SEGS Portal Nacional

Veículos

5 dicas para evitar problemas com o frete ao vender pela internet

  • Sexta, 26 Março 2021 14:28
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariah Freitas
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Especialista em logística para e-commerce explica que avaria e extravio de carga estão entre as maiores preocupações dos lojistas;

Algumas atitudes podem evitar ou ao menos amenizar as ocorrências negativas nas lojas

Com a expectativa de crescimento do e-commerce de 32% em 2021 - de acordo com relatório da XP Investimentos - o número de empresas que precisam entregar com eficiência cresce no Brasil, assim como a quantidade de clientes que irão recorrer à compra online. Neste vai e vém de pedidos, a logística de entrega é parte decisiva da experiência do consumidor: atrasos, falta de comunicação e avaria na mercadoria são fatores que prejudicam a reputação da loja.

Para Éder Medeiros – CEO do Melhor Envio - startup de gestão de fretes que ajuda empreendedores a otimizarem tempo e ganharem competitividade com fretes mais baratos e automatizados – é possível evitar problemas na entrega com ações simples que devem fazer parte da rotina dos vendedores. “Avaria e extravio de carga estão entre as maiores preocupações dos lojistas. Imprevistos podem acontecer, porém, algumas atitudes podem evitar ou ao menos amenizar as ocorrências”, comenta o especialista.

Ainda segundo Éder, algumas medidas podem ser adotadas no preparo da encomenda para evitar danos. Logo, o mais importante é que o empreendedor esteja atento que a venda só termina na entrega e por isso, acompanhar o rastreamento da encomenda, além de contar com uma plataforma que ofereça o suporte necessário, é fundamental para que a experiência do usuário seja completa.

Tenha uma comunicação clara

A comunicação clara e constante com o cliente é essencial para evitar contratempos. Por e-mail, SMS ou WhatsApp, é preciso enviar atualizações constantes sobre cada etapa da compra realizada - o que fortalece a confiança e traz mais proximidade. O e-commerce também deve garantir que as ferramentas importantes para a entrega dos produtos estejam ao alcance do público. Se a loja mantém um diálogo aberto com o cliente, mesmo que haja problemas no envio, é provável que ele faça uma avaliação positiva da experiência.

Aposte no código de rastreio

O código de rastreio mostra o caminho da postagem do produto até a chegada na casa do cliente. Este código deve ser compartilhado com o consumidor, para que ele também possa ficar atento à movimentação do pacote – e se sentir mais seguro sobre o cumprimento do prazo de entrega. Além de ser uma ótima maneira de reduzir a ansiedade gerada pela espera do produto, isso aumenta a relação de confiança entre cliente e loja virtual.

Escolha o parceiro certo

Ter um parceiro logístico para automatizar a gestão do frete é uma dica muito importante.O Melhor Envio, por exemplo, faz a intermediação entre o lojista e várias transportadoras no momento da contratação do frete, ajudando na gestão inteligente de entregas e oferecendo as melhores condições. Entre os pontos altos está a desburocratização do acesso aos serviços, pois, através da plataforma, os lojistas ficam livres de precisar negociar contratos individuais com cada transportadora. Isso resolve o problema de empreendedores que ainda não têm um volume alto de vendas para conseguir condições vantajosas diretamente com as empresas de transporte, por exemplo.

Peça para seu cliente não aceitar produtos com avarias ou violação

As transportadoras têm políticas diferentes sobre a indenização por avarias ou danos nos produtos. Em alguns casos, a solicitação só é aceita se o destinatário identificar o problema no momento em que recebe a encomenda. Por vezes, é necessário até mesmo recusar o recebimento. Neste caso, o lojista precisa deixar claro que a responsabilidade da entrega é da transportadora parceira, orientando seu cliente a como proceder.

Tenha atenção ao endereço de entrega informado

Para que o produto chegue até o cliente, é super importante que todas as informações sobre o endereço do destinatário estejam corretas. O primeiro motivo para essa atenção é, claro, garantir o sucesso do frete da compra até a entrega do produto. Mas é bom lembrar que informações desencontradas também podem resultar em custos extras, principalmente com taxas de reentrega ou devolução.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+VEICULOS ::

Fev 11, 2026 Veículos

Vai viajar no Carnaval? O erro que muitos motoristas…

Fev 11, 2026 Veículos

Mercedes-Benz Sprinter lidera o mercado de vans de…

Fev 11, 2026 Veículos

Carnaval exige atenção redobrada nas estradas

Fev 10, 2026 Veículos

Ford exibe as novas picapes Tremor e tem ofertas…

Fev 10, 2026 Veículos

Stellantis marca presença na 38ª edição do Show Rural…

Fev 10, 2026 Veículos

Fiat Pulse ganha edição especial Lollapalooza Brasil…

Fev 10, 2026 Veículos

Exposição de carros e shows de drift: Parque Dream Car…

Fev 09, 2026 Veículos

Eletrificados leves atingem 15% de participação de…

Fev 09, 2026 Veículos

Frota de caminhões XCIENT a célula de combustível da…

Fev 09, 2026 Veículos

Fórmula E confirma recarga rápida PIT BOOST ao longo da…

Fev 06, 2026 Veículos

Caravana épica com 400 carros saiu do Parque Dream Car…

Fev 06, 2026 Veículos

OMODA & JAECOO lança condição inédita com taxa zero por…

Fev 06, 2026 Veículos

Rampage mostra força e se destaca nos emplacamentos de…

Fev 05, 2026 Veículos

Novo Haval H6 é destaque em live especial da GWM Brasil

Fev 05, 2026 Veículos

Strada obtém ISO 27001 e fortalece confiança na…

Fev 05, 2026 Veículos

Ford Ranger lidera vendas de picapes médias no Paraná…

Mais VEICULOS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version