Custo de combustível é o principal desafio para os gestores de frotas, aponta pesquisa brasileira
Estudo Tendências para a Gestão de Frotas em 2022 mostra que segurança, capacitação profissional e redução de custos são preocupações dos gestores do setor
Levantamento é realizado pela Trimble Transportation Latam em parceria com a Younder EdTech
Leganda em Arial, tamanho 12, em itálico e na cor preta. Colocar a imagem nas dimensões mostradas acima: Largura 600 com altura no automático
As empresas do setor de transporte têm o custo do combustível como um dos seus principais desafios e a redução de custo como uma das suas prioridades. Esses fatores - que estão ainda mais em discussão após o último aumento de 24,9% no valor do diesel, anunciado no início de março - já eram apontados como prioridade por gestores de frotas no último levantamento Tendências para a Gestão de Frotas em 2022. A pesquisa é realizada anualmente pela Trimble Transportation Latam, referência em soluções de tecnologia para gestão de frota, em parceria com a plataforma digital de educação Younder EdTech.
Segundo o levantamento, que contou com a participação de 200 profissionais do setor de transportes entre os meses de novembro de 2021 e janeiro de 2022, o principal desafio para o setor é o custo do combustível, citado por 71,43% dos participantes.
Para Ana Paula Delchiaro, gerente de Marketing da Trimble Transportation Latam, a pesquisa retrata o aumento do diesel ao longo de 2021, que foi de 46,8%, segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e de Biocombustíveis (ANP). “Combustível é uma variável que interfere diretamente no lucro das empresas de transportes, por isso, em momentos como o atual, com aumentos representativos, esse fator ganha atenção dos gestores de frotas, que buscam soluções, muitas vezes, tecnológicas, para amenizar os impactos.
Em outra questão da pesquisa os entrevistados apontaram que a redução de custos é um fator de prioridade para as empresas, sendo citada por 77,83% dos respondentes. De acordo com Delchiaro, “O uso de tecnologias adequadas, uma equipe bem treinada e a gestão de comportamentos no trânsito pode reduzir ‘custos ocultos’ de combustível, como àqueles causados por RPM excessivo, acelerações e freadas bruscas, desvios de rota, veículo parado com motor ligado, entre outros”, afirma.
O levantamento também apontou que segurança e capacitação dos motoristas são as duas primeiras prioridades apontadas pelos gestores de frotas, sendo citada respectivamente por 87,6% e 83,2%. Delchiaro comenta que os dois itens andam juntos, uma vez que um dos pré-requisitos para se ter mais segurança é a mudança de comportamento e engajamento entre embarcadores, transportadores e motoristas. “O aumento na preocupação com a segurança está relacionado à maturidade da gestão de frotas das empresas e ao nível de preocupação com os impactos dos acidentes”, afirma.
Segundo a pesquisa, para apoiar a operação e buscar um melhor gerenciamento das frotas, os profissionais da área utilizam tecnologias como rastreamento, telemetria, gestão de combustível, controle de jornada e gestão de manutenção.
Tecnologia é chave
O levantamento também diagnosticou as tendências do setor para o ano de 2022. Para os profissionais de gestão de frotas, a tecnologia contribuirá com a eficiência operacional, apoiando a execução de processos-chave como gestão de combustível, monitoramento e controle de ocorrências com o veículo, carga ou motorista e manutenção de veículos.
A tecnologia também auxilia os profissionais proporcionando maior agilidade na tomada de decisão. Por meio do apoio à integração de diferentes fontes de dados, ferramentas atualizadas fornecem informações em tempo real e permitem automatizar processos e a conexão com áreas remotas. Esse conjunto permite à empresa mais transparência e rapidez na entrega de informações complexas e valiosas.
As soluções presentes no mercado contribuem diretamente para esses benefícios, ressalta Ana Paula. “A tecnologia de monitoramento por vídeo, por exemplo, pode ser integrada à telemetria para potencializar a análise de informações, pois possibilita comparar eventos da telemetria (frenagens, acelerações, curvas bruscas etc.) às imagens captadas pelo vídeo no mesmo momento. Assim, é possível compreender o que motivou o desvio”, conclui.
Investimentos
Os profissionais da área de logística entendem que há abertura para implantação de novas tecnologias que apoiem a gestão de frotas em suas empresas. Mais de 60% dos entrevistados pretendem realizar algum tipo de investimento na área. Soluções como o sensor de fadiga e a telemetria aparecem entre as cinco ferramentas prioritárias para investimento em 2022. A Trimble Transportation Latam, responsável pela execução da pesquisa, oferece ao mercado estas e outras soluções tecnológicas para o setor de transportes. Empresas que implantaram as soluções da marca conquistaram resultados como zero acidentes fatais, 87% de redução de casos de fadiga e 78% de redução em ocorrências de excesso de velocidade.
Conheça as soluções da Trimble Transportation criadas para contribuir para o gerenciamento de frotas. Acesse https://tl.trimble.com/.
O Relatório Tendências para a Gestão de Frotas em 2022 pode ser acessado pelo site https://bit.ly/3tT3HLO.
Sobre a Trimble:
A Trimble desenvolve tecnologias para transformar e melhorar o modo como o mundo trabalha. Com a integração de dados de posicionamento, transmissão em tempo real e processamento de informações, a Trimble oferece a solução completa de ponta a ponta para ampliar a produtividade, segurança e sustentabilidade em projetos para indústrias e governos. Presente com seus produtos no país há mais de três décadas, a Trimble contribui com suas soluções para que o Brasil explore o máximo de seu potencial de desenvolvimento nas áreas de agricultura, construção civil pesada, transporte e logística, aplicações geoespaciais e construções verticais. Fundada em 1978, a Trimble está sediada em Sunnyvale, Califórnia. Para mais informações, visite: www.trimble.com.br.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>