SEGS Portal Nacional

Veículos

Do PEUGEOT 604 ao PEUGEOT 5008, os PEUGEOT presidenciais através da história

  • Quinta, 14 Julho 2022 18:55
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Giselli Cardoso
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Representação, comunicação, proteção... o veículo do Presidente da República é muito mais do que um carro! A Peugeot é uma das fornecedoras da Elysée há meio século, desde o PEUGEOT 604 de Valéry Giscard d'Estaing até o PEUGEOT 5008 de Emmanuel Macron. Um pequeno passeio pela história da Quinta República...

Primeiro temos a história mais recente e Emmanuel Macron, o recém-eleito presidente, chegou à sua cerimônia em 14 de julho de 2017 em um PEUGEOT 5008. Ele manteve este carro durante seus primeiros cinco anos no cargo e isso provavelmente faz dele o carro mais filmado e fotografado dos últimos cinco anos. Isso não significa necessariamente que é o mais conhecido. Por razões óbvias de segurança, a Presidência da República impôs sigilo sobre as especificidades do carro. O que sabemos é que este PEUGEOT 5008 foi produzido, como todos os PEUGEOT 5008, pela fábrica da Rennes e depois confiado à Centigon, uma empresa especializada em Breton que realizou o blindagem do veículo. Para o resto, as únicas informações fornecidas dizem respeito ao layout dos bancos traseiros (2 assentos em vez de 3, com um console central específico), o encaixe dos pisca-piscas dianteiros na grade do radiador e o emblema da Presidência da República foi afixado na carroceria. Todo o resto é ultrassecreto!

O pioneiro: Peugeot 156 de Alexandre Millerand

A "pré-história" da Peugeot e da República Francesa começou na década de 1920. Eleito Presidente da República em 23 de setembro de 1920, Alexandre Millerand dirigiu um Peugeot Type 156 a partir de 1921. O Type 156 foi o primeiro carro a ser fabricado em Sochaux e foi o topo de gama da marca na época, com um impressionante motor de 6 cilindros em linha de 5.954 cm3 ... 25 cavalos de potência.

Peugeot 604 de Valéry Giscard d'Estaing

Mais de meio século depois, foi um entusiasta de condução, carro e PEUGEOT que foi eleito pelos franceses como seu presidente. Valéry Giscard d'Estaing trouxe a Peugeot para o Palácio Elysée em 1975, ano em que o novo carro-chefe da marca, o PEUGEOT 604, foi lançado. Outra inovação solicitada por um chefe de Estado decididamente moderno: os carros do presidente não eram mais pretos, mas "verde musgo".

Quatro PEUGEOT 604 foram encomendados pelo Palácio Elysée durante o mandato de sete anos. Três deles eram modelos de produção, versões SL topo de gama alimentadas pelo V6 de 2,6 litros e 136 cavalos, que o presidente às vezes gostava de dirigir sozinho. Ao lado deles, uma LIMUSINE PRESIDENCIAL PEUGEOT 604 é reservada para ocasiões cerimoniais. Feito em colaboração com o construtor de ônibus Heuliez, ele tem uma distância entre-eixos alongada em 62 centímetros, beneficiando os bancos traseiros luxuosamente equipados, e um teto coberto com imitação preta.

O Peugeot 605 limusine blindada sob François Mitterrand

Em 1991, o Palácio Elysée adquiriu um PEUGEOT 605 que havia sido alongado e blindado pela empresa Breton Labbé (que mais tarde se tornou Centigon, a empresa que preparou o PEUGEOT 5008 presidencial). Este modelo foi equipado com um motor V6 de 170 cv, e foi equipado com blindagem de aço de alta resistência e janelas feitas de vidro à prova de balas e composto de policarbonato. Em números: 2.500 kg, que é 1.000 kg a mais que o padrão 605 V6! Esta limusine foi usada principalmente por chefes de Estado hospedados na França, como Mikhail Gorbachev, Hosni Mubarak e o Papa João Paulo II.

Os modelos Chirac Peugeot

Durante sua passagem de doze anos no Palácio Elysée, Jacques Chirac usava regularmente o PEUGEOT 607 que se juntou à Presidência da República na frota de carros. Mas o PEUGEOT que, sem dúvida, fez a maior impressão sobre os franceses naquela época foi o PEUGEOT 205 SR vermelho, 1984, que a esposa do presidente dirigiu nas estradas de Corrèze...

