SEGS Portal Nacional

Veículos

Piloto norte-irlandês Paddy Hopkirk relembra vitória a bordo de um Mini Cooper S no Rally de Monte Carlo de 1964

  • Quinta, 01 Outubro 2020 18:59
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  João Veloso Jr.
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

O Rally de Monte Carlo de 1964 transformou o Mini clássico em um ícone do automobilismo e o norte-irlandês Paddy Hopkirk no mais ilustre dentre os pilotos de todo o Reino Unido até então. O estilo típico de condução da marca, o “go kart feeling”, continua sendo uma paixão para o piloto, hoje, aos 87 anos. E ele continua a saborear o desafio de estradas sinuosas.

Em 1964, o Rally de Monte Carlo era uma verdadeira aventura para todos os pilotos e o espetáculo foi transmitido ao vivo pela televisão. Foi nessa época que os fabricantes de automóveis de todo o mundo descobriram as competições como o palco perfeito para apresentar seus modelos. Consequentemente, veículos de diferentes classes e desempenho competiam uns contra os outros. “O Mini era um automóvel muito avançado. Sua tração dianteira e o motor transversal na frente apresentavam vantagens significativas, assim como o fato de que o carro era pequeno, já que as estradas tinham muitas curvas e eram estreitas”, explica.

No Rally de Monte Carlo, durante o inverno de 1964, Hopkirk e seu copiloto inglês Harry Liddon partiram de Minsk (Bielorrússia). Naquela época a prova partia de nove distintas cidades europeias simultaneamente. Hopkirk se destacou desde o início e um duelo rapidamente se materializou entre ele e seu Mini Cooper S com o piloto sueco Bo Ljungfeldt e um Ford Falcon do outro lado. Uma etapa deste duelo ocorreu no Col de Turini e se tornou fundamental para o resultado final da competição. No dia anterior, havia ocorrido uma grande nevasca e isso reduziu significativamente a velocidade dos veículos mais potentes e pesados. No entanto, este não foi o caso para o pequeno desafiante.

Na linha de chegada demorou um pouco para que todos os tempos fossem comparados e todos os pontos somados. No entanto, finalmente foi estabelecida a primeira vitória geral alcançada pelo Mini clássico no Rally de Monte Carlo. O MINI clássico se tornou uma lenda do esporte motorizado e Paddy Hopkirk ganhou fama como o piloto de rally mais ilustre do Reino Unido.

O MINI Cooper S continuou a dominar o Rally de Monte Carlo nos anos seguintes. Os companheiros de equipe finlandeses de Hopkirk, Timo Mäkinen e Rauno Aaltonen (que haviam conquistado as posições quatro e sete em 1964), conseguiram levar o Mini Cooper S ao segundo e terceiro lugares na classificação geral em 1965 e 1967, respectivamente. Os fãs do Rally chamaram o trio de “Os Três Mosqueteiros”. Em 2010, todos foram recebidos como os primeiros membros do “Rally Hall of Fame” finlandês.

Em 1967, Hopkirk conquistou o sexto lugar na classificação geral e no ano seguinte foi reconhecido também como um bom esportista e cavalheiro na Maratona Londres-Sydney quando ele e seu copiloto, Tony Nash, pararam o Austin, que estava na liderança, para resgatar uma equipe de seu carro em chamas, resultado de um grave acidente. No início da década de 1970, Paddy Hopkirk aposentou-se do rali profissional e construiu uma carreira importando automóveis para sua terra natal, a Irlanda do Norte, e vendendo acessórios com a marca que leva seu nome. Ele também esteve envolvido no relançamento da marca MINI como consultor do BMW Group. O veterano piloto participa de uma série de atividades honorárias até os dias de hoje.

Sobre o BMW Group

Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o fabricante líder mundial de automóveis e motocicletas e fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. Como uma empresa global, o BMW Group opera 31 instalações de produção e montagem em 15 países e possui uma rede global de vendas em mais de 140 países.

Em 2019, o BMW Group vendeu cerca de 2.5 milhões de automóveis mais de 175.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos em 2019 foi de aproximadamente 7,118 bilhões de euros com receitas de 104,210 bilhões de euros. Desde 31 de dezembro de 2019, o BMW Group tem uma força de trabalho de 126.016 colaboradores.

O sucesso do BMW Group sempre foi baseado no pensamento de longo prazo e em uma ação responsável. Portanto, a empresa estabeleceu a sustentabilidade ecológica e social em toda a cadeia de valor, a responsabilidade abrangente de produtos e um claro compromisso com a conservação dos recursos como parte integrante da sua estratégia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+VEICULOS ::

Fev 09, 2026 Veículos

Eletrificados leves atingem 15% de participação de…

Fev 09, 2026 Veículos

Frota de caminhões XCIENT a célula de combustível da…

Fev 09, 2026 Veículos

Fórmula E confirma recarga rápida PIT BOOST ao longo da…

Fev 06, 2026 Veículos

Caravana épica com 400 carros saiu do Parque Dream Car…

Fev 06, 2026 Veículos

OMODA & JAECOO lança condição inédita com taxa zero por…

Fev 06, 2026 Veículos

Rampage mostra força e se destaca nos emplacamentos de…

Fev 05, 2026 Veículos

Novo Haval H6 é destaque em live especial da GWM Brasil

Fev 05, 2026 Veículos

Strada obtém ISO 27001 e fortalece confiança na…

Fev 05, 2026 Veículos

Ford Ranger lidera vendas de picapes médias no Paraná…

Fev 04, 2026 Veículos

Jeep cresce em participação de mercado em janeiro com…

Fev 04, 2026 Veículos

Quer vender o carro? Veja os melhores meses para fechar…

Fev 04, 2026 Veículos

Ram Dakota chega ao mercado com amplo pacote de…

Fev 03, 2026 Veículos

Corteco lista cuidados para evitar acidentes em pistas…

Fev 03, 2026 Veículos

Durabilidade não é custo, é estratégia sustentável na…

Fev 03, 2026 Veículos

GWM cresce 70% em janeiro e mantém liderança do Haval H6

Fev 02, 2026 Veículos

Mercedes-Benz eO500U lidera o mercado de ônibus…

Mais VEICULOS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version