SEGS Portal Nacional

Veículos

Saiba como escolher o lubrificante certo para o motor

  • Sexta, 18 Novembro 2022 18:36
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gabrielle Pepato
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Divulgação

Motul direciona a escolha do óleo de acordo com a realidade de cada motorista, tipo de uso e veículo

O lubrificante é um dos principais responsáveis pela vida útil dos motores. Além de reduzir o atrito entre partes móveis e evitar o desgaste prematuro dos componentes, o óleo controla a temperatura e mantém a limpeza interna do sistema. Um item tão importante para o veículo merece a atenção dos motoristas no dia a dia, principalmente no que diz respeito ao tipo de lubrificante e ao intervalo de troca determinado pela fabricante do veículo.

A ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) classifica os lubrificantes em três categorias - óleos minerais, semissintéticos e sintéticos, em ordem crescente de qualidade. O que os difere é o tipo de matéria-prima empregada e a formulação, que são mais nobres no óleo sintético. Ele oferece uma resistência maior aos esforços mecânicos e a grandes variações de temperatura, além de ser mais durável e proporcionar melhor desempenho e proteção ao veículo.

“Para escolher o lubrificante certo, sempre recorra às especificações do manual do fabricante e se atente ao grau de viscosidade correto e às normas (API, ILSAC, ACEA e homologações dos fabricantes)”, aconselha Luan Maria, Consumer Marketing Manager da Motul, multinacional francesa especializada em lubrificantes e fluidos de alta tecnologia. “Em linhas gerais, o consumidor deve procurar uma marca que proporcione essas especificações e seja de confiança.”

Tempo de troca do lubrificante

Normalmente, o intervalo de troca do lubrificante recomendado no manual é seguido por mecânicos e motoristas. Para carros, a maioria dos fabricantes recomenda a troca em seis meses ou cinco mil quilômetros para uso severo, e dez mil quilômetros ou um ano para uso normal. Um lubrificante de melhor qualidade irá garantir um motor mais longevo, limpo e econômico durante toda a sua vida útil.

Para motos, o cenário muda bastante dependendo do fabricante e do modelo. Como a condição de uso tem ampla variação, os intervalos podem ser bem mais curtos. Nesses casos, escolher um óleo de boa qualidade é mais impactante para a durabilidade da moto e contribui para um intervalo de troca estendido com segurança. Tanto nos carros como nas motos, é recomendado seguir o plano de manutenção estipulado pela montadora e, se necessário, completar o lubrificante com outro que atenda às mesmas especificações e desempenho daquele já abastecido no veículo.

“A Motul preza por oferecer não apenas produtos de alta qualidade, desempenho e proteção, como também produtos que sejam adequados para cada tipo de veículo, condição de uso e pilotagem”, ressalta Luan. “As exigências de uma moto de trabalho de baixa cilindrada, por exemplo, são completamente diferentes de uma moto de alta cilindrada - mais potente e com grande tecnologia embarcada - por isso, ambos os modelos demandam tipos de lubrificantes distintos.”

Sobre a Motul

Há mais de 165 anos no mercado mundial, a Motul é uma multinacional francesa especializada na formulação, produção e distribuição de lubrificantes e fluidos de alta tecnologia para diferentes segmentos, como carros, motos, pesados, veículos clássicos, agrícolas, náuticos e karts. A empresa também conta com a vertente MotulTech para a oferta de lubrificantes industriais.

A Motul, presente no Brasil desde 1992, tem as pistas como o seu principal laboratório para desenvolver o produto certo para cada aplicação, com apoio a grandes equipes em competições nacionais e internacionais, como Dakar, 24 Horas de Le Mans, FIA World Endurance Championship, Super GT, Drift, MotoGP, World Superbike, MXGP, IOM TT, Imsa, Rallycross, F1 Boat e Sertões.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+VEICULOS ::

Fev 09, 2026 Veículos

Eletrificados leves atingem 15% de participação de…

Fev 09, 2026 Veículos

Frota de caminhões XCIENT a célula de combustível da…

Fev 09, 2026 Veículos

Fórmula E confirma recarga rápida PIT BOOST ao longo da…

Fev 06, 2026 Veículos

Caravana épica com 400 carros saiu do Parque Dream Car…

Fev 06, 2026 Veículos

OMODA & JAECOO lança condição inédita com taxa zero por…

Fev 06, 2026 Veículos

Rampage mostra força e se destaca nos emplacamentos de…

Fev 05, 2026 Veículos

Novo Haval H6 é destaque em live especial da GWM Brasil

Fev 05, 2026 Veículos

Strada obtém ISO 27001 e fortalece confiança na…

Fev 05, 2026 Veículos

Ford Ranger lidera vendas de picapes médias no Paraná…

Fev 04, 2026 Veículos

Jeep cresce em participação de mercado em janeiro com…

Fev 04, 2026 Veículos

Quer vender o carro? Veja os melhores meses para fechar…

Fev 04, 2026 Veículos

Ram Dakota chega ao mercado com amplo pacote de…

Fev 03, 2026 Veículos

Corteco lista cuidados para evitar acidentes em pistas…

Fev 03, 2026 Veículos

Durabilidade não é custo, é estratégia sustentável na…

Fev 03, 2026 Veículos

GWM cresce 70% em janeiro e mantém liderança do Haval H6

Fev 02, 2026 Veículos

Mercedes-Benz eO500U lidera o mercado de ônibus…

Mais VEICULOS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version