Como preparar seu veículo para o pós-quarentena
Depois de passarem vários meses estacionados devido ao isolamento social, os veículos precisam de cuidados para manterem a boa performance na rua. Por isso, é importante que, antes de voltar a usá-los, passem por uma breve revisão de itens fundamentais, como fluidos e pintura da lataria.
Luis Fernando Sabino, gerente do negócio de Aditivos e Lubrificantes da BASF, cita dois itens importantes a serem verificados: o fluido de freio e o de arrefecimento do radiador. “No caso de se utilizar um fluido refrigerante recomendado pelo fabricante do veículo, não se faz necessário sua substituição, já que este é armazenado em um circuito/sistema fechado”, explica.
No entanto, há quem utilize água para resfriar o motor e essa prática pode causar grandes danos. “O fluido substituído por água é capaz de provocar corrosão e formação de depósitos no sistema de refrigeração do motor. Portanto nesse caso recomenda-se a substituição da água pelo fluido de radiador indicado pelo fabricante do motor”, esclarece Sabino.
Já o fluido de freio é o grande responsável por transmitir a pressão feita no pedal durante a frenagem para as 4 rodas do veículo. Isso ocorre por meio de mangueiras conectadas ao cilindro mestre, que bombeiam o líquido de maneira uniforme até as lonas e pastilhas de freio, causando por sua vez, a desaceleração do veículo .“Se não for trocado com a quilometragem e o tempo corretos, o fluido vai absorvendo umidade dentro do conjunto, podendo acarretar falhas na ação dos freios”, alerta o gerente.
Outra questão que exige atenção é a sujeira do veículo, fator que vai além da estética. Ao tirar o veículo da garagem, a exposição direta aos raios UV, somada ao excesso de pó e terra, podem resultar em sérios danos à pintura. “É importante avaliar o estado da superfície, verificar se há sujeira acumulada para evitar danos à pintura devido a exposição à luz solar que não acontecia durante a quarentena e garagem coberta, por exemplo. Isso porque, além dos nocivos raios UV há o aquecimento da superfície que, dependendo do dia, pode atingir acima de 50°C em um dia ensolarado”, ressalta Fábio Shimozato, gerente do Laboratório de Desenvolvimento de Tintas Automotivas da BASF. “Lavar e encerar o carro é muito importante para criar uma barreira protetora e reparar possíveis arranhões que exponham a lataria do veículo que podem sofrer corrosão do metal sem a devida proteção”, explica.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>