Petrobras propõe desafio de robótica a jovens estudantes na RoboCup Brazil
Competição Brasileira de Robótica 2020, online e gratuita, será realizada entre 10 e 14 de novembro, com patrocínio da Petrobras
A Petrobras traz uma provocação especial para os participantes na Competição Brasileira de Robótica 2020, um dos principais eventos brasileiros do setor, organizado pela RoboCup Brazil. O Desafio de Robótica Petrobras tem como objetivo estimular o estudo e o desenvolvimento de robôs voadores autônomos e inteligentes (drones) ligados a inspeção e operação em faixas de dutos e instalações operacionais.
Pela primeira vez, a competição será realizada de forma totalmente online, entre 10 e 14 de novembro, com transmissão aberta e gratuita nos canais de YouTube da Competição Brasileira de Robótica (CBR) e da RoboCup Brazil. As atividades do Desafio de Robótica Petrobras ocorrem nesse mesmo período, sempre às 15 horas (horário de Brasília), dentro da programação da CBR.
Desenvolvido em parceria entre o Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Petrobras (Cenpes) e a RoboCup Brazil, o desafio é um modelo reduzido e lúdico que busca simular atividades num ambiente de exploração e transporte petróleo e gás natural.
Nicolás Simone, diretor de Transformação Digital e Inovação da Petrobras, destaca que a iniciativa busca fomentar a pesquisa aplicada e apresentar cenários e demandas da indústria de óleo e gás. “Estamos investindo na capacidade inventiva de jovens estudantes para que, desde cedo, contribuam para o desenvolvimento tecnológico e o empreendedorismo, pensando fora da caixa, com ideias criativas e capazes de gerar valor para a companhia”.
Segundo Thiago Pereira do Nascimento, Chair do Desafio de Robótica Petrobras, a competição envolve alunos de graduação e pós-graduação. “O Desafio visa estimular os competidores no desenvolvimento de protótipos de sistemas robóticos aéreos (drones), que operem de forma autônoma e sejam capazes, por exemplo, de mapear e encontrar avarias em ambientes que simulam dutos, plataformas e outras instalações”, ressalta. Os estudantes deverão apresentar protótipos virtuais de drones, que devem realizar atividades como mapear um terreno, identificar tubulações, percorrer estruturas e transportar carga com obstáculos.
Equipes de diversas cidades do Brasil se inscreveram para o Desafio de Robótica Petrobras, e vêm desenvolvendo suas criações para mostrar e competir na CBR. Por ser um evento online, a competição se dará em ambiente virtual, no qual os participantes vão operar protótipos virtuais. A programação deve ser aplicável a equipamentos reais, que estão sendo desenvolvidos para etapa presencial próxima CBR, que será realizada entre 11 e 15 de outubro de 2021, em Natal/RN.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>