SEGS Portal Nacional

Veículos

Conheça os cuidados necessários com a lubrificação de carros híbridos

  • Quarta, 28 Setembro 2022 12:02
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Matheus Correa
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

No mês de agosto, o Brasil atingiu a marca de 100 mil eletrificados emplacados; até 2030, deve ultrapassar os 900 mil

Os veículos híbridos são assim chamados por possuírem dois motores, um a combustão e outro totalmente elétrico, que é acionado no momento da partida do veículo e, após determinada velocidade e exigência de potência, o motor a combustão é acionado. Nesse momento, o óleo lubrificante entra em ação para lubrificar e permitir a mobilidade das peças internas, evitando atritos e preservando a durabilidade do motor.

Segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), no primeiro semestre de 2022, o mercado de eletrificados brasileiro cresceu 47% em comparação com o mesmo período do ano anterior. No último mês de agosto, o país bateu o número de 100 mil eletrificados emplacados. Desse total, cerca de 83% são de modelos híbridos. Previsões indicam que esse número deve continuar subindo, chegando próximo de um milhão de veículos em 2030.

Em linha com os avanços da tecnologia de eletrificação dos carros, as empresas automobilísticas desenvolvem produtos específicos para melhorar o desempenho e gerar uma vida útil de qualidade aos modelos híbridos, como é o caso da indústria de lubrificantes.

Para Pablo Bueno, engenheiro mecânico da YPF Brasil, o desenvolvimento de novos produtos da vertente elétrica é essencial para o avanço da categoria no Brasil: “O número de carros eletrificados está crescendo, principalmente o de carros híbridos. Desenvolver produtos como os óleos lubrificantes para esse nicho, aumenta a confiança do brasileiro na hora de comprar um modelo híbrido”, explica.

Quais óleos lubrificantes são utilizados para motores híbridos?

Atualmente, os lubrificantes para motores híbridos apresentam viscosidade baixa, como 5W-30, 0W-20 ou até mesmo um 0W-16. Eles carregam funções muitos similares aos lubrificantes utilizados em motores a combustão como limpeza, redução de desgaste e controle de temperatura.

Um dos resultados nos motores híbridos é a economia e redução de emissão de poluentes na atmosfera. Nesse sentido, o mercado apresenta uma tendência de redução de motores de maneira geral, seja híbrido ou não. Essa redução é chamada de downsizing, os motores são menores, mas há boa entrega de potência através dos turbos. Essa tendência também foca na economia de combustível e redução de impactos ambientais.

“Aos condutores, os motores híbridos oferecem uma experiência de uso diferenciada em relação aos motores puramente a combustão. Eles sentirão a diferença no bolso”, comenta o engenheiro mecânico.

Existem diferenças entre os lubrificantes para motores a combustão e motores híbridos?

São três as categorias de motorização de eletrificados no Brasil e cada uma possui uma especificação diferente

HEV - elétricos híbridos: Carros com motor a combustão e motor elétrico alimentado por baterias, carregado pela própria energia cinética do veículo.

PHEV - híbridos plug-in: Carros com motor a combustão e motor elétrico alimentado por bateria, carregado por energia elétrica.

BEV - elétricos à bateria: Carros com um motor elétrico alimentado por bateria, carregado por energia elétrica.

Nas motorizações híbridas, o óleo lubrificante percorre todas as partes do motor que são desenvolvidas para combustão, e cada montadora imprime exigências específicas para determinada aplicação. Nesse sentido, a YPF Brasil desenvolveu três produtos específicos da linha Elaion Auro para a categoria de híbridos, sendo eles: Elaion Auro DPF 530, Elaion Auro D1 530 e Elaion Auro D1 020.

Sobre a YPF

A YPF transforma vidas através de energia, uma das maiores empresas produtoras de petróleo e gás da América Latina, sendo a maior empresa Argentina em termos de receita, com quase 100 anos de história e 20.000 colaboradores. Lidera com 54% de market share em lubrificantes no mercado local e soma mais de 1600 postos de combustíveis.

Atua no Brasil desde 1998, possui sede e fábrica em Diadema-SP, com capacidade produtiva de 47 mil toneladas por ano e distribuição em todo país. A marca destaca-se por ser a que mais cresce no mercado brasileiro pelo 3º ano consecutivo, no segmento de lubrificantes, segundo o IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás). Visite o site www.ypf.com.br e conheça as redes sociais para saber mais sobre a história.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+VEICULOS ::

Fev 10, 2026 Veículos

Ford exibe as novas picapes Tremor e tem ofertas…

Fev 10, 2026 Veículos

Stellantis marca presença na 38ª edição do Show Rural…

Fev 10, 2026 Veículos

Fiat Pulse ganha edição especial Lollapalooza Brasil…

Fev 10, 2026 Veículos

Exposição de carros e shows de drift: Parque Dream Car…

Fev 09, 2026 Veículos

Eletrificados leves atingem 15% de participação de…

Fev 09, 2026 Veículos

Frota de caminhões XCIENT a célula de combustível da…

Fev 09, 2026 Veículos

Fórmula E confirma recarga rápida PIT BOOST ao longo da…

Fev 06, 2026 Veículos

Caravana épica com 400 carros saiu do Parque Dream Car…

Fev 06, 2026 Veículos

OMODA & JAECOO lança condição inédita com taxa zero por…

Fev 06, 2026 Veículos

Rampage mostra força e se destaca nos emplacamentos de…

Fev 05, 2026 Veículos

Novo Haval H6 é destaque em live especial da GWM Brasil

Fev 05, 2026 Veículos

Strada obtém ISO 27001 e fortalece confiança na…

Fev 05, 2026 Veículos

Ford Ranger lidera vendas de picapes médias no Paraná…

Fev 04, 2026 Veículos

Jeep cresce em participação de mercado em janeiro com…

Fev 04, 2026 Veículos

Quer vender o carro? Veja os melhores meses para fechar…

Fev 04, 2026 Veículos

Ram Dakota chega ao mercado com amplo pacote de…

Mais VEICULOS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version