Peugeot 607 Paladine de Nicolas Sarkozy

O PEUGEOT 607 Paladine foi provavelmente o carro presidencial mais espetacular e de curta duração da Quinta República. Em 2007, a equipe de Nicolas Sarkozy estava procurando um veículo que simbolizasse a renovação e a modernidade quando o novo presidente dirigiu até a Champs Elysées no dia de sua posse. Alguém pensou no PEUGEOT 607 Paladine concept car apresentado no Salão de Genebra de 2000. Produzido para a PEUGEOT pelo construtor de ônibus Heuliez, este espetacular 607 é uma limusine medindo mais de 5 metros transformada em um landaulet com um teto de vidro retrátil cobrindo os bancos traseiros. O interior é luxuosamente equipado pelo estofador Hermès com magnífico couro azul e creme, uma barra, duas poltronas eletricamente ajustáveis para os passageiros ilustres e um assento dobrável com as costas para a estrada para um companheiro.

A pedido da equipe de Nicolas Sarkozy, o PEUGEOT 607 Paladine foi levado do Museu Peugeot e, em 16 de maio de 2007, a França e o mundo ficaram surpresos ao vê-lo na Champs-Elysées. Apesar das muitas mudanças que sofreu, o carro ainda é tão elegante quanto o PEUGEOT 607 padrão. Por outro lado, a instalação do mecanismo de teto retrátil significava que o tanque de combustível tinha que ser menor: sua capacidade agora é de apenas 6 litros. O que não era um problema para um carro conceito rapidamente se tornou um desafio ao usá-lo regularmente, dado o peso do carro e a “sede”de seu motor V6. Por isso, decidiu-se não usar mais o PEUGEOT 607 Paladine.

Perguntas presidenciais

Uma ou duas bandeiras? O protocolo define precisamente a "decoração" do carro presidencial. Quando o Presidente da República está no carro em uma ocasião oficial, o carro

é decorado com uma bandeira francesa presa à frente direita do veículo no lado onde o Chefe de Estado entra e sai. Quando um segundo Chefe de Estado ou governo está com o presidente francês, a bandeira de seu país é fixada para o lado esquerdo dianteiro, do lado onde ele entra e sai do veículo.

Qual placa? Até a década de 1970, o Palácio Elysée tinha o uso reservado de placas numéricas 1PR75 a 5PR75 para o carro do presidente. Vários veículos foram registrados no 1PR75. Essa tradição chegou ao fim, e os carros presidenciais agora carregam placas de número normais atribuídas cronologicamente, como para todos os veículos, pelo Serviço de Registro de Veículos.

O que acontece com os carros depois que o presidente sai? Não há nenhuma regra. Alguns são mantidos na piscina de carros Elysée, outros são vendidos ou entregues a museus. Por exemplo, a limusine Peugeot 156 da Millerand, a limusine PEUGEOT 604 da Giscard d'Estaing, a limusine PEUGEOT 605 da Mitterrand e a PEUGEOT 607 Paladine são mantidas pelo Musée de l'Aventure Peugeot.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+VEICULOS ::

Dez 19, 2025 Veículos

Mercedes-Benz intensifica iniciativas globais de…

Dez 19, 2025 Veículos

Jeep e Mopar reforçam a importância do check-up antes…

Dez 19, 2025 Veículos

Ford apresenta as novidades do Mustang GT3 para 2026

Dez 18, 2025 Veículos

Cuidados Com os Pneus Para Tranquilidade nas Viagens de…

Dez 18, 2025 Veículos

Citroën marca presença em último show da turnê…

Dez 18, 2025 Veículos

Novas tecnologias tornam blindagem automotiva mais leve…

Dez 17, 2025 Veículos

OMODA & JAECOO anuncia campanha Summer Service e amplia…

Dez 17, 2025 Veículos

VWCO NEWS: Empreendedorismo Impulsionado Pelo Delivery…

Dez 17, 2025 Veículos

Hyundai conquista o Prêmio Eco, da Amcham, uma das mais…

Dez 16, 2025 Veículos

Vai pegar a estrada? Então é hora de revisar o carro

Dez 16, 2025 Veículos

Mercedes-Benz comemora 140 anos do automóvel e 130 anos…

Dez 16, 2025 Veículos

HooH defende isenção de estacionamento para motoristas…

Dez 15, 2025 Veículos

Peugeot e Mopar garantem viagem de férias com…

Dez 15, 2025 Veículos

OMODA & JAECOO realiza Christmas Day em clima de…

Dez 15, 2025 Veículos

Audi Revolut F1 Team é o nome oficial da marca das…

Dez 12, 2025 Veículos

Revisão veicular preventiva contribui para reduzir os…

Mais VEICULOS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version