nível de conforto de viagem para os passageiros.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+VEICULOS ::

Dez 23, 2025 Veículos

Pirelli: Tecnologia Cyber™ Tyre Ganha Reconhecimento…

Dez 23, 2025 Veículos

Ford prepara sua rede para avançar na…

Dez 23, 2025 Veículos

Honda WR-V desponta em buscas dois meses após o…

Dez 22, 2025 Veículos

OMODA & JAECOO anuncia novo Omoda 4 no último trimestre…

Dez 22, 2025 Veículos

Mercedes-Benz conecta tecnologia e praticidade com…

Dez 22, 2025 Veículos

Haval H6, Tank 300 e Haval Dargo lideram em premiação…

Dez 19, 2025 Veículos

Mercedes-Benz intensifica iniciativas globais de…

Dez 19, 2025 Veículos

Jeep e Mopar reforçam a importância do check-up antes…

Dez 19, 2025 Veículos

Ford apresenta as novidades do Mustang GT3 para 2026

Dez 18, 2025 Veículos

Cuidados Com os Pneus Para Tranquilidade nas Viagens de…

Dez 18, 2025 Veículos

Citroën marca presença em último show da turnê…

Dez 18, 2025 Veículos

Novas tecnologias tornam blindagem automotiva mais leve…

Dez 17, 2025 Veículos

OMODA & JAECOO anuncia campanha Summer Service e amplia…

Dez 17, 2025 Veículos

VWCO NEWS: Empreendedorismo Impulsionado Pelo Delivery…

Dez 17, 2025 Veículos

Hyundai conquista o Prêmio Eco, da Amcham, uma das mais…

Dez 16, 2025 Veículos

Vai pegar a estrada? Então é hora de revisar o carro

Mais VEICULOS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version