Microsoft e GM: parcerias em carros autônomos
Vivaldo José Breternitz
A montadora de veículos autônomos Cruise e sua acionista majoritária General Motors anunciaram a formação de uma parceria com a Microsoft para acelerar o lançamento de veículos sem motorista. A parceria foi definida como "um relacionamento estratégico, de longo prazo", com a GM comprometendo-se também a utilizar a Microsoft como seu fornecedor preferencial de serviços de computação na nuvem.
A Microsoft se juntará à GM, Honda e a investidores institucionais, fazendo um investimento de mais de US$ 2 bilhões na Cruise. O mercado de ações gostou da informação, com as ações da GM subindo 8,2% logo após o anúncio da parceria.
O novo investimento torna a Cruise a maior e talvez a mais avançada das empresas que desenvolvem veículos autônomos; em dezembro de 2020, a empresa começou a testar seus veículos Chevrolet Bolt nas ruas de San Francisco, sem a presença de um motorista humano.
A Cruise usará a Azure, plataforma de computação em nuvem da Microsoft, para seus veículos autônomos; outras montadoras, como a Volkswagen e a Toyota, já usam a Azure para outras operações e serviços.
A GM trabalhará com a Microsoft para acelerar suas iniciativas de digitalização, incluindo o uso de inteligência artificial e explorar oportunidades para agilizar as operações em cadeias de suprimentos e lançar serviços como robotáxis e entregas last mile.
Parece ser uma relação do tipo ganha-ganha: para a Microsoft significa começar a envolver-se efetivamente no campo dos veículos autônomos e fechar as portas da GM a um de seus maiores concorrentes, o Google, que tem sua própria operação de desenvolvimento desses veículos, a Waymo.
Vivaldo José Breternitz é professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie
A Universidade Presbiteriana Mackenzie está na 103º posição entre as melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. Possui três campino estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pelo Mackenzie contemplam Graduação, Pós-Graduação Mestrado e Doutorado, Pós-Graduação Especialização, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.
Em 2021, serão comemorados os 150 anos da instituição no Brasil. Ao longo deste período, a instituição manteve-se fiel aos valores confessionais vinculados à sua origem na Igreja Presbiteriana do Brasil.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>