SEGS Portal Nacional

Veículos

Fiat apresenta identidade sonora

  • Quinta, 25 Fevereiro 2021 08:22
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Stellantis
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

• Marca inova ao criar DNA sonoro e sound logo, definindo novas experiências de conexão com o consumidor.

• Projeto foi desenvolvido no Brasil e faz parte do amplo processo de reposicionamento da marca.
• Pop e com inspiração nas raízes italianas, o sound logo Fiat expressa a essência da marca através do som.
• Novo sound logo é tema do primeiro podcast da Stellantis.

Ressignificar o papel da voz e da música para criar momentos de maior conexão com o público. Guiada por esse propósito, a Fiat lança, no Brasil, sua identidade sonora. O trabalho faz parte do amplo processo de reposicionamento da marca que teve, em um primeiro momento, a apresentação do novo logotipo e da Fiat Flag, e agora evolui com a criação do DNA sonoro e do sound logo.

“A Fiat é ítalo-brasileira, pop, encantadora e espontânea. Nosso objetivo é levar a percepção da Fiat a um novo patamar, tornando a marca mais forte, desejada e reconhecida em todos os pontos de contato com o consumidor. Por isso, a relevância da personalidade da marca também ser aplicada à experiência sonora”, afirma Herlander Zola, diretor do Brand Fiat e Operações Comerciais Brasil.

É a primeira vez que a Fiat tem uma marca sonora. O projeto durou mais de um ano, liderada pela área de User Experience (UX) do Stellantis Design Center South America, com criação do conceito e direcionamento estratégico sonoro pela empresa brasileira Soundthinkers. Ao longo do processo, uma ampla pesquisa com consumidores guiou designers, fonoaudiólogos, produtores musicais e atores de voz na busca de caminhos para transformar a experiência do consumidor da Fiat através do som. “Nosso desafio não foi criar uma nova identidade, mas traduzir a atitude e a linguagem da Fiat em uma identidade sonora própria, construindo direcionadores de como a marca vai agir e se expressar através da música e da voz”, destaca Leandro Alvarenga, Head of User Experience Design da Stellantis South America.

No universo da música, a associação da Fiat é com a cultura pop, revelada através de diferentes moods que se conectam a cada estado de espírito. “Vamos buscar artistas atemporais ligadas à cultura pop. E para reforçar a personalidade democrática, diversa e espontânea, os territórios explorados pela marca são dos artistas ainda não descobertos e da criação de misturas e novos arranjos para gerar experiências sonoras originais”, explica Paulo Dytz, CEO da Soundthinkers.

Em relação às vozes, o tom é da diversidade com alternância de gêneros, criando um novo jeito da Fiat falar que se aproxima das pessoas. É uma voz natural que utiliza linguagem coloquial para conversar com todos os públicos.

“Estamos no meio de uma das maiores transformações do mundo. E isso não tem refletido somente na forma como criamos produtos e serviços, mas principalmente como construímos relacionamentos com os públicos. A voz e a música são percepções emocionais e importantes gatilhos para criar uma experiência afetiva com a marca. Buscamos o efeito Fiat, como uma ‘impressão digital sonora’ para encantar”, completa Peter Fassbender, diretor do Stellantis Design Center South America.

SOUND LOGO

Com o DNA sonoro definido, o próximo passo foi a criação do sound logo Fiat, que resultou da mistura entre a melodia e a sonic flag. Inspirada no portamento, expressão musical originada principalmente do italiano, que denota ato ou efeito de portar ou conduzir, a sonic flag funciona como gatilho sonoro, servindo de base para a melodia que, por sua vez, é representada pela sequência de quatro notas. Juntas, provocam uma conexão emocional, memorável e universal

As próximas campanhas da Fiat já terão a nova identidade sonora da marca. “A publicidade é um dos pilares fundamentais para a amplificação da nova imagem da Fiat, e o sound logo é parte desse processo. A jornada de experiência do usuário vai além de aspectos verbais e visuais, mas também sonoro, que é parte importante da comunicação humana. A nova identidade sonora da Fiat possui o tom de diversidade, criando uma forma autêntica das pessoas lembrarem e se identificarem com a marca”, diz Frederico Battaglia, Chief Marketing Officer (CMO) da Stellantis South America.

De forma orgânica, o sound logo Fiat poderá receber variações de timbres, texturas e instrumentos de acordo com cada produto e campanha, adequando-se aos diferentes caminhos por onde a marca passa. “Este é só o primeiro passo de um pensamento amplo da marca Fiat em todos os pontos de contato sonoros com o cliente final”, completa Zola.

STELLANTIS PODCAST

O sound logo da Fiat é o tema do episódio de estreia do Stellantis Podcast (https://anchor.fm/stellantislatam), iniciativa dedicada à imprensa e aos interessados pelo universo da mobilidade. Com episódios mensais, o programa traz conversas rápidas com as grandes fontes e especialistas da organização.

O Stellantis Podcast tem licença de uso livre. É um conteúdo desenvolvido para a audiência se atualizar, mas também extrair informações e trechos das conversas para seus próprios podcasts, matérias e outros produtos editoriais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+VEICULOS ::

Dez 18, 2025 Veículos

Cuidados Com os Pneus Para Tranquilidade nas Viagens de…

Dez 18, 2025 Veículos

Citroën marca presença em último show da turnê…

Dez 18, 2025 Veículos

Novas tecnologias tornam blindagem automotiva mais leve…

Dez 17, 2025 Veículos

OMODA & JAECOO anuncia campanha Summer Service e amplia…

Dez 17, 2025 Veículos

VWCO NEWS: Empreendedorismo Impulsionado Pelo Delivery…

Dez 17, 2025 Veículos

Hyundai conquista o Prêmio Eco, da Amcham, uma das mais…

Dez 16, 2025 Veículos

Vai pegar a estrada? Então é hora de revisar o carro

Dez 16, 2025 Veículos

Mercedes-Benz comemora 140 anos do automóvel e 130 anos…

Dez 16, 2025 Veículos

HooH defende isenção de estacionamento para motoristas…

Dez 15, 2025 Veículos

Peugeot e Mopar garantem viagem de férias com…

Dez 15, 2025 Veículos

OMODA & JAECOO realiza Christmas Day em clima de…

Dez 15, 2025 Veículos

Audi Revolut F1 Team é o nome oficial da marca das…

Dez 12, 2025 Veículos

Revisão veicular preventiva contribui para reduzir os…

Dez 12, 2025 Veículos

Motorista brasileiro usa em média 2 aplicativos para…

Dez 12, 2025 Veículos

Haval H6 2026 estreia em MG e MS com upgrades feitos…

Dez 11, 2025 Veículos

Fórmula E mantém certificação ISO 9001, reforçando…

Mais VEICULOS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version