SEGS Portal Nacional

Veículos

Automobilismo virtual cresce atraindo pilotos profissionais e investimentos de grandes marcas

  • Quinta, 28 Janeiro 2021 18:05
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maria Emilia Silveira
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Maxon Oil é a patrocinadora oficial da Kings of Asphalt (Koa), equipe de ponta do automobilismo virtual brasileiro - Divulgação

A Maxon Oil, gigante do mercado brasileiro de lubrificantes, é a principal apoiadora da Kings of Asphalt, que já reúne 70 pilotos e títulos

O ano de 2020 foi bastante complicado para o esporte em geral. Mas, assim como aconteceu com diversos setores da economia, alguns nichos cresceram em ritmo intenso e avançam para 2021 com projeção ainda mais positiva. É o caso do Automobilismo Virtual (AV), que todos os dias atrai novos pilotos, entre iniciantes e profissionais, e marcas interessadas em serem pioneiras no apoio aos eSports.

A Maxon Oil, gigante do mercado nacional de lubrificantes e patrocinadora das pistas reais em diversas categorias, acaba de anunciar o patrocínio à Kings of Asphalt (Koa), equipe de ponta do automobilismo virtual brasileiro. A Koa, como é carinhosamente chamada, conta com grandes nomes das pistas online e reais, como Adriano Carraza, piloto top 10 do mundo; Rodrigo Lorenzo, piloto top 16 das Américas; Wendell Parra, multicampeão no simulador Iracing; Marco Brasil, entre os Top 10 nacional na Indy pelo iRacing e outros nomes como Lorenzo Roth, Top3 Stock Brasil Profissional e seis vezes campeão da Stock Car.

Em 2021 a Koa vai disputar os campeonatos Iracing Brasil, J6, ApexGT, e-pilotos, BTS, e-Sports, OKBR, Warmup eSports e Virtual Challenger. A equipe é a única multiplataforma do segmento e reúne mais de 70 pilotos, entre iniciantes e profissionais. “Nossa expectativa para 2021 é nos consolidarmos como a maior equipe multiplataforma do Brasil e ampliarmos os contratos com pilotos”, conta Bruno Brochveld, sócio da Koa ao lado de Fernando Albertoni.

O Brasil é o terceiro mercado mundial de gamers e entusiastas em eSportes, atingindo uma audiência impressionante de 75 milhões de pessoas. Apoios como esse da Maxon Oil à Koa tornam a estrutura cada vez mais profissional e democrática. “O ambiente virtual é a maneira mais rápida de popularizar o automobilismo, tradicionalmente reconhecido por ser um esporte caro. Agora todo tipo de pessoa, de uma forma muito mais acessível, pode disputar uma corrida e exercer sua paixão. Temos no país grandes talentos em eSportes e a Maxon Oil faz questão de ser uma incentivadora” conta Edson Reis, CEO da Maxon e piloto da Copa HB20.

Profissionalização

Segundo Brochveld, a remuneração de pilotos das pistas virtuais varia entre premiações e salários, com valores que vão de R$ 300 a R$ 10 mil por mês. “A grande diferença é que o investimento para entrar no esporte chega a ser mil por cento mais barato que o automobilismo real”, explica.

“Com um controle de vídeo game você já consegue participar. Tirando o fato de que não estará dentro de um carro real, todo o resto da experiência é muito similar a das pistas físicas, incluindo o esforço físico, a necessidade de preparar o carro para a corrida, a emoção de cada etapa”, completa Albertoni.

Assim como o automobilismo tradicional, o virtual se divide em diversas ligas e categorias. São cerca de quatro temporadas por ano, com corridas semanais, geralmente transmitidas pelo YouTube.

“Este ano muitos pilotos profissionais famosos foram parar no AV durante a pandemia. Por outro lado, também temos casos de pilotos de pistas virtuais que conquistaram espaço nas pistas reais por conta do seu desempenho no online. Um deles é o Igor Fraga, que foi parar na Fórmula 3 graças a um título na Gran Turismo”, lembra Brochveld.

Sobre a Maxon Oil

A Teclub Maxon Oil é hoje a sexta marca que mais vende na Região Sul e a 10ª no país dentro do mercado automotivo, diante de um mercado com 276 players registrados, atuando ao lado de gigantes como Petrobras, Texaco, Ipiranga, Mobil, Shell, entre outros. Em 2020 a empresa vai fechar o ano com mais de 15 milhões de litros de lubrificantes vendidos , ancorada na qualidade dos produtos desenvolvidos no Centro de Tecnologia & Qualidade Maxon Oil, com fornecedores homologados pela SAE (Society of Automotive Engineers), pela API (Association des Constructeurs Européens de l´Automobile) e pela Jaso (Japanese Automobile Standarts Organization), instituições mundialmente reconhecidas e que padronizam as classificações do desempenho dos lubrificantes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+VEICULOS ::

Fev 11, 2026 Veículos

Vai viajar no Carnaval? O erro que muitos motoristas…

Fev 11, 2026 Veículos

Mercedes-Benz Sprinter lidera o mercado de vans de…

Fev 11, 2026 Veículos

Carnaval exige atenção redobrada nas estradas

Fev 10, 2026 Veículos

Ford exibe as novas picapes Tremor e tem ofertas…

Fev 10, 2026 Veículos

Stellantis marca presença na 38ª edição do Show Rural…

Fev 10, 2026 Veículos

Fiat Pulse ganha edição especial Lollapalooza Brasil…

Fev 10, 2026 Veículos

Exposição de carros e shows de drift: Parque Dream Car…

Fev 09, 2026 Veículos

Eletrificados leves atingem 15% de participação de…

Fev 09, 2026 Veículos

Frota de caminhões XCIENT a célula de combustível da…

Fev 09, 2026 Veículos

Fórmula E confirma recarga rápida PIT BOOST ao longo da…

Fev 06, 2026 Veículos

Caravana épica com 400 carros saiu do Parque Dream Car…

Fev 06, 2026 Veículos

OMODA & JAECOO lança condição inédita com taxa zero por…

Fev 06, 2026 Veículos

Rampage mostra força e se destaca nos emplacamentos de…

Fev 05, 2026 Veículos

Novo Haval H6 é destaque em live especial da GWM Brasil

Fev 05, 2026 Veículos

Strada obtém ISO 27001 e fortalece confiança na…

Fev 05, 2026 Veículos

Ford Ranger lidera vendas de picapes médias no Paraná…

Mais VEICULOS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version